Ensaio de proficiência aponta qualidade de laboratório da Feevale para realização de testes de Covid-19 | Universidade Feevale

Ensaio de proficiência aponta qualidade de laboratório da Feevale para realização de testes de Covid-19

01/12/2020 - Atualizado 11h06min

laboratório microbiologia molecular

Laboratório de Microbiologia Molecular foi novamente avaliado, dessa vez para exames em saliva

Após passar por mais uma fase de avaliação de proficiência, o Laboratório de Microbiologia Molecular da Universidade Feevale, que realiza os testes de detecção de Covid-19 para vários municípios e empresas, recebeu, também, a certificação para análises em amostras de saliva. Isso significa que o laboratório passou pelos rígidos testes comparativos, feitos com laboratórios de todo o Brasil, obtendo 100% de acerto nas etapas das quais participou, e pode oferecer testes confiáveis, também, nesse tipo de matriz. A iniciativa foi da Controllab, que disponibilizou a laboratórios a avaliação dos resultados, como forma de auxiliar na análise do desempenho analítico dos seus sistemas.

O ensaio de proficiência é uma ferramenta que serve para determinar o desempenho do laboratório. Aliado ao controle interno e a uma gestão comprometida com a qualidade, promove um profundo conhecimento dos processos de análise, garantindo, assim, a confiabilidade dos seus resultados.

Isso é fruto, não só da experiência que o laboratório possui nesse tipo de análise, mas, também, da dedicação e qualificação de toda a sua equipe, composta por profissionais e acadêmicos voluntários, e do compromisso que todos têm em fazer adequadamente o processamento das amostras”, diz Fernando Spilki, professor do mestrado em Virologia e coordenador do laboratório.

Saiba mais

O Laboratório de Microbiologia Molecular da Universidade Feevale recebe amostras de 40 municípios conveniados, em sua maioria dos vales do Sinos e do Caí. O material é coletado nos espaços de saúde dessas cidades e encaminhado à Universidade. Além disso, a Instituição realiza testes para as empresas, já tendo atendido, até o momento, mais de 250. Os exames, tanto para os municípios como para as organizações, ficam prontos de 24h a 48h a partir do recebimento dos materiais. Para obter o serviço, as prefeituras e empresas devem entrar em contato com a Diretoria de Inovação, por meio do e-mail tecnologico@feevale.br ou pelos telefones (51) 3597-5802 e (51) 98295-0945.

 

Atendimento Feevale

Câmpus I

De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min.

Câmpus II

De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h.

Câmpus III

De segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h.

Retornaremos o seu contato no prazo máximo de 72 horas úteis, a contar do momento de conhecimento do contato, podendo este ser ampliado em situações mais complexas.

Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min.
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás.
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h.
Localização: sala 003 - pavimento 0 do prédio Sede.
Segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h.
Verifique os demais setores que disponibilizam o atendimento agendado.