Projeto da Escola de Aplicação promove o desenvolvimento da competência linguística dos estudantes | Universidade Feevale

Projeto da Escola de Aplicação promove o desenvolvimento da competência linguística dos estudantes

21/07/2021 - Atualizado 09h43min

Objetivo da dinâmica é fornecer um conceito de ensino mais aproximado da realidade dos estudantes

escola

A Escola de Aplicação Feevale criou, neste semestre, o projeto Speak Up, que visa simular a interação comunicativa, promover o desenvolvimento da competência linguística e fornecer um conceito de ensino mais aproximado da realidade dos estudantes. Entre as atividades desenvolvidas nesse trabalho, está o projeto Back to the Future, que tem como objetivo aplicar os conhecimentos da Língua Inglesa para que os estudantes possam falar de si a partir da construção do repertório lexical.

A partir desse projeto, os estudantes fizeram um mapa mental para descreverem o que gostariam de levar consigo em uma cápsula do tempo. "Durante as aulas, foram possibilitadas viagens a vários destinos, nos quais o imaginário de cada estudante foi instigado e provocado pelas inúmeras propostas, com foco na construção de repertório lexical relativo a temas do cotidiano dos estudantes”, explica a professora de Língua Inglesa da Escola de Aplicação, Maristela Leila Bauer Zimmermann, que desenvolve o Speak Up juntamente com as docentes Ana Carolina Brandini Gonçalves, Cintia de Moura Pinto e Mélany Blume Matté.

Visando a interdisciplinaridade, a dinâmica foi realizada em parceria com a professora de Arte da Escola, Ana Pause. Ela participou da elaboração de um scrapbook, que foi utilizado como forma de registrar, por escrito, as preferências de cada estudante e, também, para praticar a técnica do lettering. Segundo Maristela, o projeto Back to the Future possibilitou o compartilhamento não apenas de conhecimentos linguísticos, mas de momentos especiais junto aos estudantes. “As atividades permitiram que eles fossem os protagonistas das aulas, construindo uma aprendizagem efetiva na Língua Inglesa”, ressalta a docente.

Confira os depoimentos dos estudantes:

Foi muito legal fazer o scrapbook, pois colocamos nele nossas ideias e atividades. Fazer essa atividade em inglês, com a parceria da professora de Arte, foi muito bom.”

Manuela Benkenstein, estudante da 1ª etapa do 3º ciclo do Ensino Fundamental

Assistir parte do filme Back to the Future, conversando sobre como fazer nossa cápsula do tempo e o que colocar dentro dela, além de pensar no que mudaria no futuro, nos ajudou a ter um novo vocabulário em inglês!”

Helena Braz Reis, estudante da 1ª etapa do 3º ciclo do Ensino Fundamental

Nesse projeto, utilizamos o vocabulário aprendido para colocar nossas ideias para o futuro em uma cápsula do tempo, na qual veríamos e lembraríamos de várias memórias relatadas nele. No encerramento da atividade, imaginamos as tecnologias que nos aguardariam em determinadas décadas, apresentando nossas expectativas com uma frase.”

Sofia Sasaki Fank, da 2ª etapa do 3º ciclo do Ensino Fundamental

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.