Desinformação na era digital é tema de evento na Feevale | Universidade Feevale

Desinformação na era digital é tema de evento na Feevale

27/09/2022 - Atualizado 17h09min

Nesta quarta-feira, 28, Alisson Coelho e Igor Müller irão palestrar sobre as chamadas fake news

IgorIgor Müller

Para debater sobre a desinformação na era digital, durante a Semana Acadêmica 2022 da Universidade Feevale, que acontece ao longo desta semana, a Agência Experimental de Comunicação da Instituição (Agecom) e o Diretório Acadêmico de Comunicação irão promover uma aula aberta sobre o assunto. A palestra Desinformação nas redes e na vida – a era das fake news ocorre nesta quarta-feira, 28, às 19h30min, no Salão de Atos do Câmpus II, em Novo Hamburgo (ERS-239, 2755). Os palestrantes serão Alisson Coelho, jornalista e professor da Universidade, e Igor Müller, jornalista e editor-chefe no Grupo Sinos. O evento é gratuito e aberto ao público e será gravado e disponibilizado, na próxima semana, no canal do YouTube da Agecom (www.youtube.com/c/AgecomFeevale).

Para Igor Müller, o jornalismo segue critérios técnicos de apuração e separa o que é fato do que é boato. “É o bom jornalismo que está ampliando muito a checagem de fatos, alertando a sociedade para mentiras e distorções vindas especialmente de autoridades políticas. Está claro que, quando proliferam 'notícias' fraudulentas a serviço de interesses políticos e econômicos e que instituições e mecanismos democráticos parecem perder a efetividade, aumenta a importância de uma postura vigilante de parte do jornalismo profissional, tão atacado nos últimos anos” afirma. “A desinformação e as notícias falsas sempre existiram. O que mudou, nos últimos anos, foi a capacidade de circulação dessa desinformação a partir da internet, que potencializa isso de uma forma muito ampla e muito rápida. A fake news é, hoje, um fenômeno extremamente preocupante para as democracias em todo o mundo”, completa.

Para o coordenador do curso de Jornalismo, Marcos Santuario, o tema a ser debatido possui uma grande importância. “É fundamental separar a questão do que é notícia (ou seja, o que é news), e o que é fake (o que é falso). Quando a universidade abre espaço para uma discussão desse nível, com profissionais que vivem essas realidades, é um momento muito importante em que podemos entender esse universo da desinformação”, explica.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.