Blitz da Saúde leva ações gratuitas à orla do Guaíba | Universidade Feevale

Blitz da Saúde leva ações gratuitas à orla do Guaíba

08/12/2022 - Atualizado 13h44min

Atividades serão realizadas neste sábado, 10, das 9h às 13h, pelo Hospital Mãe de Deus e Universidade Feevale

Blitz

No verão, os dias de calor são um convite para praia, piscina e esportes ao ar livre, o que aumenta a exposição ao sol e torna necessário um maior cuidado com a pele. Neste sábado, 10, das 9h às 13h, no trecho 3 da orla do Guaíba, o Hospital Mãe de Deus realiza, em parceria com a Universidade Feevale, a Blitz da Saúde - prevenção ao câncer de pele. A atividade é gratuita. Em caso de chuva, o evento será transferido.

Em tendas instaladas entre as quadras 21 e 22, especialistas do Mãe de Deus e professores e estudantes da Feevale estarão disponíveis para esclarecer dúvidas da população sobre uso do protetor solar, horário adequado de exposição ao sol, diferenças na proteção de crianças, adultos e idosos, entre outras. Além disso, serão oferecidas quick massage, aferição de pressão e avaliação de composição corporal (bioimpedância). Todas as atividades são gratuitas.

A Universidade Feevale oferecerá alongamentos e testes funcionais, dicas sobre uso de protetores e orientações sobre câncer labial e de pele. Estarão presentes professores e estudantes dos cursos de Fisioterapia, Educação Física, Farmácia, Odontologia e Medicina.

Câncer de pele

O câncer de pele é o mais incidente no Brasil, representando 33% dos casos, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). O mais comum é o do tipo não melanoma. Mais letal, o melanoma costuma ser bem menos frequente. Dezembro tem sido um período em que campanhas alertam para as principais formas de prevenção.

“As queimaduras solares, especialmente da infância até os 20 anos, e os efeitos cumulativos da exposição solar podem causar câncer de pele. Por isso é tão importante o uso diário de protetor solar e, até mesmo, de barreiras físicas como chapéu, óculos de sol e roupas”, diz a dermatologista do Hospital Mãe de Deus Sabrina De Stefani, especialista em oncodermatologia e integrante da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Mesmo sendo um tumor de letalidade baixa, negligenciar os sinais de que algo não vai bem na pele pode trazer consequências ruins. “Se não houver o diagnóstico precoce ou não for feito o tratamento adequado, a doença pode acarretar deformidades significativas e, nos casos mais avançados, até mesmo metástases, situações essas que tornam o tratamento mais complexo", explica a rádio-oncologista do Mãe de Deus Débora Weschenfelder, membro da Sociedade Brasileira de Radioterapia.

Solidariedade

O evento também será uma oportunidade para fazer doações de brinquedos e guloseimas (exceto balas) para alegrar filhos de imigrantes e refugiados cadastrados junto ao Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), mantido pela Associação Educadora São Carlos (AESC), em Caxias do Sul. No mesmo espaço da tenda haverá uma caixa onde quem quiser ajudar poderá deixar suas doações.

Serviço

Blitz da Saúde - prevenção ao câncer de pele

O quê? Quick massage, aferição de pressão e avaliação de composição corporal (bioimpedância), alongamentos e testes funcionais, orientações sobre câncer labial e de pele, dicas com especialistas. Quando? sábado, 10, das 9h às 13h
Onde? Entre as quadras 21 e 22 do trecho 3 da orla do Guaíba, em Porto Alegre

Todas as atividades são gratuitas. Em caso de chuva, o evento será transferido.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.