Morre professor Moisés de Mattos Dias | Universidade Feevale

Morre professor Moisés de Mattos Dias

03/03/2021 - Atualizado 16h05min

Pesquisador da Feevale faleceu nesta quarta-feira, 3, em decorrência da Covid-19

Moisés

Professor Mattos Dias no Laboratório de Energias Renováveis

Faleceu nesta quarta-feira, 3 de março, com a idade de 56 anos e em decorrência da Covid-19, o professor da Universidade Feevale, Moisés de Mattos Dias. Ele iniciou sua trajetória em 2002 na Instituição, vinculado ao curso de Engenharia Eletrônica . Posteriormente, assumiu atividades de pesquisa, passando a compor o corpo docente do então mestrado em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais que, em 2018, passou a ser Programa de Pós-graduação, por meio da aprovação do doutorado.

Dias se graduou em Engenharia Elétrica (1991) e mestrado (1996) e doutorado (1999) em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais (1999) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi precursor, na Feevale, no desenvolvimento dos estudos na área de Energias Renováveis (solar, eólica e biomassa) e Sistemas Híbridos para Geração de Energia, razão pela qual coordenava o grupo de pesquisa em Energias Renováveis e Eficiência Energética que, entre outros projetos, desenvolveu um sistema híbrido de geração de energia no Câmpus II da Instituição. Atualmente, trabalhava na elaboração de um veículo elétrico com geração de energia híbrida, projeto pioneiro no país.

Ao longo destes anos, realizou mais de 30 projetos de pesquisa, publicou mais de 50 artigos e centenas de trabalhos em eventos e outros meios de comunicação científica. Formou dezenas de alunos em nível de mestrados e doutorado, iniciação científica e de graduação. A Universidade Feevale e a sua mantenedora, Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), lamentaram a perda do professor, que era muito admirado pelos estudantes. A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Proppex) e os cursos de Engenharia também se manifestaram.

Nesses tempos difíceis que atravessamos desde o início de 2020, mantivemos contato on-line com o professor Moisés, com o mesmo espírito de amizade e dedicação com que ele sempre atuou", afirmaram.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.