Natura Musical apresenta Musical Alegria – Uma Sinfonia Diferente RS | Universidade Feevale

Natura Musical apresenta Musical Alegria – Uma Sinfonia Diferente RS

04/10/2022 - Atualizado 15h48min

sinfonia diferente

O show, que integra o projeto de musicoterapia para crianças e jovens com autismo, acontece no Teatro Feevale no dia 16 de outubro, às 19h

Uma Sinfonia Diferente RS, projeto que tem a musicoterapia como terapia de referência para crianças no espectro do autismo, traz de volta ao palco do Teatro Feevale, em Novo Hamburgo, o Musical Alegria. Em sua quarta edição, a apresentação acontece no dia 16 de outubro, domingo, a partir das 19h. Selecionado pelo edital Natura Musical em 2020, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul (Pró-Cultura), o projeto chega ao final com a apresentação de crianças e jovens que integraram o projeto ao longo de 2022.

O espetáculo é resultado de seis meses de encontros semanais – de março a outubro deste ano – com mais de 50 crianças e jovens com autismo. Durante o processo, foram realizadas atividades extras com o objetivo de intensificar o trabalho terapêutico, a fim de desenvolver e estimular habilidades sociais, a comunicação e a linguagem dos participantes. “Esse projeto, assim como os demais selecionados pelo edital Natura Musical, tem a potência de gerar impacto positivo no ecossistema onde está inserido. Isso se traduz em ações de inclusão, sustentabilidade, apoio à diversidade e educação. São pilares fundamentais para as mudanças que desejamos vivenciar no mundo”, afirma Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding da Natura Musical.

“O musical é a celebração do protagonismo, do desenvolvimento e da arte feita por nossas crianças e jovens com autismo”, destaca Dejeane Arruée que assina a direção musical. A banda, formada por músicos profissionais voluntários, reproduz no palco canções autorais, frutos de improvisos e composições das sessões de musicoterapia, a maioria das quais compostas pela musicoterapeuta e compositora Grazi Pires, com arranjos de Dejeane. “O público pode esperar um espetáculo inclusivo, que também terá tradução em Libras. Sobretudo, é um momento de muito afeto, acolhimento e diversão”, projeta Patricia Scossi que, além de coordenadora do Teatro Feevale, é voluntária do projeto. A atriz e diretora de teatro, Deborah Finocchiaro, apoiadora do projeto, assina a direção artística, tendo contribuído com o roteiro e ensaios dos voluntários para a apresentação, que terá como mestre de cerimônias o ator Bruno Silva, no papel do maquinista do Trem do Sinfonia, e condução da cantora e voluntária Andréia Steinmetz.

Sobre a 4ª edição de Uma Sinfonia Diferente

Com realização da Pretas Produções, o projeto é coordenado pela musicoterapeuta e cantora da banda 50 Tons de Pretas, Graziela Pires, e tem mais de meia centena de participantes de doze cidades do RS. Os jovens são acolhidos por um coletivo de dez profissionais voluntários, com suporte de outros cinquenta voluntários, que atuam como coterapeutas. O projeto tem o suporte do Grupo de Pais, coordenado pela psicóloga Mara Ritter. Também conta com o TEAprochega, que oferta palestras e vivências gratuitas para a comunidade no mês de abril, quando se comemora o Dia de Conscientização do Autismo, e que tem como objetivo contribuir na capacitação continuada de professores, terapeutas, pais e comunidade.

Todo o trabalho do projeto tem a musicoterapia como fio condutor e equipe técnica multidisciplinar. As sessões de musicoterapia são focadas no desenvolvimento do grupo, sem deixar de considerar as características individuais de cada participante. Por isso, além da equipe técnica, o processo conta com a participação dos voluntários, sendo estudantes ou profissionais da área da saúde, coordenado pela educadora Musical Dejeane Arruée.

Sobre Natura Musical

Natura Musical é a plataforma de cultura da marca Natura. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu cerca de R$ 174,5 milhões no patrocínio de mais de 518 projetos – entre trabalhos de grandes nomes da música brasileira, lançamento e consolidação de novos artistas e projetos de fomento às cenas e impacto social positivo. Os trabalhos artísticos renovam o repertório musical do país e são reconhecidos em listas e premiações nacionais e internacionais. Em 2020, o edital do Natura Musical selecionou 43 projetos em todo o Brasil e promoveu mais de 300 produtos e experiências musicais, entre lançamentos de álbuns, clipes, festivais digitais, oficinas e conferências.

