Projeto de fogão movido a luz solar vence Startup Teens da Escola de Aplicação Feevale | Universidade Feevale

Projeto de fogão movido a luz solar vence Startup Teens da Escola de Aplicação Feevale

08/07/2024 - Atualizado 17h47min

Pitch final, com ideias de negócios apresentadas pelos estudantes, aconteceu neste sábado, 6

Startup Teens

Foram apresentados neste sábado, 6, os projetos empreendedores desenvolvidos por alunos da Escola de Aplicação Feevale durante o Startup Teens. O produto Techfogo, um fogão portátil que funciona por meio de energia solar, foi o grande vencedor do programa. Criado pela Diretoria de Inovação da Universidade Feevale, o Startup Teens tem como objetivo popularizar os temas do empreendedorismo e da inovação desde a educação fundamental, destacando a sua importância para a sociedade e para o desenvolvimento da cidade e da região.

Nesta edição, desenvolvida com estudantes do último ciclo do Ensino Fundamental, foram apresentadas nove ideias de negócio inovadoras, avaliadas por uma banca composta pela diretora de Inovação da Feevale, Daiana de Leonço Monzon; pela mentora de Negócios do Feevale Techpark, Carla Regina Bastos Adam; e pela vice-presidente de Educação e Cultura da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos, Cristine Schneider da Rocha.

O reitor da Universidade Feevale, José Paulo da Rosa, afirmou que a inovação e o empreendedorismo estão no DNA da Feevale e que, portanto, o Startup Teens tem ligação direta com os valores, a missão e o propósito da Instituição. “Uma das minhas grandes experiências é entender que não fazemos nada sozinhos. Embora a excelência do trabalho da Universidade, os desafios que vêm pela frente são grandes. Estou aqui para ouvir as ideias de vocês e, quem sabe, aplicar algumas delas para melhorar o nosso trabalho na Instituição”, apontou.

Daiana lembrou que o programa Startup Teens deu tão certo que, hoje, não é só a Escola de Aplicação que recebe a metodologia, mas, também, escolas públicas e outras escolas privadas.

Nosso propósito é fazer com que os estudantes entendam que empreender não é só ter uma empresa, mas se preparar para a vida. Falar sobre inovação é sair da zona de conforto, mas entendemos que, se vocês fizerem isso nesse momento, estarão cada vez mais prontos para enfrentar qualquer problema e pensar em boas soluções”, disse.

No mesmo sentido, a diretora da Escola de Aplicação, Janine Vieira, afirmou que o Startup Teens é um momento intenso para os estudantes. “Eles são desafiados a olhar ao seu redor, defender suas ideias e escutar as ideias dos colegas, exercitar o trabalho em grupo e a criatividade e praticar o espírito empreendedor, não necessariamente para que desenvolvam uma empresa, mas para que sejam empreendedores de suas próprias vidas”, pontuou.

Startup Teens - vencedor

Os vencedores

O grupo campeão apresentou o produto Techfogo, que consiste em um fogão portátil, pensado para motorhomes, movido a energia solar. Sustentabilidade, economia a longo prazo, segurança e manutenção simplificada foram os benefícios citados pelo grupo, composto por Ana Cláudia Zavaski, Julia Bottcher, Laura Fracasso Reichelt, Victória Cristina Monteiro e Vitor Berghahn Peixoto.

O segundo lugar ficou com o projeto Mindease, um aplicativo para ajuda psicológica para jovens e adolescentes. Por meio de um chatbot com inteligência artificial, os usuários poderiam compartilhar frustrações e receber conselhos, além de conversar com psicólogos. Integram a equipe os estudantes Aretha Geremia, Júlia Cassales Kirst, Maria Eduarda Sobral Ferreira, Rafaela Cristina Gonçalves Baldo, Sofia Bottcher e Valentina Cardoso da Costa.

Quem ganhou o terceiro lugar foi o projeto ?Ecodrain, uma solução ecológica para facilitar a limpeza de bueiros e diminuir a recorrência de entupimentos. O recurso consiste em uma tampa de bueiro, que impediria a passagem de grandes resíduos, e uma cesta coletora, que facilitaria o acumulo do lixo e, consequentemente, o processo de limpeza. Os autores do projeto são os alunos Benjamin Camargo de Barros, Bernardo Kruche Jung, Emanuel Leie Sulzbach, Gabriel Taschetto Ferreira e Henrique Renck Gerhardt.

A menção honrosa foi para o projeto SFN, um aplicativo que valida se as notícias são reais ou fake. Benjamin Furuya Nobre, Kauany Santos da Rosa, Lara Diemmer Horbach, Manuella da Rosa Conceição, Maria Clara Duarte e Maria Eduarda Assmann de Souza Mendes integram o grupo. Todas as equipes vencedoras farão uma visita ao Feevale Techpark. O grupo que conquistou o primeiro lugar terá a oportunidade de apresentar seu projeto no Fórum de Empreendedores Locais (FEL) 2024, que acontece no dia 29 de outubro, em Novo Hamburgo.

Essa edição do Startup Teens contou com 55 participantes, que tiveram cerca de um mês para desenvolver, com auxílio de professores e mentores voluntários, startups ou produtos minimamente viáveis. As atividades foram divididas em nove encontros, nos quais os estudantes tiveram acesso a diversos conteúdos, como apresentação de um case de sucesso, minicursos de design thinking e MVP (Produto Mínimo Viável) e ensaio de pitch, por exemplo, além de mentorias com professores.

Confira mais fotos do evento:

Premiação Startup Teens - 2024

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.