Intercâmbio - Intercâmbio de Graduação | Universidade Feevale

Conheça o programa

O Intercâmbio de Graduação oferece uma experiência internacional inesquecível. Prepare-se para os desafios do mercado global inserindo-se em uma nova cultura, convivendo com pessoas de outras nacionalidades e aprimorando uma língua estrangeira. Esta modalidade de intercâmbio oferece ao aluno a oportunidade de estudar um semestre de seu curso em uma universidade conveniada à Feevale no exterior e aproveitar os créditos das disciplinas cursadas ao retornar ao Brasil.

O Intercâmbio de Graduação da Feevale é oferecido exclusivamente para seus alunos de graduação, que devem estar regularmente matriculados na instituição. Acadêmicos de diversos cursos da Feevale já participaram do Intercâmbio de Graduação e retornaram ao Brasil com muitas histórias para contar. 

Onde estudar?


Conheça as instituições parceiras e as áreas de atuação de cada uma delas!

Pré-requisitos

  • Estar regularmente matriculado;
  • Ter cursado, com aproveitamento satisfatório, no mínimo 20% do curso concluído;
  • Ser maior de 18 anos;
  • Possuir nível intermediário no idioma do país de destino.
  • Inscrever-se para o intercâmbio; 
  • Efetuar pagamento de taxa de inscrição;
  • Realizar prova de nivelamento em que o curso é ministrado. 

Observação: o Plano de Estudos deve ser elaborado mediante consulta das disciplinas oferecidas pela Instituição estrangeira no respectivo site. O mesmo deverá ser elaborado considerando-se o prazo máximo de 2 semestres letivos de permanência no exterior. A carga horária máxima a ser aproveitada, em disciplinas do curso, não poderá ultrapassar 600h/a, excluída a carga horária destinada às atividades complementares, cujo aproveitamento seguirá as normas estabelecidas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos

Plano de estudos

Processo Seletivo

A seleção dos candidatos será realizada pela Diretoria de Relações Internacionais e coordenação do curso, de acordo com os pré-requisitos previstos na Resolução PROEN 01/2013.
Havendo mais de um candidato por vaga, os mesmos passarão por uma segunda etapa de seleção, a qual será realizada pelo coordenador do respectivo curso, de acordo com os seguintes critérios: 
maior número de créditos concluídos no curso;
pertinência do plano de estudos proposto, considerando-se os objetivos do curso e as possibilidades de aproveitamento;
análise de currículo e entrevista. 

Observação: A fluência no idioma, do país em que o aluno pretende estudar, é um fator determinante  na etapa de seleção.

Se você não está preparado para realizar esta modalidade de intercâmbio por causa do idioma, existem intensivos oferecidos pelas próprias universidades parceiras e cursos intensivos de curta duração promovidos pela Feevale.

Inscrições abertas

  • Período de inscrições: 20 de fevereiro a 31 de março.
  • Valor da taxa de inscrição: RS 150,00.
  • Período do intercâmbio: 2020/02.

Editais

  • Editais

    Edital DRII N.º 02/2020 - Processo Seletivo para Intercâmbio de Graduação em 2020/02

    A Diretoria de Relações Internacionais da Universidade Feevale, no uso de suas atribuições, torna público o Processo Seletivo para Intercâmbio de Graduação em 2020/02, especificando a nominata dos Cursos existentes e os critérios de seleção, complementando a Resolução PROEN 01/2013.

Imagem central - Bolsa de estudos Canadá

Bolsa de estudos Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP)

O Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP) é um programa do governo canadense que vai conceder bolsas para mobilidade acadêmica no Canadá a estudantes da América Latina.
 
O ELAP é destinado a estudantes de graduação. O candidato precisa estar matriculado em uma instituição de ensino superior brasileira. O programa exige que exista um acordo de cooperação entre a instituição brasileira do candidato (Feevale)  e a instituição canadense (Université du Québec à Trois-Rivières). O programa de mobilidade acadêmica no Canadá é uma graduação sanduíche, onde o estudante passa de 4 a 6 meses no Canadá e retorna pra terminar seus estudos aqui no Brasil.
  • A Université du Québec à Trois-Rivières será responsável por submeter ao Governo do Canadá a inscrição dos candidatos que submeterem sua inscrição por meio de um link que será disponibilizado pela DRII.
  • A aprovação final para a bolsa será realizada pelo Governo do Canadá.
  • O Governo do Canadá entrará em contato com as instituições de ensino canadenses para informar os resultados da seleção e posteriormente a universidade canadense, Université du Québec à Trois-Rivières, entrará em contato diretamente com os estudantes selecionados.
  • Caberá à instituição de destino à submissão da candidatura ao programa ELAP. Ao programa ELAP, caberá a distribuição das bolsas conforme descrito no site do programa.
  • A bolsa contempla auxílio no valor de $ 7,200.00 CAN (sete mil e duzentos dólares canadenses), que será repassado pelo Governo do Canadá à instituição de ensino superior canadense onde o estudante realizará o intercâmbio.
  • Inscrições até 13 de março de 2020 pelo e-mail intercambio@feevale.br.
  • Idioma necessário: Francês B2.
  • Documentos necessários: a DRII irá informar aos interessados.

Banner Central - Idiomas Feevale

Idiomas Feevale

A Feevale, investindo na educação integrada em todos os níveis de ensino e buscando difundir o conhecimento para acadêmicos, funcionários e comunidade em geral, oportuniza a construção de conhecimentos, em diversas áreas de estudo, em línguas estrangeiras. Assim, o Idiomas Feevale constitui uma oportunidade para ampliar os horizontes culturais e potencializar a comunicação intercultural.

Confira as opções de cursos de Idiomas.

intercambista

Apadrinhe intercambistas

Todos os alunos da Feevale podem apadrinhar um intercambista. A atividade é voluntária e não existem pré-requisitos, sendo desenvolvida pelo padrinho e o intercambista conforme a boa vontade e interesse de ambos.