SERVIÇO

  • Musical Alegria - Uma Sinfonia Diferente RS
  • Dia 16 de outubro, domingo, às 19h - chegar com, no mínimo, uma hora de antecedência
  • Teatro Feevale (ERS-239, 2755 – Câmpus II da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo)
  • Site: www.teatrofeevale.com.br
  • Classificação: Livre. Crianças até 2 anos não pagam ingressos, desde que não ocupem assento. Menores de 16 anos só terão acesso ao evento acompanhados de pais ou responsáveis
  • Duração: 80 minutos aproximadamente Realização: Pretas Produções (dupla da Banda 50 Tons de Pretas – Grazi Pires e Dejane Arruée)
  • Parceiros: Palácio da Música, Unicred Vale dos Sinos, Terra Amada, Tempo e Som, Consonar, Pituti, Leandro Selister, Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL-NH), Lual Eventos, Clínica IN, Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Viamão (Amav)

INGRESSOS

  • Único: R$ 10,00 + 1kg de alimento não perecível

Descontos:

  • 50% Estudantes: Lei Federal 12.933/13, Decreto Federal 8.537/15 e Medida Cautelar Provisória concedida pelo STF em 29/12/2015 - obrigatória apresentação de Carteira de Identificação Estudantil (CIE).
  • 50% Idosos: Lei Federal 10.741/2003 e Decreto nº 8.537/15 - obrigatória apresentação de identidade ou documento oficial com foto.
  • 50% jovens pertencentes a famílias de baixa renda: Lei Federal 12.933/13 e Decreto Federal 8.537/15 – inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), apresentar a carteirinha da Identidade Jovem do Cadúnico.
  • 50% pessoas com deficiência (e acompanhante quando necessário): Lei Federal 12.933/13 e Decreto Federal 8.537/15 - obrigatória apresentação do Cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social da Pessoa com Deficiência ou de documento emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social - INSS que ateste a aposentadoria de acordo com os critérios estabelecidos na Lei Complementar no 142, de 8 de maio de 2013. No momento de apresentação, esses documentos deverão estar acompanhados de documento de identidade oficial com foto.
  • 50% jovens com até 15 anos: Lei Estadual n° 14.612/14 - obrigatória apresentação do documento de identidade oficial com foto.
  • 50% doadores regulares de sangue*: Lei Estadual n° 13.891/12 - obrigatória apresentação de documento oficial válido, expedido pelos hemocentros e bancos de sangue. *São considerados doadores regulares de sangue a mulher que se submete à coleta pelo menos duas vezes ao ano, e o homem que se submete à coleta três vezes ao ano.

CANAIS DE VENDAS OFICIAIS

  • Site: site.blueticket.com.br. Atendimento: (51) 3117-0850 (de segunda a sexta-feira das 10h às 18h)
  • Bilheteria do Teatro: de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h (somente para shows disponíveis na Blueticket)

Equipe técnica:

  • Graziela Pires – musicoetrapeuta especialista em transtorno do espectro autista (TEA) – coordenação geral
  • Dejeane Arruée - coordenação de voluntários e direção musical
  • Marylea Vargas – coordenação do grupo de pesquisa
  • Mara Ritter – coordenação dos grupos de pais
  • Apoio técnico: Danielle Schaly (psicóloga); Jaqueline Zuccari (fonoaudióloga); Marliese Godoflite (fonoaudióloga e psicopedagoga); Paula Michaelsen (educadora musical e graduanda em Musicoterapia)
  • Apoio administrativo: Patricia Scossi (jornalista e graduanda em Musicoterapia); Selenir Kronbauer (mestre em Teologia) Supervisão: Instituto Steinkopf, por meio da Musicoterapeuta Ana Carolina Steinkopf, idealizadora da metodologia Uma Sinfonia Diferente
  • Voluntários acompanhantes coterapeutas: Ana Julia Hermes Schepp, Ana Luiza Bordman, Andrieli dos Santos Massena, Andrisa de Souza, Bianca Goulart dos Santos, Carla Catiúsia Deuner Toledo, Cesar Augusto Foss, Cristini dos Santos, Elen Borghezan, Felipe Recktenwald Bitencourt, Iara Virgínia da Silva, Izadora Amanda Bach, Josaina Teresinha de Souza , Larissa Ritter, Leticia Jorge dos Santos, Luana Rollof, Mara Regina Ribeiro dos Santos, Maria Elisabete De Gregorio, Moema Reichert, Maria Inês Dalbem Weissheimer, Patricia Scossi
  • Voluntários de produção artística: Andressa Fassbinder dos Santos, Andressa Rodrigues dos Santos, Éliston Róger S Federici, Gilda Maria Dias, Léo da Silva, Liliane Franco Fernandes, Luis Gustavo Ramos dos Santos, Marcia Oliveira, Scheila Patricia Pedroso, Gabriela Gomes Makewitz, Mauriane Pacheco de Souza Reis, Josiane Pires, Nádia Caroline Mendes e Gabriel Damaceno
  • Músicos voluntários: Dejeane Arruée, Grazi Pires, Andréia Steinmetz, Paula Michaelsen, Vicente Raul Lenz, William Pires de Borba, Alexandre dos Santos, Lucky Alves e Luiz Dallastra

Foto: Vânder Oliveira

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.