Acadêmica desenvolve game e videoaula para capacitar profissionais de saúde | Universidade Feevale

Acadêmica desenvolve game e videoaula para capacitar profissionais de saúde

15/09/2022 - Atualizado 11h24min

serious game sus

Resultado de dissertação de mestrado em Virologia na Feevale, ferramentas desenvolvidas por Joseane Menzen têm o intuito de auxiliar na qualificação de técnicos, agentes de saúde e enfermeiros nos protocolos de segurança contra Covid-19 e outras doenças infectocontagiosas

A pandemia de Covid-19, que irrompeu em 2020, reforçou não só a relevância da pesquisa na área médica, mas também a importância da educação continuada dos trabalhadores da saúde, a fim de amplificar o conhecimento dos procedimentos de segurança. É nesse contexto que o trabalho Desenvolvimento e avaliação de resultado de estratégias de capacitação para trabalhadores da saúde pública no enfrentamento à Covid-19, elaborado pela acadêmica do mestrado em Virologia da Universidade Feevale, Joseane Menzen, quer contribuir.

A dissertação desenvolveu e avaliou duas ferramentas tecnológicas de capacitação para os trabalhadores da saúde, durante a pandemia: uma videoaula e um serious game (jogo sério, na tradução literal do inglês) – jogo criado com propósitos educacionais, com o intuito de orientá-los nas práticas e protocolos oficiais de segurança em Covid-19. Os temas envolvem higienização das mãos, utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) e higienização de ambientes. O material técnico para ambas as capacitações foi desenvolvido por Joseane e pela acadêmica de Farmácia, Anelise Stürmer Kerber. As gravações ocorreram na Universidade, simulando ambientes de uma Unidade Saúde da Família. Já o serious game foi programado por uma empresa terceirizada, tendo contado com a colaboração do professor da Feevale, Rodrigo Villarreal Goulart.

Após, o estudo foi conduzido com 131 enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde de nove unidades da Saúde da Família (USFs) de Novo Hamburgo, divididos em três grupos (Controle, Vídeo e Game). Foram três etapas: na primeira, os três grupos responderam a um questionário; na segunda, os grupos Vídeo e Game realizaram as capacitações com os instrumentos tecnológicos e responderam a um segundo questionário – nesta etapa, o grupo Controle apenas respondeu ao segundo questionário; e, na terceira, Joseane observou a técnica de lavagem de mãos e realizou observações in loco, a fim de verificar se existiram mudanças de conduta nos trabalhadores.

capacitação

Capacitação melhora os conhecimentos teóricos dos profissionais

A análise dos resultados dos questionários e as observações demonstraram que as duas formas de capacitação melhoraram o desempenho dos profissionais nas suas respostas aos questionários (compostos por questões de conhecimentos abordados nas capacitações). O ganho maior se deu com as videoaulas, com um incremento de 30,6%; já com os serious game, o aumento do escore foi de 23,7%. Confira os resultados de ganho por escore conforme a categoria:

Maiores ganhos:

Videoaula:

  • agentes comunitários de saúde: 23%
  • de 46 a 65 anos: 32,4%
  • satisfação: 98%

Serious game:

  • técnicos em enfermagem: 17,8%
  • satisfação: 88%

Conforme Joseane, os técnicos em enfermagem e agentes comunitários de saúde representam o principal elo entre a comunidade e o serviço de saúde na atenção primária, e os protocolos servem não apenas para Covid-19, mas para qualquer doença infectocontagiosa. “Os resultados demonstram que capacitar aumenta o conhecimento teórico dos profissionais da saúde e sugeriram que as pessoas com mais idade apresentam maior aprendizado com videoaula”, explica. Para a mestranda, o estudo foi positivo ao mostrar que o aprendizado virtual é eficaz, e que traz facilidade de aplicação das ferramentas em regiões onde, por falta de tempo e dificuldade de acesso, a capacitação de forma "tradicional" – como por meio de palestras – é inviável.

A pesquisa também reforçou a importância de adaptar as formas de capacitar os grupos de acordo com suas necessidades especificas, como por idade ou ocupação”, completa Joseane.

Os materiais estão disponíveis para acesso gratuito no site ceted.feevale.br/gamesus. O estudo teve orientação da professora Ana Luiza Ziulkoski e apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do edital Decit/SCTIE/MS-CNPq-Fapergs 08/2020 - Programa Pesquisa para o Sistema Único de Saúde - SUS.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.