Universidade Feevale debate jornalismo e a cobertura da pandemia de Covid-19 | Universidade Feevale

Universidade Feevale debate jornalismo e a cobertura da pandemia de Covid-19

29/05/2020 - Atualizado 14h51min

Notícias falsas, constrangimentos, excessos e a rotina de profissionais que, diariamente, estão expostos aos riscos da Covid-19: o jornalismo se transformou em assunto discutido publicamente. Para contribuir com esse debate, o curso de Jornalismo da Universidade Feevale, em parceria com a Agência Experimental de Comunicação (Agecom), promove uma semana de discussões sobre o tema. A programação, alusiva ao Dia da Imprensa, lembrado no dia primeiro de junho, começa na próxima segunda-feira, 1º.

Serão quatro noites de debates com a participação de alunos, professores e profissionais que são referência no jornalismo local, regional e nacional. Todos os encontros serão on-line, por conta da pandemia. “É fundamental em momentos como esse que estamos vivendo refletir sobre jornalismo, sobre a sua importância e sobre a forma de fazer jornalismo, além de discutir, com profissionais de excelência na área, caminhos que serão tomados, sobretudo, por esses futuros jornalistas que são os nossos acadêmicos”, afirma o professor Marcos Santuario, coordenador dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas.

Os debates começarão sempre às 19h30min. A noite de abertura receberá a jornalista Bruna Ostermann, correspondente do canal CNN Brasil no Rio Grande do Sul. O segundo encontro, na terça-feira, 2, terá a participação de Vinícius Dônola, um dos mais reconhecidos repórteres do país e com passagens por Globo e Record. No dia seguinte, 3, o debate se foca no jornalismo local, com os repórteres do Jornal NH Wesley Wierganowiez, Marina Mentz, Mayara Morales, João Victor Torres e Jauri Belmonte. A noite de encerramento, na quinta-feira, 4, debaterá os rumos do jornalismo esportivo, com a participação dos jornalistas Eduardo Gabardo e Marcos Bertoncello, de GaúchaZH.

Voltado inicialmente aos estudantes de jornalismo, o evento terá transmissão ao vivo e aberta ao público pelo canal da Agecom no YouTube. “Para os nossos estudantes, é uma grande oportunidade de aprofundar os conhecimentos que eles adquirem em aula. No entanto, percebemos que, cada vez mais, a sociedade quer discutir as práticas do jornalismo, quer entender e participar dessas discussões. Por isso, iremos abrir a transmissão publicamente. Convidamos a comunidade a assistir às lives diariamente e a participar, enviando suas perguntas”, ressalta o professor Alisson Coelho, coordenador da Agecom.

Outras informações sobre o evento podem ser obtidas no perfil do curso de Jornalismo no Instagram. Confira, abaixo, a programação do evento:

Dônola

Semana da Imprensa - Jornalismo Feevale: Os rumos do jornalismo e a cobertura da pandemia

Dias 1º, 2, 3 e 4 de junho

Horários de aulas noturnas (19h30min)

  • Dia 1º de junho, segunda-feira - Do local ao nacional: a rotina de uma correspondente em meio à pandemia, com Bruna Ostermann, correspondente da CNN Brasil. Abertura: coordenador do curso de Jornalismo, Marcos Santuario. Mediação: professora Cristiane Weber
  • Dia 2 de junho, terça-feira - As transformações do jornalismo, com Vinícius Dônola, ex-repórter de Globo e Record. Mediação: professor Marcos Santuario
  • Dia 3 de junho, quarta-feira - Jornalismo local em tempos de pandemia, com jornalistas do Jornal NH Wesley Wierganowiez, Marina Mentz, Mayara Morales, João Victor Torres e Jauri Belmonte. Mediação: professora Letícia Vieira Braga da Rosa
  • Dia 4 de junho, quinta-feira - A cobertura esportiva e a pandemia, com jornalistas de GaúchaZH Eduardo Gabardo e Marcos Bertoncello. Mediação: professor Alisson Coelho
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.