Reitores retomam projetos com a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado | Universidade Feevale

Reitores retomam projetos com a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado

13/01/2023 - Atualizado 13h26min

Rafael Henn e Cleber Prodanov, que integram a diretoria do Comung, se reuniram com a secretária Simone Stülp

ComungCrédito: Viviane Born/ Comung

Os reitores da Unisc e da Universidade Feevale, Rafael Frederico Henn e Cleber Prodanov, presidente e vice-presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), se reuniram na tarde desta quinta-feira, 12, com a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, Simone Stülp. Esse foi o primeiro encontro do Comung com a nova titular da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado (SICT), que possui iniciativas em conjunto com as universidades comunitárias.

Na reunião, que também contou com a presença do coordenador setorial da Procuradoria-Geral do Estado junto à Secretaria, Luiz Fernando Krieger, os reitores colocaram o Comung à disposição da pasta para dar prosseguimento às ações iniciadas na gestão anterior do governo estadual. A SICT é a responsável, por exemplo, pela instrumentalização de bolsas para estudantes e formação de professores junto às universidades comunitárias.

Conforme o reitor Cleber Prodanov, o objetivo foi cumprimentar a secretária, que advém de uma instituição comunitária, e colocar o Comung à disposição para o enfrentamento das questões mais importantes voltadas à ciência e à tecnologia. A preocupação, segundo ele, é com os projetos envolvendo os parques tecnológicos, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e recursos para a pesquisa, e, também, novos projetos, como Smart City e a questão da formação de professores e bolsas para estudantes, que vem sendo trabalhada desde o ano passado. “Queremos colocar o Comung ao lado da Secretaria e do governo do Estado para que possamos fazer o enfrentamento dessas principais ações envolvendo a ciência, a tecnologia e a inovação”, afirmou Prodanov.

Simone Stülp agradeceu a presença dos reitores e explicou as ações e necessidades do projeto de formação de professores, que deverá ser submetido à Assembleia Legislativa em fevereiro. A secretária também destacou que a Secretaria planeja uma atuação mais ampla no interior do Estado e que há boas expectativas em relação a projetos especiais com temas pertinentes à educação.

Sobre o Comung

O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) é o maior sistema de educação superior do Rio Grande do Sul. É composto por 14 instituições, abrangendo quase todos os municípios do Estado. Essas universidades concentram 153.369 estudantes, 896 cursos de graduação e 715 cursos de pós-graduação e contabilizam 1,3 milhão de atendimentos prestados à comunidade.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.