A Feevale, que tem como mantenedora a Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (ASPEUR), busca constantemente a qualificação de suas ações Institucionais. Desta maneira, sua gestão estratégica está estruturada de forma a integrar o ensino, pesquisa e extensão à gestão administrativa, assegurando desta maneira condições necessárias à consecução da missão, dos princípios, das políticas, das metas institucionais e, consequentemente, o cumprimento do compromisso social, que é a "produção, desenvolvimento e difusão do conhecimento".
Este é um processo que busca interligar diversas áreas, através de elementos que compõem a gestão estratégica, conforme demonstrado na figura.
Missão
Acreditamos que os múltiplos futuros nos movem, através da conexão de pessoas, da inovação do conhecimento e do empreendimento de ideias e, por isso, a Feevale entende que seu propósito seja possibilitar o encontro desses pilares em prol do desenvolvimento e transformação da sociedade.
Visão 2025
Vinculado ao seu propósito está a busca pelo alcance da visão 2025 de “ser um agente fundamental de transformação para a sociedade, promovendo o empreendedorismo nas diferentes áreas do conhecimento”.
Princípios Orientadores
Como instituição formadora de cidadãos críticos, profissionais competentes e empreendedores, a Feevale concebe como princípios de seu projeto institucional e pedagógico e de suas práticas de gestão:
Autonomia
A autonomia didático-pedagógica, didático-científica e administrativa, nos termos do Artigo 53 da LDB, requer a liberdade de pensamento e de expressão. A autonomia considera, ainda, a educação, como prática social a partir da necessidade de formação por toda a vida.
Empreendedorismo
Para além da concepção da criação de novos negócios, o empreendedorismo como perfil dos egressos, como competência de alta complexidade vinculada à condição de colocar em ação as ideias capazes de transformar a realidade e evidenciar a pertinência social da Feevale, visando ao desenvolvimento social, econômico e cultural. Compreende-se o empreendedorismo como uma abordagem individual – orientada para o ser humano em primeiro plano, para representar uma força motora para o desenvolvimento socioeconômico em um plano seguinte.
Excelência
Em todas as ações institucionais e na formação de seus estudantes, com vistas à relevância científica, artística e social por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. Agrega-se à concepção da excelência, a internacionalização e a interatividade multicultural, conciliando o caráter universal da ciência com as características e necessidades locais ou regionais.
Inovação
Como avanço constante na produção e disseminação do conhecimento, como evolução das práticas, processos e resultados da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Compreende-se a inovação como competência, considerando as transformações da vida contemporânea, as quais exigem uma revisão constante dos currículos e práticas do processo educativo e, em consequência, uma nova relação com a concepção do conhecimento. No contexto da inovação incluem-se as tecnologias à serviço da humanidade e da expansão do acesso à educação.
Pluralidade
A diversidade e a inclusão como direitos humanos fundamentais e de acesso à formação superior e à vida em sociedade, com vistas à justiça, à solidariedade e ao respeito à diversidade étnica, de crenças, de gênero, de condição socioeconômica, etc.
Sustentabilidade
Como premissa interna de continuidade e perpetuidade da Feevale em atendimento à missão institucional e, ainda, como preceito socioeconômico e ambiental deste século XXI.
Transparência
Como base das ações e seus efeitos, internos e externos à instituição, considerando a responsabilidade social e pública não-estatal da Feevale.
Linhas Estratégicas de Atuação
Baseado nos subitens anteriores, na matriz de análise de cenários, nos recursos disponíveis e na previsão de investimentos, a Feevale estruturou as linhas estratégicas de atuação as quais nortearam o estabelecimento de seus Objetivos Institucionais:
- Autonomia e sustentabilidade
- Cultura empreendedora e inovadora
- Educação do século XXI para sociedade do século XXI
- Excelência Acadêmica
- Transdisciplinaridade e indissociabilidade universitária
- Rede de parceiros e intercâmbio
- Uso da tecnologia e transformação digital