Pesquisa - Comitê de Ética | CEP | Universidade Feevale

Sobre o comitê

O Comitê de Ética em Pesquisa – CEP Feevale, vinculado nacionalmente à CONEP – Comissão Nacional de Ética em Pesquisa - e à Feevale, é um colegiado interdisciplinar e independente, de relevância pública, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criado para defender os interesses dos participantes de pesquisas em sua integridade e dignidade e para contribuir com o desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos (Resolução CNS Nº 466/2012 e Resolução nº 510/2016), no âmbito da emissão de pareceres sobre projetos de pesquisa.

O comitê tem por objetivo pronunciar-se, em relação aos aspectos éticos, sobre os trabalhos de pesquisa da Universidade Feevale e de instituições indicadas pela CONEP (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa), encaminhados ao CEP e que envolvam seres humanos, visando criar uma política concreta sobre as investigações propostas na Instituição.

O CEP Feevale é composto por representantes dos Institutos Acadêmicos, ASPEUR, Reitoria, Pró-Reitorias e comunidade.

Passo a passo para submissão de projeto

1. Acesse a Plataforma Brasil: http://plataformabrasil.saude.gov.br/login.jsf
2. Se usuário novo, acessar o link Cadastre-se e seguir o trâmite de Cadastro de Usuário;
3. Se já for cadastrado, insira E-mail e Senha e clique em Login;
4. Clique em Nova Submissão;
5. Preencha o Formulário da Plataforma Brasil (Formulário com informações solicitadas na Plataforma Brasil) até a aba Outras Informações (para avançar as abas, clique em Próxima, localizado ao final da página);
6. Na última aba, o sistema permitirá a inclusão dos documentos, são eles:
a. Folha de Rosto CONEP (disponibilizada via Plataforma Brasil, após o preenchimento do projeto. Deve ser preenchida e anexada com as respectivas assinaturas, de acordo com a Resolução Reitoria Nº 23/2019);
b. Formulário de Encaminhamento de Projetos para o CEP (anexar preenchido e com as respectivas assinaturas);
c. Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) (quando os dados forem coletados diretamente com participante da pesquisa, anexar preenchida e em formato .docx);
d. Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para menor – TCLE MENOR  (quando os dados forem coletados diretamente com participantes da pesquisa, menores de idade, anexar preenchida e em formato .docx);
e. Termo de Compromisso para Utilização de Dados - TCUD (quando a coleta de dados for realizada em bases de dados, anexar impressa e com as respectivas assinaturas);
f. Declaração da Instituição Coparticipante (quando houver, anexar devidamente preenchida, com a assinatura do responsável pela coparticipante e carimbo com CNPJ. Caso a Instituição não possua CNPJ, deverá ser informado o CPF do responsável);
g. Instrumentos de Pesquisa (anexar em arquivo separado);
h. Projeto detalhado;
i. Declaração Pesquisador Responsável (documento assinado pelo Pesquisador Responsável, onde o mesmo declara estar ciente em relação as suas responsabilidades com a Resolução CNS Nº 466/2012 ou Resolução nº 510/2016). 
       j.     Termo de Assentimento TALE - (quando os dados forem coletados diretamente com participantes da pesquisa, menores de idade, anexar preenchida e em formato .docx);
k. Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para Relato de Caso - TCLE RELATO DE CASO (quando a pesquisa for proveniente de um relato de caso);
8. Preencha as informações da aba Finalizar;
9. Clique em Enviar Projeto ao CEP, localizado ao final da página;
10. Observações: 
  • Todos os documentos devem estar de acordo com a Resolução CNS Nº 466/2012 ou Resolução nº 510/2016;
  • Projetos que seguem a Resolução nº 510/2016 devem adaptar os campos da Plataforma Brasil para a metodologia das áreas de Ciências Humanas e Sociais, conforme orienta o Conselho Nacional de Ética na Carta Circular nº 110/2017;
  • A submissão de projetos deve ser feita até o dia 20 de cada mês, para que o mesmo seja avaliado na reunião do mês seguinte;
  • A coleta de dados não deve iniciar antes da aprovação do projeto pelo CEP.
  • Ao vincular o seu projeto para avaliação do CEP, pesquise por Aspeur na Plataforma Brasil.
  • Acesse a aba “perguntas frequentes” no canto direito da tela, e caso tenha alguma dúvida adicional, entre em contato conosco.
  • relatório parcial deve ser encaminhado, via notificação, pela plataforma Brasil, na metade da vigência do projeto.
  • Conforme a Resolução Reitoria Nº 022/2019, o relatório final deve ser encaminhado em até 90 dias após o término da pesquisa, via plataforma Brasil, juntamente com a produção com os resultados decorrentes da pesquisa (com exceção de trabalho de conclusão, monografias e similares).
  • Havendo termo de consentimento livre e esclarecido - TCLE, adicionar nos critérios de exclusão referente as informações básicas do projeto, os participantes nos quais não concordarem em assinar o TCLE, serão excluídos.
  • Se houver pendência ao retorno da avaliação do projeto, o pesquisador responsável terá o prazo de 30 (trinta) dias, contados a partir da emissão do parecer na Plataforma Brasil, para o encaminhamento das adequações. E deverá encaminhar um documento indicando as pendências atendidas ou, se necessário, justificar as não atendidas.

