Feevale produz vídeos sobre os desafios da docência | Universidade Feevale

Feevale produz vídeos sobre os desafios da docência

15/10/2020 - Atualizado 14h14min

Projeto Cidade Viva e grupo Criança na Mídia homenageiam docentes das escolas públicas no Dia do Professor

Vídeo

Duas ações promovidas pela Universidade Feevale tiveram como foco homenagear os professores que atuam nas escolas públicas parceiras da Extensão e da Pesquisa em 2020. As equipes do projeto de extensão Cidade Viva e do grupo de pesquisa Criança na Mídia produziram vídeos que tematizam a profissão docente nos tempos atuais, tendo como protagonistas o corpo docente de três escolas municipais de Novo Hamburgo. O foco do vídeo produzido na extensão foi refletir sobre a docência na pandemia. Já o material produzido pelo grupo de pesquisa propõe uma reflexão sobre educação e direitos humanos.

Ser professor é...

O projeto Cidade Viva: intervenção urbana como ato comunicacional preparou uma ação, neste mês, para homenagear os professores das escolas públicas. A atividade contou com a parceria das equipes diretivas das duas escolas participantes do projeto neste ano: EMEF Prudente de Moraes e EMEF Monteiro Lobato, ambas localizadas no bairro São Jorge.

O corpo docente das duas escolas foi desafiado a responder, em apenas uma palavra, à pergunta “O que é ser professor?”. Além disso, os professores enviaram uma foto em situação de home office, expressando o seu empenho e dedicação durante os tempos de pandemia. A partir das respostas e fotos enviadas, a equipe produziu um vídeo para cada escola para ser disponibilizado nas redes sociais do projeto e das escolas neste Dia do Professor.

Para o bolsista de extensão e acadêmico de Publicidade e Propaganda, Fulgêncio Bandeira Machado Junior a produção do vídeo foi uma oportunidade de colocar em prática os conhecimentos do curso a serviço da comunidade. “Foi muito gratificante produzir o material, não só por ter me desafiado em realizar uma edição mais elaborada, com a qual fui aprendendo, mas também pelo gesto que o todo significou” – afirma –“Entendi o que significa a profissão para eles, descrita em apenas uma palavra, e vi o quão rico e importante é um professor em nossas vidas”.

Confira os vídeos produzidos pelo projeto Cidade Viva:

EMEF Prudente de Moraes

EMEF Monteiro Lobato

Ser humano é...

O grupo Criança na Mídia: Núcleo de Estudos em Comunicação, Educação e Cultura teve como foco da homenagem a relação educação e direitos humanos. Em parceria com a equipe diretiva da EMEF Adolfina Dienfthaler, foi produzido um vídeo apresentando o corpo docente da escola, que fica localizada no bairro São José.

Durante essa pandemia, os pesquisadores do grupo desenvolveram uma formação sobre educação, discriminação e direitos humanos com todos os professores da escola, como etapa da pesquisa institucional. O grupo de pesquisa e professores da escola foram desafiados a responder à pergunta “O que é ser humano?”. A partir das respostas foi produzido um vídeo como homenagem e, também, para refletir sobre a escola como um território potente para disseminar os direitos humanos na sua comunidade. O vídeo será disponibilizado nas redes sociais do grupo e da escola.

Para a professora Andrea Zimmer, diretora da Escola Adolfina, esse vídeo é uma síntese do trabalho realizado em parceria com o grupo de pesquisa: “Tem sido muito significativa essa parceria com a Universidade Feevale. Temos tido a oportunidade de muitas trocas e agora, nesse momento de isolamento social, tivemos o privilégio de construir com os pesquisadores as nossas demandas, que foram acolhidas. Em tempos de pandemia, nosso corpo docente teve acesso a uma formação altamente qualificada sobre direitos humanos, discriminação e gênero. Esse vídeo é uma forma de homenagear nosso grupo de professores, que é muito comprometido”, destaca.

Confira o vídeo produzido pelo grupo Criança na Mídia:

EMEF Adolfina Dienfthaler

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.