Projeto Cidade Viva realiza formação para professores de escolas municipais | Universidade Feevale

Projeto Cidade Viva realiza formação para professores de escolas municipais

09/09/2020 - Atualizado 17h48min

Empatia será o tema do encontro com escolas públicas do bairro São Jorge, de Novo Hamburgo

sarai

Na próxima sexta-feira, 11, o projeto social Cidade Viva: Intervenção Urbana como Ato Comunicacional, desenvolvido pelos cursos de Comunicação da Universidade Feevale, realizará uma formação on-line para os docentes da Escola Municipal Prudente de Moraes, localizada no bairro São Jorge, em Novo Hamburgo. O encontro integra um conjunto de ações remotas que a equipe vem realizando desde o mês de março.

A proposta tem como objetivo descrever e problematizar a experiência com os docentes da rede pública durante o período de distanciamento social, com foco na sensibilização para a empatia. Na próxima semana, essa atividade será realizada com o corpo docente da Escola Municipal Monteiro Lobato, localizada no mesmo bairro. Neste ano, o projeto conta a parceria das duas escolas municipais.

As atividades no primeiro semestre começaram com a realização de um encontro on-line com a equipe diretiva de cada escola, para a construção coletiva das estratégias e discussão do formulário, constituído por quatro questões sobre o agir coletivo. Antes de responder, os docentes fizeram a leitura do texto da jornalista Eliane Brum, intitulado Exaustos-e-correndo-e-dopados: na sociedade do desempenho, conseguimos a façanha de abrigar o senhor e o escravo no mesmo corpo. Após, as questões foram analisadas e transformadas em um vídeo, que foi compartilhado nas redes sociais do projeto Cidade Viva e das duas escolas parceiras do projeto.

A fase dois da formação pretende continuar a proposta de sensibilização para a empatia, valorização da profissão docente em tempos de pandemia e engajamento da escola pública na discussão da relação mídia, infâncias e discriminação. Essa formação dos professores integra o eixo Reflexão e Valorização da Comunidade Escolar do projeto, que visa mobilizar o corpo docente para o agir coletivo. O trabalho é desenvolvido em parceria com o grupo de pesquisa Criança da Mídia: Núcleo de Estudos em Comunicação, Educação e Cultura da Feevale.


Sobre o projeto
O projeto Cidade Viva: Intervenção Urbana como Ato Comunicacional tem como objetivo principal potencializar o vínculo dos estudantes com a cidade e bairro onde moram, a partir da intervenção em espaços públicos e um maior acesso à produção artística local. Para saber mais, basta acessar as redes sociais do projeto:

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.