Projetos desenvolvidos pelo Inova RS apresentam os primeiros resultados | Universidade Feevale

Projetos desenvolvidos pelo Inova RS apresentam os primeiros resultados

13/08/2021 - Atualizado 11h12min

inova rs

Nesta semana ocorreu a quarta reunião da Mesa Gestora do programa Inova RS da Região Metropolitana e Litoral Norte, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado (SICT). Na ocasião, foram apresentados os resultados dos projetos desenvolvidos pelos Gestores de Inovação e Tecnologia (GITs) em conjunto com os Grupos de Trabalho (GTs) de cada uma das áreas estratégicas: Saúde, Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Economia Criativa e Educação.

Na reunião, os GITs apresentaram os primeiros resultados alcançados pelos projetos, as entidades parceiras que contribuíram no desenvolvimento e como cada projeto se conecta com outras ações do governo do Estado. O projeto RS³, da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), deu início aos trabalhos de construção de um piloto de Identidade Digital, com o objetivo de facilitar a colaboração entre os ambientes de inovação. Além disso, prevê uma agenda com eventos de sensibilização para a jornada empreendedora (Start Futuro) no dia 18 de agosto e para a jornada tecnológica (Start Futuro: edição +praTI) no dia 8 de setembro, além de um programa de conexão entre empresas e startups, com duração de duas semanas, em novembro.

O projeto RS Saúde Digital, por sua vez, realizou duas edições da Jornada da Inovação em Saúde, entre junho e julho deste ano, com o objetivo de apresentar ao ecossistema local as possibilidades de inovação na área. A terceira edição do evento ocorrerá no dia 25 de agosto e apresentará cases de empreendedorismo no setor.

Na área da educação, o projeto Hora de Empreender já encerrou a primeira fase, que apresentou educação tecnológica aos alunos das escolas estaduais parceiras e está prestes a iniciar a segunda fase, que abordará a educação empreendedora. Além disso, no dia 2 de setembro será transmitido, na página do Facebook da SICT/RS, um workshop para professores que têm interesse em saber mais sobre metodologias ativas.

Já o projeto de economia criativa realizou um webinário para gestores públicos com o objetivo de apresentar possibilidades de como utilizar o potencial do setor para incentivar o desenvolvimento. Uma minuta de lei também está sendo apresentada a gestores públicos interessados em desenvolver a atividade em seu município. O projeto ainda prevê a entrega de uma plataforma para o Programa RS Criativo e de uma metodologia para medir o potencial dos setores criativos nos municípios, a qual já está sendo prototipada em Porto Alegre.

É possível assistir à gravação da quarta reunião da Mesa na página do Facebook da Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul (SICT/RS), disponível no link: https://fb.watch/4_P9w-9YUE/. Qualquer entidade interessada em se tornar parceira pode entrar em contato com a equipe gestora do projeto na Região Metropolitana e Litoral Norte, por meio do e-mail aline-jansen@sict.rs.gov.br.

Sobre o Inova RS
Lançado em agosto de 2019 pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, o Inova RS é um programa que tem como objetivo tornar o Rio Grande do Sul uma referência global em inovação como estratégia de desenvolvimento local. A diretora de Inovação da Universidade Feevale, Daiana de Leonço Monzon, coordena os comitês Estratégico e Técnico da Região Metropolitana e Litoral Norte do programa.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.