Projeto social oferece atendimento sem custo a pacientes com câncer | Universidade Feevale

Projeto social oferece atendimento sem custo a pacientes com câncer

30/11/2023 - Atualizado 14h50min

Feevale Onco busca amenizar os efeitos do tratamento oncológico por meio de ações terapêuticas e educativas

Feevale Onco 1

Feevale Onco 2

A parceria que a Universidade Feevale mantém com a Liga Feminina de Combate ao Câncer e com o grupo de apoio Amigas de Mãos Dadas, que prestam atendimentos a pacientes oncológicos em Novo Hamburgo, se transformou em projeto social. Intitulado Feevale Onco: abordagem multiprofissional em saúde, o projeto busca amenizar os efeitos do tratamento oncológico, por meio de ações terapêuticas e educativas voltadas ao autocuidado, prevenção, minimização e tratamento dos sintomas que impactam no estado geral de saúde, na qualidade de vida e na autoestima.

Os atendimentos não geram custos para o paciente e são prestados por alunos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia da Feevale, sob supervisão de professores. O público-alvo são pessoas com mais de 18 anos, de ambos os sexos, com diagnóstico de doença oncológica e que estejam nas fases pré, durante ou pós-tratamento localizado ou sistêmico - quimioterapia, hormonioterapia, imunoterapia, radioterapia e cirurgia -, além de seus familiares e acompanhantes.

A professora líder do projeto, Lisete Haas, cita situações em que sintomas do tratamento oncológico exigem tratamento especializado. “Como consequência da radioterapia, um paciente pode desenvolver lesões na mucosa da boca, por exemplo, caso em que um tratamento odontológico será indicado. Já a paciente que passou pelo procedimento de mastectomia pode sentir dores e desconforto ao movimentar o braço do lado onde a mama foi removida, situação que exigirá tratamento de fisioterapia”, afirma.

Os serviços são realizados nas clínicas do Câmpus II e, também, no Centro Integrado de Especialidades em Saúde (Cies), ambos localizados em Novo Hamburgo. O projeto também organiza visitas domiciliares a pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção, a fim de atender não apenas o paciente, mas toda sua família. “Em pouco tempo, percebemos indicadores muito positivos, especialmente relacionados aos atendimentos de psicologia. Essa área contribui para a adesão ao tratamento e tem efeito positivo na autoestima e qualidade de vida dos pacientes, encorajando-os para enfrentarem a doença. Além disso, o alívio das dores em função das terapias aplicadas pode refletir na efetividade do tratamento oncológico”, aponta Lisete.

Para serem atendidos pelo Feevale Onco, os pacientes devem ser encaminhados pelas duas organizações parceiras do projeto – Liga Feminina de Combate ao Câncer de Novo Hamburgo e grupo de apoio Amigas de Mãos Dadas. Após, o paciente aguarda pela primeira interconsulta, na qual são avaliadas as necessidades de intervenção.

Feevale Onco 4

Feevale Onco 3

Fotos: Vinícius Rafael Rodriguez Soares

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.