Hub One chega a Porto Alegre | Universidade Feevale

Hub One chega a Porto Alegre

11/12/2019 - Atualizado 12/12/2019 09h32min

Terceira unidade do Feevale Techpark é resultado da parceria entre a Universidade Feevale e o exoHub LIA


Crédito: Joel Vargas/PMPA

Crédito: Joel Vargas/PMPA


Um ano depois de ter inaugurado o Hub One de Criatividade e Inovação em Novo Hamburgo, a Universidade Feevale leva a terceira unidade do Feevale Techpark para Porto Alegre, desta vez em parceria com o exoHub LIA, um laboratório de inovação aberta. O lançamento do Hub One Porto Alegre, localizado na Rua Cândido Silveira, 198, Bairro Auxiliadora, aconteceu nesta quarta-feira, 11, em cerimônia que contou com a presença de empresários e autoridades.

Roberto Cardoso

Roberto Cardoso, presidente da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), mantenedora da Feevale, lembrou que a Instituição possui cinco décadas de vanguarda na criação de cursos, processos e serviços.

A Universidade investe, cada vez mais, em pesquisa, desenvolvimento e inovação, e por isso, posso afirmar, com convicção, que estamos chegando a Porto Alegre para ficar”, disse.

Daiana de Leonço Monzon

Para a diretora de Inovação da Feevale, Daiana de Leonço Monzon, o lançamento é um marco muito importante, também para as empresas do Feevale Techpark. “Elas já utilizam os espaços em Campo Bom e Novo Hamburgo, e, também, poderão usufruir deste espaço em Porto Alegre”, lembrou. Já Marcelo Almeida, cofounder e head de comunidade do exoHub LIA, destacou a escolha da Universidade como parceira.

Além de ter criado o primeiro parque tecnológico do Estado, a Feevale tem uma postura muito ativa em relação ao desenvolvimento local e ao desenvolvimento das pessoas, e esse, também, é o propósito do exoHub LIA”, declarou.

Nelson Marchezan Jr.

O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr., marcou presença na cerimônia, e lembrou que o convite para o evento também veio de forma tecnológica, por meio de Whatsapp.

Esperamos poder dividir nossas experiências e aprendizados e estamos muito honrados que a Feevale venha a Porto Alegre com este espaço belo, grande e inovador, pois esta é uma pauta muito especial para nós, em virtude do Pacto Alegre, por meio do qual conseguimos superar muitos desafios”, afirmou, assegurando que o município quer “muito” a Feevale dentro do Pacto.

Cleber Prodanov

Ao ouvir este convite, o reitor da Feevale, Cleber Prodanov, manifestou o desejo da Instituição de ser mais uma colaboradora de Porto Alegre em seus projetos para a inovação.

Queremos ajudar a fazer essa transformação digital no Estado, na cidade e na região, e só conseguimos fazer esses movimentos quando temos bom produtos e bons parceiros, tanto internos quanto externos, como o exoHub LIA, que nos permite contribuir, aqui nessa cidade, da maneira que sabemos, com o nosso DNA. É muito bom ter essas parcerias e esse reconhecimento”, comemorou.


Inauguração em março

O Hub One Porto Alegre receberá empresas de diversas áreas, principalmente das que hoje integram o parque tecnológico da Instituição. São essas: tecnologia da informação e comunicação; indústria criativa; materiais e nanotecnologia; ciências da saúde e biotecnologia; e ciências ambientais e energias renováveis.

O espaço será inaugurado em março de 2020 e recebeu um investimento inicial em torno de R$ 2.800.000,00, entre adaptações no prédio, mobiliário e tecnologia. São disponibilizadas 150 posições para startups e outras empresas – 74 já assinaram convênio de cooperação –, havendo, também, capacidade para 180 estudantes por turno. O edifício possui área total de 1.900m², sendo 720m² destinados a serviços e cursos da Universidade Feevale, incluindo graduação, pós-graduação e in company.

Os sete andares do prédio contarão com espaços para eventos, salas de reuniões, salas de aulas multidisciplinares e auditórios. O espaço ainda contará com suporte tecnológico de internet de alta velocidade, cabines telefônicas e restaurante. Trata-se de uma área pensada para integrar e estabelecer relações de integração e cooperação, com foco na construção do coletivo.

