Jogo de prevenção ao câncer infantojuvenil desenvolvido pela Feevale é finalista do SBGames | Universidade Feevale

Jogo de prevenção ao câncer infantojuvenil desenvolvido pela Feevale é finalista do SBGames

28/10/2020 - Atualizado 14h45min

jogo saude

Evento é o maior da área na América Latina. Resultado será divulgado dia 10 de novembro

O jogo de prevenção ao câncer infantojuvenil Educa+Saúde, desenvolvido pela Universidade Feevale, é finalista na categoria Serious Game do Festival de Jogos do SBGames Recife 2020 – maior evento de jogos e entretenimento digital da América Latina. O jogo criado na Feevale está entre os seis melhores da categoria em todo o país. Os games ficarão expostos no Festival Virtual a partir do dia 7 de novembro, no site www.sbgames.org. Após avaliação por uma banca de especialistas, o resultado será divulgado no dia 10 de novembro, último dia do festival.

O Educa+Saúde é fruto de um projeto que contou com a parceria da Universidade do Estado da Bahia (Uneb/BA), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) /RJ e Associação de Assistência em Oncopediatria - AMO Criança de Novo Hamburgo/RS. Voltado para disseminar conhecimentos sobre o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil nos níveis primário e secundário, o trabalho Jogos e saúde - Desenvolvimento de um jogo digital multimodal para capacitação em diagnóstico precoce e cuidado do câncer infantojuvenil integra o Programa Pesquisa Para o SUS: gestão compartilhada em saúde (PPSUS), com fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).

O projeto foi desenvolvido, sob coordenação da professora Débora Barbosa, por meio do Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social e do Mestrado Profissional em Indústria Criativa, no Laboratório de Objetos de Aprendizagem da Feevale. O jogo é multiplataforma, ou seja, pode ser jogado em celulares com sistema Android e em computadores conectados à internet. O game tem como foco a formação de profissionais de saúde, professores de escolas públicas e de classes hospitalares, além de associações de assistência à criança e ao adolescente com câncer.

Com a narrativa no formato de história visual, o jogo passa por duas jornadas distintas, cada uma relacionada aos dois tipos de câncer infantil mais frequentes no Brasil: leucemia e sistema nervoso central, respectivamente. O jogador acompanha, na primeira jornada, o dia a dia de uma escola e de profissionais da saúde como Agentes Comunitários de Saúde e médicos de Unidades Básicas de Saúde, e na segunda jornada, os profissionais de saúde e o cotidiano de uma família que tem uma criança acometida de câncer no sistema nervoso central. O jogo propõe que o jogador se conscientize dos sinais relacionados ao câncer infantil, por meio de situações nas quais deve escolher qual seria o caminho a seguir para lidar com os fatos. Saiba sobre o game no site do projeto games.feevale.br/loa/educasaude.

Sobre o SBGames

O SBGames – Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, maior evento da área na América Latina, é realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O simpósio conta com pesquisadores, artistas, designers, professores e estudantes de escolas, universidades, centros de pesquisa e da indústria de jogos. Em 2020, o SBGames é organizado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e pelo Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn/UFPE), ambas de Recife (PE), e acontecerá entre os dias 7 e 10 de novembro, de forma on-line, pelo site www.sbgames.org.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.