Projeto resgatará as pesquisas de arte rupestre feitas por Pedro Mentz Ribeiro em Roraima | Universidade Feevale

Projeto resgatará as pesquisas de arte rupestre feitas por Pedro Mentz Ribeiro em Roraima

19/04/2023 - Atualizado 13h37min

Pesquisadoras Edithe da Silva Pereira e Marta Sara Cavallini ficarão na Universidade Feevale até esta quinta-feira, 20, onde trabalharão no Acervo Pedro Mentz Ribeiro, disponível na biblioteca

Acervo

A Universidade Feevale recebe, até esta quinta-feira, 20, as pesquisadoras Edithe Pereira e Marta Sara Cavallini. Edithe é arqueóloga e trabalha no Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém, no Pará, e Marta é doutoranda em arqueologia pela Universidade de São Paulo (USP). As profissionais estão na Instituição com o intuito de estudar o Acervo Pedro Mentz Ribeiro, disponível na biblioteca do Câmpus II. O espaço é disponibilizado pelo curso de História e pode ser visitado pela comunidade interessada em estudar os documentos.

O trabalho das pesquisadoras integra o projeto Arte Rupestre de Roraima - História, inventário e memória do patrimônio arqueológico, que pretende fazer o levantamento e a organização do acervo produzido pelo Projeto Roraima (o primeiro projeto de pesquisa sobre arte rupestre na Amazônia brasileira e o primeiro projeto de pesquisa realizado em Roraima) com objetivo de reunir informações que se encontram dispersas em três instituições localizadas em diferentes cidades. O acervo documental está dividido entre o Museu Paraense Emílio Goeldi, o Museu Integrado de Roraima (MIRR) e a Feevale, que recebeu manuscritos, diários de campo, relatórios, correspondências, fotografias entre outros materiais pessoais do professor Pedro Mentz Ribeiro.

Segundo Edithe, a vinda para a Feevale tem como objetivo dar continuidade aos estudos relacionados ao Acervo Pedro Mentz Ribeiro. “Como o acervo documental está distribuído entre três instituições, o nosso propósito é trabalhar para reunir essa documentação e as informações que estão divididas”, explica. O trabalho é financiando pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir de bolsa concedida a Edithe Pereira, coordenadora do projeto, e sua execução é apoiada por meio de acordo de cooperação técnica e científica firmado entre o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), representado pelo museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG), a Universidade Feevale e a Secretária de Cultura do Estado de Roraima, representado pelo Museu Integrado de Roraima.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.