Espaço criativo e colaborativo

O Hub One Porto Alegre se propõe a ser um espaço onde novos conhecimentos são trocados e ideias são desenvolvidas. Fazer parte de um ambiente designado para a inovação deverá acarretar em ganhos para a cultura das empresas e para suas comunicações internas, uma vez que esses espaços funcionam como um hub e disseminam os conhecimentos adquiridos a partir de cada projeto, potencializando a cultura de inovação.

Os laboratórios serão compostos por três pilares: Curators, Corporate Members e Startups. Dentro de cada ambiente serão desenvolvidas tecnologias e inovações incrementais e disruptivas, bem como propostos desafios e criadas novas iniciativas baseadas na área de inovação proposta.

O Hub estará dividido em laboratórios de seis áreas do conhecimento: Inovação Aberta; Educação; Cidades Inteligentes; Fintechs; Law e Legal Techs; e Funding e Aceleração. O objetivo é atrair grandes talentos, iniciativas e desafios dessas áreas de mercado. Para isso, o exoHub LIA firmou uma parceria com a Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs no Brasil (AB2L) para lançar no Hub One Porto Alegre o primeiro laboratório físico da entidade no Brasil. O AB2L Aquário conectará as startups do segmento jurídico com o mercado consumidor e os curadores de cada segmento.

Expansão da Feevale

A expansão da Universidade Feevale e do Feevale Techpark para Porto Alegre se dá logo após a implantação do polo em Dongguan, na China, e em 11 municípios gaúchos: Campo Bom, Esteio, Gramado, Gravataí, Igrejinha, Montenegro, Nova Petrópolis, Parobé, Portão, São Sebastião do Caí e Sapiranga. Essas estruturas se somam aos três câmpus da Instituição, sendo dois em Novo Hamburgo e um em Campo Bom. Isso tudo, no ano em que a Instituição e sua mantenedora, a Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), comemoram os seus 50 anos.

“No momento de crise, a Feevale busca inovar e se expandir, primeiro com os polos e, agora, com o Hub One em Porto Alegre, que vai ampliar a nossa parceria para toda a Região Metropolitana”, afirma o reitor Cleber Prodanov. “O Hub não é um prédio, mas um conceito, um ecossistema de relacionamento. É um espaço diferenciado, onde não se sabe quem é aluno, professor, empreendedor ou visitante, um espaço aberto, para que as pessoas possam ser felizes e trabalhar naquilo que gostam”, define, acrescentando que o novo ambiente contribuirá, de forma significativa, para a transformação de ideias em negócios.

Para Prodanov, as empresas precisam se adaptar e deixar de ser tradicionais, assim como a Feevale se transformou para ser uma universidade do século 21 para alunos do século 21. Queremos compartilhar conhecimento e pensar em soluções inovadoras para o novo mundo em que vivemos”, conclui o reitor. A diretora de Inovação da Feevale, Daiana de Leonço Monzon, compactua com esse pensamento e conta, ainda, que um dos motivos que levou a Instituição a se expandir para Porto Alegre foi o fato de muitas pessoas estarem querendo fazer parte dessa comunidade criada pela Feevale. “O Hub é um espaço de conexão de pessoas que pode gerar negócios, projetos e serviços e fazer render muitos frutos”, diz ela.

O Feevale Techpark conta, hoje, com duas unidades: uma em Campo Bom, com 16 hectares, e outra em Novo Hamburgo, com 1.600m². Em Novo Hamburgo, a ocupação é de 100% desde a sua inauguração, em dezembro do ano passado, e Campo Bom também deverá esgotar a sua capacidade no início de 2020. “O Hub One foi constituído como um modelo de startup. Ao longo deste ano, trabalhando dentro desse ambiente de conexão de pessoas, percebemos que é um negócio escalável”, destaca Daiana, lembrando que muitos municípios procuraram a Feevale para instalar um Hub e a Instituição decidiu começar a expansão por Porto Alegre.

