Mestrado em Indústria Criativa é ofertado em Porto Alegre | Universidade Feevale

Mestrado em Indústria Criativa é ofertado em Porto Alegre

21/01/2022 - Atualizado 14h26min

Aulas da pós-graduação acontecerão no Hub One, unidade do Feevale Techpark na Capital. Há possibilidades de bolsas de até 60%.

HubOne

Termina, no dia 15 de fevereiro, o prazo de inscrições para o mestrado em Indústria Criativa. Ofertado pela Universidade Feevale inicialmente em Novo Hamburgo, a partir deste semestre o curso também acontecerá no Hub One Porto Alegre, unidade do Feevale Techpark na Capital. Esse é o primeiro curso da área reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no Brasil.

A oferta do curso em Porto Alegre é uma resposta da Feevale frente ao crescimento da indústria criativa. As aulas ocorrerão nas quintas e nas sextas-feiras à tarde, no Hub One (Rua Cândido Silveira, 198, Bairro Auxiliadora). O espaço alia educação ao empreendedorismo e à inovação, conectando estudantes, empreendedores e pesquisadores. É compartilhado com parceiros estratégicos para gerar negócios, fomentar projetos e desenvolver tecnologias.

Para o coordenador do mestrado em Indústria Criativa, Cristiano Max Pereira Pinheiro, a proposta é apoiar o desenvolvimento da cultura e da criatividade sob diversas perspectivas, sejam elas de linguagem, desenvolvimento ou gestão. Segundo ele, haverá uma flexibilização no formato, com encontros de produção bibliográfica, técnica ou cultural, ligados a um projeto de pesquisa; visitas técnicas e debates acadêmicos em lugares distintos, de acordo com a temática da disciplina; e encontros on-line, com a participação de professores convidados, inclusive do exterior.

Sobre o curso

O mestrado em Indústria Criativa da Universidade Feevale ocorre desde 2014 em Novo Hamburgo. Foi o primeiro curso nominal do Brasil e trouxe destaque para a região em suas pesquisas, resultados e articulações. Atualmente, é o gestor do programa de aceleração do RS Criativo, programa estratégico de economia criativa desenvolvido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Sedac). Atua com diversos municípios gaúchos em programas de desenvolvimento, como Porto Alegre, Novo Hamburgo, Gramado, Santa Maria e Erechim. Por meio da pós-graduação, a Feevale é fundadora da Rede Ibero-americana de Pesquisa em Economia Criativa e será sede, neste ano, do II Congresso Ibero-americano de Economia Criativa.

Possibilidade de bolsas

A Universidade Feevale está concedendo bolsas de 60% na mensalidade para colaboradores de empresas residentes no programa RS Criativo, sediado no Hub Criativa Birô (Casa de Cultura Mario Quintana, Porto Alegre). Para obter o incentivo financeiro, é necessário que o candidato seja aprovado para ingresso no mestrado em Indústria Criativa.

A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Proppex) também oferece outras possibilidades de bolsas para os candidatos que forem aprovados no processo seletivo. Uma delas é para públicos vulneráveis, como negros, pretos, pardos, pessoas com deficiência, indígenas, pessoas transgênero, transexuais e refugiados. Podem candidatar-se às cotas os candidatos inscritos no processo seletivo para ingresso neste semestre.

As inscrições devem ser efetuadas até as 22h do dia 15 de fevereiro, pelo site feevale.br/industriacriativapoa. O resultado da seleção de bolsistas será divulgado até 9 de março.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.