Atividades do projeto Alinhavando Oportunidades começaram nesta terça-feira, 19, e vão até o dia 7 de novembro
O projeto social Alinhavando Oportunidades, desenvolvido pela Universidade Feevale, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Proppex), iniciou nesta terça-feira, 19, oficinas gratuitas de corte e costura. As aulas acontecerão até 7 de novembro, no Câmpus II, com o objetivo de capacitar a comunidade e promover o conhecimento relacionado à técnica de corte, costura e reparos no vestuário. As aulas abordarão o manejo com máquina de costura e os tipos de costuras e acabamentos, além de técnicas de montagem de blusa e saia em meia escala.
A atividade contou com a presença da empresa Entremalhas, que doou kits com itens básicos de corte e costura para os participantes, como por exemplo, tesoura, fita métrica, alfinetes, marca tecidos e agulhas. Segundo Juliana Martin, compradora da empresa, a área da costura carece de profissionais qualificados. “O projeto chamou a nossa atenção, pois a costura é uma arte muito importante e não falta demanda. Nós iremos acompanhar o curso e nos colocamos à disposição para o que precisarem”, afirma.
Para a professora Bárbara Koch, coordenadora do projeto, a importância da oficina está na geração de renda para a comunidade. “Hoje, as empresas exigem funcionários com experiência e a nossa oficina proporciona um conhecimento prévio de corte e costura que, alinhado com tutoriais, gera essa experiência para os participantes”, destaca.
A primeira oficina contou com 16 participantes, incluindo Rôsangela Hedler, que espera obter o conhecimento básico de corte e costura para ter autonomia e realizar reparos para a sua família. “É muito importante ter esse aprendizado. Talvez, futuramente, eu possa aproveitar esse conhecimento para atuar em outras áreas”, explica.