Feevale terá laboratório voltado ao controle e garantia da qualidade em jogos digitais | Universidade Feevale

Feevale terá laboratório voltado ao controle e garantia da qualidade em jogos digitais

23/11/2021 - Atualizado 09h32min

Espaço vai atender à demanda do mercado nacional de games

games

A Universidade Feevale foi a vencedora do edital nº 02/2021 da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado (SICT), vinculado ao GameRS, programa criado para contribuir com o desenvolvimento do setor de jogos digitais no Rio Grande do Sul. Com isso, o curso de Jogos Digitais da Instituição, através do Laboratório de Objetos de Aprendizagem, teve aprovada a sua proposta de implantação de um laboratório voltado ao controle e garantia da qualidade em jogos digitais, o Laboratório de Quality Assurance (LabQA), que atenderá empresas do eixo criativo do Estado e do território nacional.

O Rio Grande do Sul é um polo de desenvolvimento de jogos, com empresas atuando tanto no mercado nacional como internacional. De 2019 para 2020, o mercado de games apresentou um crescimento de 125% em termos de empregos, o que caracteriza o potencial gaúcho para a geração de emprego e renda, além do empreendedorismo na área. Ao lançar o edital no qual a Feevale foi contemplada, o governo do Estado visou ao aumento da competividade das empresas, em especial as independentes e de pequeno porte.

O reitor da Feevale, Cleber Prodanov, ressalta que a implantação desse laboratório vai contribuir muito para garantir a qualidade de jogos eletrônicos a partir de testes adotados pela Feevale, onde serão prevenidos erros ou falhas funcionais no produto final, assim como realizados estudos para a promoção de sua aceitação no mercado.

A iniciativa beneficiará estudantes, professores e profissionais que estão atuando com jogos eletrônicos, inclusive nas empresas ligadas ao Feevale Techpark”, afirma.

“O mercado de games está se expandindo, com muitos empreendedores buscando uma carreira promissora, e essa é uma oportunidade de auxiliarmos esses profissionais e as suas empresas, para que ofertem novos empregos e produtos de qualidade”, acrescenta.

O diretor do Instituto de Ciências Criativas e Tecnológicas (ICCT), João Mossmann, destaca que a Feevale ter vencido este edital é o resultado de um forte trabalho realizado na Instituição, envolvendo pesquisa e ensino na área de jogos digitais.

Termos um laboratório voltado à garantia da qualidade em jogos digitais coloca a Feevale e o curso de Jogos Digitais como um polo de inovação e desenvolvimento regional e nacional na área”, comenta.

Laboratório começa a operar em 2022

O edital da SICT contempla o desenvolvimento de know-how e de serviços voltados ao processo de controle e garantia de qualidade – Quality Assurance (QA) – nos produtos que estão em desenvolvimento pelas empresas do setor. Esse é um dos fatores essenciais para garantir a competitividade das empresas de jogos nacionais tanto no mercado interno quanto externo. Empresas que disponibilizam o serviço de garantia de qualidade são uma realidade em termos de oferta internacional, mas ainda é um mercado incipiente no Brasil.

O laboratório da Feevale vai desenvolver e oferecer serviços na área de qualidade, inicialmente para as empresas do Rio Grande do Sul e, posteriormente, para o mercado nacional. O fomento estabelecido no edital, mais de R$ 400 mil, permitirá qualificar recursos materiais e humanos para a oferta de vários serviços na área. “Temos um compromisso de, nos próximos 18 meses, gerar conhecimento e qualificar metodologias para atender à demanda estadual e nacional’, diz a coordenadora técnica do Laboratório, Débora Barbosa.

Segundo a professora, o laboratório é o resultado de um trabalho que envolve vários atores, como os cursos de Jogos Digitais e de Ciência da Computação, a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, o Instituto de Ciências Criativas e Tecnológicas e a Diretoria de Inovação. “Termos ganho este edital é o resultado de nossa capacidade de trabalho em equipe”, complementa.

O Laboratório de Quality Assurance (LabQA) vai começar a operar no segundo semestre de 2022, inicialmente com a validação de metodologias para controle e garantia de qualidade de games. Os interessados já podem entrar em contato pelo e-mail labqa@feevale.br ou loa@feevale.br.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.