Universidade Feevale lança curso de graduação inédito no país | Universidade Feevale

Universidade Feevale lança curso de graduação inédito no país

17/11/2020 - Atualizado 13h48min

Aulas do curso de Processos de Inovação incluem hackathons e projetos de negócio

cleber prodanov

A Universidade Feevale lançou nesta terça-feira, 17, o curso de graduação em Processos de Inovação. Com temática e formato inéditos no Brasil, o curso superior de tecnologia será oferecido a partir deste processo seletivo. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.feevale.br/processosdeinovacaodigital. O reitor Cleber Prodanov destaca que a Feevale inova mais uma vez e coloca o estudante de fato no século XXI, seja pela metodologia de trabalho ou pelos temas abordados no curso.

A proposta é muito focada nas empresas que querem e precisam inovar. É uma formação voltada a atender empresas que estão localizadas em ecossistemas de inovação, que querem criar suas spin-offs ou startups que necessitam de pessoas com formação tanto na área de inovação como de empreendedorismo, e com uma visão de mercado”, afirma.

Prodanov ressalta, ainda, que o curso, que é digital e em módulos, é inovador tanto na sua forma como na sua concepção. “Acredito que vai ser muito importante para que possamos trabalhar a questão do desenvolvimento local e regional, tendo como base a tecnologia e a inovação”, opina.

O diretor do Instituto de Ciências Criativas e Tecnológias, João Mossmann, lembra que a Universidade Feevale é reconhecida, internacionalmente, pela qualidade de sua formação com foco no aluno. “Nesse contexto, apresentamos uma combinação inédita de ações que originam esse novo curso, conjugando nossa expertise na área, a infraestrutura da Instituição e seus ambientes de inovação, juntamente com as empresas e startups neles instalados”, salienta, acrescentando que o curso prepara o estudante para as atuais exigências e antecipa as necessidades do mercado.


Mentorias e hackathons
Com 1.600 horas, o curso de Processos de Inovação é dividido em quatro módulos semestrais: Inovação e Criatividade; Mundo do Trabalho, Sociedade e Inovação; Inovação para o Mercado; e Tecnologias e Computação. Oferecido na modalidade digital, haverá encontros presenciais quinzenais nos ambientes de inovação da Feevale: Hub One (Novo Hamburgo), Hub One (Porto Alegre) e Incubadora Tecnológica (Campo Bom).

Segundo o coordenador do curso, Jefferson Dobner Sordi, os encontros presenciais serão transmitidos e podem ser acompanhados pelos estudantes de sua própria casa. “Nas semanas intercaladas, serão ofertadas aulas on-line, com conteúdos móveis e hot topics do tema do módulo. Nos encontros presenciais serão desenvolvidas atividades práticas, orientadas a partir de uma aprendizagem baseada em problemas”, explica.

Sordi diz, ainda, que o conteúdo do ambiente será complementado com um “caderno de ativação”, composto de atividades a serem realizadas pelos alunos entre os encontros presenciais e que se relacionam com o problema a ser desenvolvido a partir do Problem Based Learning (PBL), aprendizagem baseada em problemas. “Também haverá mentoria aos estudantes, fazendo com que haja um acompanhamento do desenvolvimento acadêmico e pessoal em seus projetos”, ressalta. As mentorias serão conduzidas por professores especialistas nas áreas de negócios, inovação, design e tecnologia, que trazem consigo uma bagagem de experiência para compartilhar com os estudantes e contribuir com sua jornada de aprendizado.

A cada semestre, o estudante terá a oportunidade de desenvolver projetos. Os três primeiros acontecerão no formato de hackathon. Serão propostas imersões de 40 horas, onde os alunos buscarão resolver problemas e desafios de empresas parceiras do curso. O último projeto, realizado no quarto semestre do curso, dá ao estudante a possibilidade de escolha entre desenvolver um projeto de negócio junto ao Feevale Techpark ou propor uma solução de inovação para a empresa em que atua.

 

Atendimento Feevale

Câmpus I

De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min.

Câmpus II

De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h.

Câmpus III

De segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h.

Retornaremos o seu contato no prazo máximo de 72 horas úteis, a contar do momento de conhecimento do contato, podendo este ser ampliado em situações mais complexas.

Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min.
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás.
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h.
Localização: sala 003 - pavimento 0 do prédio Sede.
Segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h.
Verifique os demais setores que disponibilizam o atendimento agendado.