Plataforma Brasil

Para mais informações sobre o Sistema CEP/Conep, acesse o link: www.conselho.saude.gov.br/eticaempesquisa.php.  Informações adicionais sobre a submissão do projeto consulte os manuais abaixo. 

Fluxo CEP

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Glossario

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Cronograma de reuniões

Período para o encaminhamento de projetos

O encaminhamento e recebimento de projetos pelo CEP, ocorre exclusivamente online via Plataforma Brasil.

Prazo para a Submissão de Projetos: 

Os projetos de pesquisa devem ser submetidos impreterivelmente até o dia 20 de cada mês para serem avaliados no mês seguinte.

Importante:

Para ocorrer a avaliação no mês seguinte, o projeto está condicionado a análise documental, havendo pendências ou ajustes necessários, o projeto retornará ao centro do participante e será avaliado somente com as adequações realizadas no mês subsequente.

Confira o Calendário do CEP em 2024


MêsDia
 Janeiro  03
 Março  06
 Abril  03
 Maio  08
 Junho  05
 Julho  03
 Agosto  07
 Setembro  04
 Outubro  02
 Novembro  06
 Dezembro  04

café ética - presencial

Café da Ética

Os eventos do Café da Ética ocorrem periodicamente. Para receber informações sobre os próximos eventos, registre seu interesse através do e-mail: cep@feevale.br

Gestão 2022/2025

Coordenação

Maria Cristina Bohnenberger
Graduada em Administração de Empresas pela Universidade do Vale dos Sinos
Especialista em Gestão Empresarial pela Universidade do Vale dos Sinos
Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica/RS
Doutora em Economia e Empresa pela Universidad de Las Islas Baleares/Espanha

Vice Coordenação

Gustavo Roese Sanfelice 
Graduado em Educação Física - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria
Mestre em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria
Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos

SECRETÁRIA:

Tauana da Silva Coelho
Graduação em andamento em Administração

Membros



Caroline Rigotto
Graduação em Ciências Biológicas, Mestrado em Biotecnologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutorado sanduíche pela Universidade da California Riverside.

Cristine Hermann Nodari
Graduação em Administração pela Unisinos
MBA em Gestão Empresarial pela FGV
Mestrado em Administração pela UCS
Doutorado em Administração pela PUCRS

Eliana Perez Gonçalves de Moura 
Graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas
Especialista em Psicologia Escolar e Problemas de Aprendizagem pela PUCRS
Mestre em Psicologia Social e Personalidade pela PUCRS
Doutora em Educação pela PUCRS

Fernando Freitas Portella
Graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Mestrado em Ensino na Saúde na Área de Concentração Educação e Formação na Saúde pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; e Doutorado em Odontologia na Área de concentração em Clínica Odontológica - Materiais Dentários pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Laura Marcela Ribero Rueda
Doutora pelo programa Arte, Território e Cultura da Mídia, da Universidade de Barcelona, Espanha. Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Jorge Tadeo Lozano, Bogotá, Colômbia.

Luciano Basso da Silva
Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Genética e Biologia Molecular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Magda Susana Perassolo
Graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestrado em Ciências Médicas: Endocrinologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado em Ciências Médica.

Mary Sandra Guerra Ashton
Graduada em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica/RS
Especialização em Produção e Gestão do Turismo pela  Pontifícia Universidade Católica/RS
Mestre em Comunicação Social pela  Pontifícia Universidade Católica/RS
Doutora em Programa de Pós-graduação em Comunicação Social pela  Pontifícia Universidade Católica/RS



Patrice Monteiro de Aquim
Graduada em Engenharia Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul 
Doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Profa. Me. Ranieli Gehlen Zapelini
Graduada em Quiropraxia pela Universidade Feevale
Pós-graduada em Saúde Coletiva pela Faculdade Fátima - Caxias do Sul
Pós-graduada em Método Pilates: Prescrição do Exercício Físico e Saúde - Universidade Gama Filho - São Paulo
Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA Canoas
Doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Thales Preissler 
Graduado em Farmácia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS
Especialista em Farmácia Oncológica pelo Centro Universitário São Camilo, USC
Mestre em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS.
Doutor em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS.

Vanessa Amalia Dalpizol Valiati
Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela PUCRS
Especialista em Economia da Cultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
Mestre em Comunicação Social pela PUCRS
Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Vanessa Feder
Bacharel em Medicina Veterinária pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA
Especialista em Clínica e Cirurgia de Cães e Gatos pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA
Mestre em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
Doutora em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Vera Lúcia Machado Campagnoni
Graduada em Enfermagem pela Feevale
Especialista em Auditoria em Saúde pela FACISA
Especialista em Formação Pedagógica de Docentes para a Educação de Profissionais pela FACISA
Especialista em Administração em Serviços de Enfermagem pelo Instituto de Administração Hospitalar e Ciências de Saúde em Porto Alegre

 

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