Projeto Cluster GameRS é lançado no Estado | Universidade Feevale

Projeto Cluster GameRS é lançado no Estado

05/10/2022 - Atualizado 17h09min

Mercado de jogos apresentou crescimento médio acima de 20% na última década

foto

O mercado de jogos, que na última década apresentou crescimento médio acima de 20% no mundo, se caracteriza pela capacidade de crescimento e escalabilidade, frente não somente à indústria criativa, mas também perante todos os setores tradicionais da economia. Para consolidar e expandir o setor de games no Estado, foi lançado nesta quarta-feira, 5, na Universidade Feevale, o projeto Cluster GameRS: cluster de jogos digitais do Estado do Rio Grande do Sul.

O projeto da Universidade Feevale é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e está alinhado ao planejamento estratégico do setor para 2030, desenvolvido no programa GameRS, do governo do Estado. Contando com a participação de diversas empresas e instituições, estão previstas ações para estimular a geração de capital intelectual no setor, a cadeia de valor, a capacidade competitiva e a inovação das empresas e atores envolvidos no ecossistema.

Em sua fala, o reitor da Feevale, Cleber Prodanov, salientou que este é um momento especial, resultado de uma série de experiências realizadas a partir da criação de ambientes colaborativos e de inovação e de cursos da Universidade, como o de Jogos Digitais e do mestrado em Indústria Criativa.

Hoje, a indústria criativa tem muito valor, não apenas em relação ao PIB, mas em capacidade de trabalho, internacionalização e articulação. Esse projeto, que conecta mentes inovadoras, vai colaborar para tornar essa rede ainda mais forte e competitiva”, afirmou.

O professor Cristiano Max Pereira Pinheiro, coordenador do mestrado em Indústria Criativa da Feevale, o primeiro a ser implantado na América Latina, lembrou que a Universidade vem trabalhando na área há 15 anos.

Queremos dar visibilidade e contribuir para a sustentabilidade do setor por meio de ações que estimulem a geração de capital intelectual, a cadeia de valor, a capacidade competitiva e a inovação das empresas e atores envolvidos no ecossistema”, explicou.

foto

Também participaram, no evento desta tarde, a coordenadora de Economia Criativa da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre, Joana Braga; o secretário municipal da Cultura de Novo Hamburgo, Ralfe Cardoso; o presidente da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp), Artur Gibbon; o presidente da Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do Rio Grande do Sul (ADJogos RS), Everton Vieira; a coordenadora setorial do Sebrae RS, Ana Paula Rezende; a diretora de Relações Internacionais e Institucionais da Feevale, Paula Casari Cundari; e Eduardo Fraga, representante do Instituto Caldeira, entre outros representantes de instituições e empresas desenvolvedoras de jogos digitais.

Sobre o projeto

O Rio Grande do Sul é pioneiro no desenvolvimento de jogos no Brasil e, atualmente, é referência no país. Inovador, o projeto Cluster GameRS: cluster de jogos digitais do Estado do Rio Grande do Sul terá duração de três anos e é prioritário para que o setor de jogos digitais continue a se expandir no Estado. O cronograma para este semestre prevê a contratação de bolsistas (Feevale, políticas públicas e mercado), a mediação das desenvolvedoras e o início da orçamentação de materiais permanentes, além de pesquisa operacional e definição de escopo. O projeto possui oito metas estratégicas:

  • consolidação do arranjo colaborativo físico de desenvolvedores de jogos;
  • projeto de pesquisa sobre clusters de jogos digitais e políticas públicas nacionais e internacionais;
  • pesquisa de mercado sobre jogos digitais e articulações com outros setores em novas economias;
  • alcance de serviços coletivos para participantes do cluster e qualificação do produto para fechamento de novos negócios;
  • realização de missões e consultorias para internacionalização;
  • programa de produção de conteúdo para a formação de qualificação profissional continuada;
  • software de gestão do cluster para gerenciar negócios e conteúdo;
  • realização de eventos de negócios para facilitar os contratos internacionais.

Vantagens competitivas do Estado

  • O Rio Grande do Sul é pioneiro no desenvolvimento de jogos no Brasil, sendo polo referência no país;
  • Possui oito universidades com cursos na área, estando o primeiro curso criado no país com mais de 16 anos;
  • Atuação forte, representativa e presente da Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do Rio Grande do Sul (ADJogos RS), primeira associação de desenvolvedores de jogos no Brasil;
  • Articulação com o poder público estadual e municipal;
  • Planejamento estratégico do setor para 2030, traçando o mapa do desenvolvimento para o setor em eixos estratégicos;
  • Visibilidade em atrair grandes empresas e eventos internacionais do setor, bem como formalização de parcerias internacionais, como com a Nintendo, Microsoft, Sony Playstation, Steam, Epic (já em parceria com Aquiris) e outros;
  • Valores para compartilhar, parceria, ousadia, ser global, ética e transparência, credibilidade, imagem e transversalidade;
  • Implantação do arranjo colaborativo no Instituto Caldeira em um ecossistema de criatividade e inovação, promovendo a sustentabilidade de empresas autorais;
  • Qualificação da mão-de-obra com um programa complementar às graduações, com conteúdo realizado e orientado pelos profissionais e empresas do setor;
  • Formação de capital intelectual de alto padrão em gestão, negócios e políticas públicas de jogos digitais, através de pesquisa e bolsas.
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.