Dupla Titulação | Universidade Feevale

Conheça a modalidade

A dupla titulação ou cotutela de orientação de dissertação e tese é uma modalidade que permite ao estudante de mestrado e doutorado desenvolver seu trabalho sob a responsabilidade de dois orientadores: um no Brasil e outro em um país estrangeiro. Ambos exercem sua competência conjuntamente em relação ao estudante, que deve permanecer nas duas instituições por períodos a serem determinados em convênio. A dissertação ou tese é defendida uma única vez, no Brasil ou no outro país, e são atribuídos ao estudante diplomas dos dois países. O regime de cotutela formaliza-se mediante a celebração de um acordo/convênio prévio entre as instituições parceiras e o acadêmico. É exigida a assinatura de um acordo entre as instituições envolvidas, específica para cada doutorando. 
Para solicitar a dupla titulação o aluno deverá buscar a Secretaria de Pós-Graduação Stricto Sensu por meio do e-mail strictosensu@feevale.br. As parcerias preveem a mobilidade nos dois sentidos, a partir de calendários que compatibilizam a frequência do acadêmico em ambas as instituições. A dupla titulação tem como objetivo ampliar as parcerias de pesquisa interinstitucionais em redes de cooperação internacional.

Vantagens da Dupla Titulação

  • Diploma válido nos dois países signatários do acordo. 
  • O aluno fica dispensado da seleção a que se submetem os pretendentes a uma vaga no mestrado ou doutorado na Universidade estrangeira.
  • O aluno recebe diploma de dupla titulação expedido pela Feevale e pela Universidade estrangeira. 

Tramitação da Dupla Titulação

  • O acadêmico interessado em realizar o curso em regime de cotutela deverá entrar em contato com seu orientador, e após, com a Secretaria de Pós-Graduação Stricto Sensu pelo e-mail strictosensu@feevale.br
  • A Secretaria irá verificar a existência de convênios de dupla titulação já estabelecidos com a instituição de interesse do acadêmico. Caso não haja convênio vigente, serão realizados os encaminhamentos para dar início à parceria. 
  • O acadêmico em conjunto com seu orientador na Feevale e com a Secretaria de Pós-Graduação Stricto Sensu buscarão um co-orientador na universidade parceira. 
  • A partir da definição do co-orientador estrangeiro serão encaminhadas as tratativas de um acordo específico (termo aditivo) entre as duas universidades regulamentando a realização da dupla titulação.
  • Durante a cotutela o acadêmico deverá permanecer na instituição estrangeira um período a ser determinado em convênio, conforme cronograma individual previamente estabelecido entre ambas Universidades. Os custos com a manutenção do aluno no exterior ficarão ao encargo do acadêmico. 
  • A defesa da tese deverá ocorrer no Brasil ou na Universidade estrangeira, segundo o aprovado em cada plano individual de estudos.
  • Cumprido os requisitos acima, o acadêmico receberá dois títulos, sendo um pela Universidade Feevale e outro pela universidade parceira. 

Convênios Assinados

 

Atendimento Feevale

Câmpus I

De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min.

Câmpus II

De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h.

Câmpus III

De segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h.

Retornaremos o seu contato no prazo máximo de 72 horas úteis, a contar do momento de conhecimento do contato, podendo este ser ampliado em situações mais complexas.

Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min.
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás.
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h.
Localização: sala 003 - pavimento 0 do prédio Sede.
Segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h.
Verifique os demais setores que disponibilizam o atendimento agendado.