Evento de ciência e inovação da Feevale começa nesta quinta-feira | Universidade Feevale

Evento de ciência e inovação da Feevale começa nesta quinta-feira

01/11/2022 - Atualizado 11h48min

jaqueline

Entre as atrações do Inovamundi, está a palestra de Jaqueline Goes, cientista pioneira no sequenciamento do vírus da Covid-19 no Brasil

De 3 a 12 de novembro, os três câmpus da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo e Campo Bom, serão palco para apresentações das mais recentes investigações científicas e extensionistas produzidas por estudantes de todos os níveis de ensino. Nesse período, acontece o Inovamundi 2022, programa de ciência e inovação que busca estimular a produção, a divulgação e a discussão dos conhecimentos científicos, tecnológicos e sociais desenvolvidos no contexto universitário e na educação básica. Depois de dois anos no formato virtual em função da pandemia de Covid-19, o evento volta ao formato presencial, reunindo mais de 1.100 apresentações científicas nas mais diversas áreas do conhecimento, oriundas de instituições do Rio Grande do Sul, de mais seis estados e de outros três países, além do Brasil.

A abertura oficial do Inovamundi contará com uma palestra da biomédica Jaqueline Goes de Jesus, cientista que coordenou a equipe responsável pelo sequenciamento do genoma do vírus SARS-CoV-2, apenas 48 horas após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no Brasil. Sob o tema A força da ciência jovem e feminina no Brasil, a atividade será realizada no dia 7 de novembro, no Teatro Feevale, a partir das 19h30min. Ainda há ingressos disponíveis, que podem ser retirados, de forma on-line e sem custo, pelo site site.blueticket.com.br. Solicita-se a doação de 1kg de alimento não perecível no acesso ao evento, os quais serão destinados ao Banco de Alimentos – Região do Calçado.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Feevale, Fernando Spilki, lembra que o Inovamundi é a festa do conhecimento da Universidade.

É nesse momento que se congraçam todas as nossas atividades de extensão, iniciação científica e pós-graduação, enfim, toda a produção de conhecimento da Feevale em vários setores e com várias abordagens. Além disso, nos dá muito prazer contar com a participação de estudantes de outras instituições, demonstrando seus resultados, e esse é, para nós, um ponto alto do ano que nos dá muita alegria, pois demonstra a pujança da pesquisa e da extensão que se realiza dentro da Instituição”, afirma Spilki.

Confira cada um dos eventos que compõem o Inovamundi:

  • Seminário de Pós-graduação (SPG) – 3 a 5 de novembro: proporciona a produção e a divulgação de avanços científicos e tecnológicos gerados no âmbito da pós-graduação (especialização, mestrados e doutorados), nas diversas áreas do conhecimento. Local e horário: das 9h15min às 22h, no Câmpus II.
  • Feira de Iniciação Científica (FIC) - 8 a 12 de novembro: promove a divulgação e o intercâmbio de resultados de pesquisa, oriundos de atividades de estudantes de graduação, sob a orientação de professores, em todas as áreas temáticas. Local e horário: das 8h30min às 22h, nos câmpus I, II e III.
  • Salão de Extensão (SE) - 8 a 12 de novembro: propicia um espaço de socialização de ações voltadas à comunidade e os resultados dessas ações, possibilitando a troca de experiências e a divulgação de conhecimentos produzidos com a Extensão Universitária. Local e horário: das 8h30min às 22h, nos câmpus I, II e III.
  • Feira de Iniciação à Pesquisa (FIP) da Escola de Aplicação Feevale - 5 e 7 de novembro: reunirá estudantes e professores da educação básica, possibilitando a divulgação, a discussão e o compartilhamento de atividades da iniciação à pesquisa nas diversas áreas do conhecimento que integram a sua matriz curricular. No sábado, dia 5, acontecerá no Câmpus I das 8h às 11h30min; já na segunda-feira, 7, será das 16h30 às 19h30min, no Câmpus II. *todos os horários e salas das apresentações podem ser consultados no site www.feevale.br/inovamundi

Atividades culturais

Além das sessões de apresentações das pesquisas científicas, que serão gratuitas e abertas à comunidade, o Inovamundi conta com uma programação cultural. Todas as atividades acontecem na Rua Coberta do Câmpus II, a partir das 18h30min, exceto no dia 7 de novembro, segunda-feira, quando o Projeto Dançar se apresenta às 19h30min, na abertura do programa, no Teatro Feevale. Confira:

  • 3 de novembro, quinta-feira: Samuel Zanchetta
  • 4 de novembro, sexta-feira: Mega Dance/Em Dança
  • 8 de novembro, terça-feira: Laboratório de Canto do Movimento Coral Feevale
  • 9 de novembro, quarta-feira: Tainan Pires
  • 10 de novembro, quinta-feira: Movimento Teatral Feevale
  • 11 de novembro, sexta-feira: Banda Studio 6

PALESTRA DE ABERTURA

Jaqueline Goes de Jesus é a cientista que coordenou a equipe responsável pelo sequenciamento do genoma do vírus SARS-CoV-2, apenas 48 horas após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no Brasil, em fevereiro de 2020. É doutora em Patologia Humana pela Universidade Federal da Bahia e, atualmente, desenvolve pesquisas pelo CADDE - Brazil-UK Centre for Arbovirus Discovery, Diagnosis, Genomics and Epidemiology e no Department of Infectious Disease Epidemiology no Imperial College London. Mediação: Juliane Fleck, coordenadora do Mestrado em Virologia da Feevale, e Matheus Nunes Weber, coordenador do curso de Medicina Veterinária da Instituição

Serviço

  • Palestra de abertura do Inovamundi – A força da ciência jovem e feminina no Brasil, com Jaqueline Goes de Jesus
  • Local: Teatro Feevale, Câmpus II da Universidade
  • Data: 7 de novembro, segunda-feira, às 19h30min
  • Entrada: mediante apresentação de ingresso e de 1kg de alimento não perecível
  • Ingressos: estão sendo distribuídos on-line, pelo site www.feevale.br/inovamundi

MAIS INFORMAÇÕES: www.feevale.br/inovamundi

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.