Hackaton busca soluções para o agronegócio | Universidade Feevale

Hackaton busca soluções para o agronegócio

31/08/2022 - Atualizado 15h52min

Inscrições para o Desafio Esteio Campo Inteligente começam nesta quinta-feira, 1º de setembro

foto

A Universidade Feevale e a Prefeitura de Esteio lançaram nesta terça-feira, 30, na 45ª Expointer, mais uma parceria para fomentar o agronegócio brasileiro. Trata-se do Desafio Esteio Campo Inteligente, que foi apresentado, no Espaço Institucional Feevale/Esteio, pelo reitor Cleber Prodanov e pelo prefeito Leonardo Pascoal. Também participaram a diretora de Inovação da Feevale, Daiana de Leonço Monzon, e o head de Expansão Global do exoHub, Michel Costa.

O desafio será realizado em formato de hackaton. O objetivo é buscar soluções para 35 problemas reais, divididos em oito áreas, identificadas pelas 15 maiores cooperativas agrícolas do país: Sustentabilidade e eficiência, Gestão e produtividade, Destinação de resíduos, Colaboradores de alto desempenho, Movimentação e armazenagem, Sanidade animal, P&D e Processos de laboratório. As inscrições para participação no evento começam nesta quinta-feira, 1º de setembro, pelo site openplataforma.com.br/desafio/esteio-campo-inteligente.

foto

Prodanov lembrou que Esteio e a Feevale não têm propriamente uma vocação agrícola, mas, sim, oportunidades para desenvolver a inovação e o empreendedorismo a partir de grandes projetos.

Nós vamos trabalhar com as pessoas, com os problemas, com as ideias e transformar esses problemas em soluções e, com isso, em negócios”, destacou. “A criação e o problema parecem estar longe, mas a solução está do lado de quem tem o conhecimento. Aqui nós temos o conhecimento, a maior feira da América Latina, a vantagem política e, vamos, juntos, trazer ideias inovadoras para resolver as questões apresentadas e impactar positivamente esse mercado tão importante que é o agronegócio”, complementou.

Já o prefeito Leonardo Pascoal ressaltou a importância da iniciativa, que, somada ao próprio Espaço Feevale/Esteio, será base para um projeto de implantação de um hub do agronegócio dentro do Parque de Exposições Assis Brasil.

É inconcebível que em um Estado como o nosso, em que cerca de 40% do PIB está relacionado ao setor do agronegócio, não tenhamos uma estrutura, como um hub, voltada para este nicho que é tão importante”, enfatizou. “Nada melhor do que fazer isso em um espaço que é a vitrine do campo, mas que se tornou uma feira multissetorial, atraindo vários outros segmentos da atividade econômica do nosso Estado e do nosso país”, acrescentou.

Cronograma

Os interessados em participar do Desafio Esteio Campo Inteligente poderão se inscrever até o dia 31 de outubro. Durante esse período, serão realizadas quatro lives para discutir os problemas apresentados. Entre os dias 4 e 6 de novembro, a Feevale e o exoHub, laboratório de inovação aberta que é parceiro da universidade, vão promover mentorias com os autores das iniciativas para encaminhamento de ajustes. Os projetos deverão ser submetidos até o dia 6 de novembro e a avaliação acontecerá de 7 a 14 desse mês. Os ganhadores serão conhecidos no dia 16 de novembro.

Programação

A programação de atividades continua no Espaço Institucional Feevale/Esteio durante esta semana. Na quinta-feira, 1º, às 14h, o gerente de Inovação da Claro Brasil e fundador da beOn, Diogo Natacci, falará sobre o 5G no agronegócio e os hubs de inovação como indutores de futuro.

No sábado, às 9h30min, o CEO da Fourge, Luciano Luis Mantelli, fará a palestra Transformação do agro e o futuro: o que esperar dos principais movimentos de inovação no agro. Às 10h30min, ocorrerá o painel Modelos inovadores de investimento para o agronegócio: conversa com players que estão transformando este mercado, com a participação de representantes do exoHub, FCJ Venture Builder e Fazendas SA e mediação de Luciano Mantelli, da Fourge. Às 11h30min, haverá um momento de integração envolvendo professores e estudantes do curso de Medicina Veterinária e produtores e criadores de cavalos crioulos, quando será apresentado o Hospital Veterinário Feevale

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.