Pesquisa - Grupos de Pesquisa | Universidade Feevale

Grupos de Pesquisa

Na Universidade Feevale a pesquisa é desenvolvida de modo a articular, transversalmente, as perspectivas científica e tecnológica às atividades de ensino e de extensão, nas diferentes áreas do conhecimento, integrando-se aos segmentos produtivos e educacionais da região.

As linhas de pesquisa expressam a vocação dos Institutos e são uma resposta às demandas regionais. Elas apontam para as prioridades que devem orientar as ações implementadas na Feevale e visam contribuir com a produção, a sistematização e a disseminação do conhecimento, estando articuladas ao ensino e à extensão.

Oriundas de diferentes áreas do conhecimento, as linhas de pesquisa da Feevale são ativadas por grupos de pesquisadores, que, frequentemente, se constituem a partir de uma perspectiva multidisciplinar.

O que é Grupo de Pesquisa?

Grupo de Pesquisa é um conjunto de pesquisadores e estudantes que se organizam em torno de uma ou mais linhas de pesquisa de uma área do conhecimento, com o objetivo de realizar projetos,  produção científica, tecnológica e artística vinculadas ao grupo.
  • cujo fundamento organizador dessa hierarquia é a experiência, o destaque e a liderança no terreno científico ou tecnológico;
  • no qual existe envolvimento profissional e permanente com a atividade de pesquisa;
  • cujo trabalho se organiza em torno de linhas comuns de pesquisa que subordinam-se ao grupo (e não ao contrário);
  • e que, em algum grau, compartilha instalações e equipamentos.

Como propor e cadastrar um novo Grupo de Pesquisa?


Como manter os Grupos de Pesquisa ativos, no censo do CNPq?

Para que o grupo se mantenha ativo no diretório do CNPq, é necessário acessar o site, através do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, escolhendo a opção "Líderes de Grupo", e atualizá-lo a cada 12 meses, ou quando houver necessidade. Caso não seja atualizado em 12 meses, o grupo será excluído da base pelo CNPq, não podendo mais ser recuperado, nem seu espelho visualizado no site.

Como transferir um grupo para outra Instituição? Como trocar a liderança do grupo?


Atualmente, a instituição conta com 35 grupos de pesquisa. Os grupos estão distribuídos nos seguintes Institutos: