Documentário dirigido por pesquisadora da Feevale é apresentado em Portugal | Universidade Feevale

Documentário dirigido por pesquisadora da Feevale é apresentado em Portugal

01/11/2022 - Atualizado 14h04min

documentário Carmem

Fruto de pesquisa desenvolvida por Carmem Giongo em comunidade de pescadores, agricultores e operários do país ibérico, Vues et Voix d’Estarreja é destaque em colóquio nos dias 3 e 4 de novembro

A professora do mestrado em Psicologia da Universidade Feevale Carmem Giongo apresenta em Portugal, nesta semana, o resultado de sua pesquisa e um documentário desenvolvidos juntamente com pesquisadores franceses e portugueses. Vues et Voix d’Estarreja, dirigido por Carmem e pela antropóloga Fabienne Wateau, será um dos destaques do 10º Colóquio do OHM-Estarreja: reflexão para um diálogo transdisciplinar em Estarreja. O evento acontece na cidade de mesmo nome, nos dias 3 e 4 novembro. Além da apresentação do filme, a pesquisadora brasileira participará de reuniões com o grupo de pesquisa europeu.

Sobre o documentário Vues et Voix d’Estarreja

Trata-se de um estudo que Carmem Giongo, que é doutora em Psicologia com pós-doutorado em Psicologia Social, desenvolve juntamente com uma equipe de pesquisadores franceses e portugueses desde 2016. “A pesquisa investigou as percepções de risco de agricultores, operários e pescadores que vivem e trabalham no entorno de um dos maiores complexos químicos de Portugal. O território foi poluído pela indústria química desde 1930 e passa por um processo de descontaminação”, explica Carmem. O filme foi produzido em 2019 e terá sua primeira exibição no cinema da cidade de Estarreja no dia 2 de novembro e, após, será apresentado e discutido durante o Colóquio.

Sobre o evento

O 10.º Colóquio do OHM-Estarreja: reflexão para um diálogo transdisciplinar em Estarreja é promovido pelo Observatório Homem – Meio de Estarreja (OHM), juntamente com o projeto Agorarisk, com apoio da Câmara Municipal de Estarreja e do Agrupamento de Escolas de Estarreja, de Portugal. O evento, que conta com a participação de 35 pesquisadores, tem o objetivo de criar uma discussão cruzada entre investigadores e comunidade local, possibilitando uma maior aproximação do trabalho científico com instituições e com os estarrejenses.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.