Setembro remete à inclusão de pessoas surdas na sociedade | Universidade Feevale

Setembro remete à inclusão de pessoas surdas na sociedade

29/09/2022 - Atualizado 18h09min

Dia internacional do surdo e do tradutor e intérprete em libras ocorre nesta sexta-feira, 30

foto

O último dia de setembro provoca a reflexão sobre a inclusão de pessoas surdas na sociedade. O dia 30 deste mês chama a atenção para essa temática, pois é dedicado, em âmbito internacional, ao surdo e ao tradutor e intérprete em libras. Por isso, esse mês também é conhecido pela cor azul, que está relacionada à Segunda Guerra mundial, quando fitas azuis eram amarradas em pessoas com deficiência para diferenciá-las das demais.

Em 2021, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou o primeiro Relatório Mundial da Audição. O estudo constatou que 1,5 bilhões de pessoas sofrem com algum grau de deficiência auditiva em todo o mundo. A organização projeta que problemas relacionados à audição podem chegar, até 2050, a uma em cada quatro pessoas.

A otorrinolaringologista Marina Faistauer, professora do curso de Medicina da Universidade Feevale, destaca que é importante procurar um especialista tanto para confirmar ou descartar uma suspeita quanto para prevenir problemas auditivos. Segundo ela, o teste da orelhinha, exame obrigatório no Brasil desde 2010 e que deve ser feito até os primeiros 30 dias do recém-nascido, tem sido fundamental para acelerar o diagnóstico precoce da perda auditiva congênita. “Nesse período, o bebê não costuma dar muitos sinais que nos façam suspeitar de uma perda auditiva, pois sabemos que, quanto antes se inicia o tratamento dessas crianças, através de estímulo sonoro, melhores serão os resultados”, afirma.

A médica ressalta, também, que o auxílio da tecnologia tem sido fundamental para a inclusão das pessoas surdas na sociedade, em função da utilização dos aparelhos auditivos e implantes cocleares. “Ser surdo não significa viver no silêncio. Essas tecnologias proporcionaram à população surda oralizada, como é conhecida, a oportunidade de falar como qualquer ouvinte (não necessitando de uma terceira pessoa como intérprete) e a dominar o português falado e escrito, facilitando a sua inserção na sociedade”, enfatiza.

Marina pondera, no entanto, que existem pessoas, os surdos sinalizados, que têm indicação ou optam por não utilizar essas tecnologias e se comunicam através da Língua Brasileira de Sinais (Libras). “Essa forma de comunicação, que surgiu no século XIX, contribuiu muito para a inclusão e educação da população surda e tem papel muito importante na comunicação da população surda”, complementa.

A professora destaca, ainda, que as pessoas devem ter os seguintes cuidados para diminuir as possiblidades de danos auditivos:

  • Evitar exposição frequente a ruídos. Se for necessário, usar protetores auriculares e fazer intervalos periódicos.
  • Cuidar com o volume dos fones de ouvido. O ideal é não passar da metade da potência do aparelho.
  • Ter uma alimentação balanceada, não abusando de doces e cafeína.
  • Evitar a automedicação. Existem medicamentos que são ototóxicos, ou seja, podem prejudicar a audição.
  • Não utilizar hastes flexíveis. Elas podem empurrar o cerume para dentro do conduto auditivo externo, além de causar infecções e ferimentos do ouvido.
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.