A diretora de Inovação diz que é importante essa conexão com a Região Metropolitana, pois muitas das startups que receberam recursos do grupo de investidores ligados ao Feevale Techpark são de Porto Alegre e só não estavam fisicamente dentro do parque tecnológico. “Ter mais uma unidade do Feevale Techpark mostra que estamos no caminho certo e que temos uma estrutura consolidada, voltada à área de expansão industrial em Campo Bom, à área de tecnologia da informação e comunicação em Novo Hamburgo, mas que, principalmente, temos uma comunidade e que muitas pessoas estão querendo fazer parte dessa comunidade”, ressalta.

Parceria com o exoHub LIA

Parceiro da Universidade Feevale, o exoHub LIA tem como lema “Um ecossistema vivo de criatividade e inovação focado em resultado”. Trata-se de um laboratório de inovação aberta onde empresas encontrarão um espaço conectado à tecnologia, educação do futuro, startups e um framework de inovação aberta desenvolvido de forma a abranger o ambiente empresarial nas esferas social, tecnológica, operacional e estratégica. O objetivo é conectar, de forma aberta e irrestrita, todos os atores do mercado para potencializar o ecossistema de empreendedorismo com foco no resultado, a partir da união de curadores, membros corporativos e startups, todos alinhados por áreas do conhecimento.

Marcelo Almeida

O cofounder e head de comunidade da empresa, Marcelo Almeida, diz que a parceria com a Feevale vem de uma boa e exitosa experiência da construção do primeiro espaço deste tipo no Estado, que fica localizado dentro do Hub One em Novo Hamburgo. Segundo ele, a escolha se deu por ter encontrado na Feevale um parceiro que comunga dos mesmos valores de empreendedorismo de resultado, onde se fortalece a economia real.

A Universidade Feevale e no Feevale Techpark estão conectados de verdade com a inovação e o empreendedorismo. Encontramos o parceiro ideal para conectar a academia com o mercado”, frisa.

Para Almeida, a expectativa com a instalação do Hub One em Porto Alegre é a melhor possível. "Queremos contribuir de forma efetiva com o ecossistema de inovação da cidade, potencializando ainda mais as iniciativas gaúchas nessa área. Estamos chegando para somar a todas as iniciativas que já estão implantadas na cidade e, juntos, trabalharmos por um futuro melhor, onde empreendedorismo e inovação são molas propulsoras de uma sociedade 5.0”, conclui.


Empresas que já garantiram espaço no Hub One Porto Alegre

Lawtech

  • Associação dos Escritórios Jurídicos Empresariais (AEJE)
  • Judice Office
  • Judice
  • Dogma
  • 36zero
  • Oystr
  • Legalmap
  • GustavoRocha
  • Cabanellos Advocacia
  • Feijó Lopes Advogados
  • LinkLei
  • Kurier Tecnologia
  • AB2L
  • Hermann Advogados Associados
  • 2 ADV
  • Piovezzani Advogados
  • e-recurso

Fintech

  • PicPay
  • Griffin
  • InSwitch
  • Avus
  • Cambionet
  • Frico
  • Agnus Group

Smart Cities

  • Claro
  • Fleeter
  • Zletric
  • Hubittat
  • Loop Bike Sharing
  • Imply
  • Eleven Tickets
  • thyssenKrupp
  • Moeda do Bem
  • Eu Amo Papelão
  • Consumo do Bem
  • Be On
  • exoCities
  • Squadra
  • Albor Alumínios

EdTech

  • Fourge
  • Escola HUB
  • Oracle NetSuite
  • Supernova
  • Reframe
  • Product Arena
  • Aplause
  • Grupo A
  • MSV Treinamentos
  • Legal Experience

Open Innovation

  • Open Innovation BR
  • Open Innovation Lab
  • PontoVit
  • Meekalabs
  • Inventsys
  • Rocket.Chat
  • Dragonfly
  • Insumo Fácil
  • adoisjota

Funding Lab

  • Leme VT
  • Nello Investimentos
  • Pocket Creative Lab
  • Marco Zero Comunicação
  • Exolab
  • Ankor
  • Rede Ideia
  • Conta Ágil
  • Startaideia
  • Harbour
  • Orgânica Evolução Exponencial
  • Agidesk
  • Incomunn MKT Digital
  • AutoconTech
  • Founder Institute
  • TechPar

Confira as fotos do evento:

Lançamento Hub One Porto Alegre

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.