Pesquisadores da Feevale participam de estudo sobre a redução de danos da pandemia | Universidade Feevale

Pesquisadores da Feevale participam de estudo sobre a redução de danos da pandemia

14/07/2022 - Atualizado 15/07/2022 09h24min

Professores dos mestrados em Psicologia e em Indústria Criativa atuarão no projeto, ao lado de pesquisadores de outras sete instituições do país

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Quatro professores da Universidade Feevale estão envolvidos em um projeto de pesquisa aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que lançou um edital para seleção emergencial, com foco no combate a surtos, endemias, epidemias e pandemias. Os professores Caroline de Oliveira Cardoso e Marcus Levi Lopes Barbosa, do mestrado em Psicologia, e Cristiano Max Pereira Pinheiro e João Batista Mossmann, do mestrado em Indústria Criativa, atuarão, juntamente com outros pesquisadores do país, em estudos do impacto da pandemia na educação.

O projeto “Programa de intervenção multiprofissional de redução de danos da pandemia para estudantes, pais e professores: evidências de mapeamento cognitivo, de saúde física e mental, e laboral” terá vigência até fevereiro de 2026. O objetivo é avaliar o impacto da pandemia em desfechos individuais, socioculturais, econômicos e de trabalho de pais e professores, além de desenvolver intervenções multiprofissionais para redução de danos em estudantes, pais e professores, com base em evidências de mapeamento nacional.

Liderado por Alexandre Anselmo Guilherme, da PUCRS, o estudo conta, além de pesquisadores da Universidade e da Feevale, com representantes de outras seis instituições: Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Casa de São Paulo, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Universidade Católica de Brasília (UCB), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Entre as atividades do projeto estão:

1. Mapeamento de saúde mental, desenvolvimento cognitivo e socioemocional, aprendizagem em crianças e adolescentes. Deverá abranger 15 mil pessoas, sendo nove mil crianças, três mil pais e três mil professores.

2. Mapeamento de saúde mental e laboral, de práticas e mudanças parentais e docentes de pais e professores. Entre os temas abordados, estão a síndrome de Burnout, bem-estar, escala comparativa de sono e de estresse pós-traumático, práticas alimentares e conciliação trabalho-família.

3. Desenvolvimento de cinco programas de intervenção pró-redução de danos da pandemia para crianças, adolescentes e adultos. Serão desenvolvidos novos programas para esses públicos, com atividades on-line e jogo de videogame para redução da impulsividade. Também será desenvolvido um aplicativo ou website para registro das variáveis do estudo.

4. Aplicação das intervenções e formação de multiplicadores. Gravação de todos os módulos on-line; tutoria para dúvidas e acompanhamento de processos e desfechos, postagens regulares de motivação para manutenção da adesão aos programas.

5. Acompanhamento de follow-up e reavaliação após 12 meses do fim das intervenções. Elaboração de diretrizes em cartilhas, e-books, vídeos e cards sobre os principais norteadores para uma redução sustentada de dados individuais e coletivos.

Bolsa e produtos para a população

A Universidade Feevale será contemplada com uma bolsa de mestrado, de até 24 meses, sendo que a seleção deverá ocorrer em 2023. Além da formação qualificada de mestres, doutores e pós-doutores e da publicação de artigos em periódicos nacionais e internacionais, o projeto permitirá o desenvolvimento de produtos técnicos e tecnológicos, disponibilizados gratuitamente para a população.

Segundo o professor Marcus Levi Lopes Barbosa, coordenador do mestrado em Psicologia da Feevale, o projeto vai possibilitar aos pesquisadores da Universidade trabalharem em âmbito nacional, não apenas coletando dados, mas fazendo intervenções e gerando material educativo, como cartilhas, e-books e vídeos. “Para o nosso mestrado em Psicologia, que está completando dois anos, fazer parte deste projeto interinstitucional, com universidades e grandes centros de pesquisa do país, é muito importante, pois vai inserir o curso no contexto dos programas de pós-graduação em Psicologia no Brasil”, afirma.

O professor Cristiano Max Pereira Pinheiro, que coordena o mestrado em Indústria Criativa, diz que a pesquisa vai proporcionar o desenvolvimento e a reflexão sobre os conteúdos e a maneira de agir nas questões que a pandemia causou, a partir de linguagens tecnológicas e soluções que possam chegar mais facilmente às pessoas. “É o caso de plataformas ou aplicações, que podem transformar o conhecimento das pessoas e melhorar as suas vidas, para que consigam retomar uma situação acerca do que a pandemia possa ter lhes causado”, explica.

 

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