Reitores de universidades comunitárias participam de encontro em Lajeado | Universidade Feevale

Reitores de universidades comunitárias participam de encontro em Lajeado

03/11/2022 - Atualizado 16h46min

Financiamento do ensino superior comunitário foi um dos assuntos debatidos

foto Crédito: Univates

Reitores das instituições que integram o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) participaram, na tarde desta quinta-feira, 3, de uma assembleia na Universidade do Vale do Taquari (Univates), em Lajeado. O objetivo do encontro, que contou com a presença do reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, foi debater os desafios da entidade para o próximo ciclo.

A reitora da Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina (Unesc), Luciane Bisognin Ceretta, que também é vice-presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), participou da assembleia. Ela falou da superação de desafios enquanto rede e salientou que a entidade distribui, atualmente, 63 mil bolsas de estudos e está trabalhando para aumentar para 142 mil o número de bolsas financiadas pelo governo do Estado de Santa Catarina.

Prodanov, que também é 1º vice-presidente do Comung, lembra que, no Rio Grande do Sul, as instituições ainda estão lutando pelo financiamento do ensino superior comunitário, com a destinação de 0,5% da receita líquida de impostos próprios para a educação superior pública e comunitária, conforme especificado na Constituição do Estado do Rio Grande do Sul.

Precisamos de uma ação política que se transforme em uma ação efetiva, para conseguirmos beneficiar os estudantes”, afirmou Prodanov, acrescentando que é necessário trabalhar numa perspectiva de política de Estado que beneficie a educação e o desenvolvimento das regiões e, por consequência, do Rio Grande do Sul.

Sobre o Comung

O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) é o maior sistema de educação superior do Rio Grande do Sul. É composto por 14 instituições, abrangendo quase todos os municípios do Estado. Essas universidades concentram 153.369 estudantes, 896 cursos de graduação e 715 cursos de pós-graduação e contabilizam 1,3 milhão de atendimentos prestados à comunidade.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.