Programa inédito baseado em metodologias de ensino finlandesas forma primeira turma | Universidade Feevale

Programa inédito baseado em metodologias de ensino finlandesas forma primeira turma

16/06/2023 - Atualizado 16h17min

Mentored Teacher Education é fruto de parceria entre a Feevale e a Tampere University e traz novo conceito de ensino ao Brasil

Mentored Teacher Education para face

Sessenta e nove professores da Universidade Feevale e da Escola de Aplicação Feevale agora estão habilitados a replicar a metodologia finlandesa de ensino no Rio Grande do Sul e no Brasil, sob licença da Tampere University, da Finlândia. O Mentored Teacher Education – Brazil/Finland, programa baseado em um acordo de cooperação internacional inédito entre a Feevale a instituição finlandesa, formou sua primeira turma na noite desta terça-feira, 15, em cerimônia no Teatro Feevale.

O programa dá continuidade a uma relação de 18 anos da Universidade Feevale com instituições finlandesas e teve duração de dois anos, durante os quais os professores receberam formações em quatro módulos: Fundamentos da formação de professores com mentoring; A mentoria na formação de professores; Desenvolvimento institucional na formação de professores; e Pilotando a mentoria. O objetivo era qualificar os docentes, de forma inovadora e colaborativa, por meio de metodologias do país europeu, que está entre os melhores do mundo em qualidade de educação.

Após a cerimônia de formatura, as professoras Minna Mäkihonko e Minna Van Nunen, da Tampere University, e o professor Gabriel Grabowski, da Feevale, apresentaram o workshop Educação e felicidade, na qual avaliaram os aspectos educacionais que contribuem para os índices de felicidade da Finlândia e relacionaram ensino, aprendizado e felicidade. “É a qualidade da formação de professores que importa. E agora, vocês são mentores qualificados de professores”, disse Miina Mäkihonko aos formandos. Minna Van Nunen declarou estar orgulhosa de ser “uma pequena parte de tudo que foi construído nesses últimos dois anos”. Gabrowski contou que encontrou na profissão, de 34 anos, a felicidade. “Só sou feliz porque sou professor”, destacou.

Em 2023, a Finlândia foi considerada, pelo sexto ano consecutivo, o país mais feliz do mundo, segundo o Relatório Global sobre Felicidade. A Feevale também passou a oferecer, neste ano, a disciplina Felicidade: a arte do bem viver, a fim de incentivar a formação cognitiva e socioemocional dos estudantes, desenvolvendo competências e habilidades para atuação em um mundo em transformação.

Entre as autoridades presentes no evento, estiveram o reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov; o superintendente executivo, Roberto Sarquis Berte; os pró-reitores Angelita Renck Gerhardt (Ensino) e Fernando Spilki (Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão); a diretora de Relações Internacionais e Institucionais, Paula Casari Cundari; o ex-presidente da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), Roberto Cardoso; a coordenadora do programa de mentoria pela Feevale, Maria Cristina Bohnenberger; a coordenadora Niina Nyyssölä e as professoras Minna Mäkihonko e Minna Van Nunen, da Tampere University; o presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Federasul) e prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi; as secretárias de Educação de Novo Hamburgo, Campo Bom e Dois Irmãos, Maristela Guasselli, Simone Schneider e Denise Maldaner; a conselheira do consulado da Finlândia em São Paulo Johanna Kivimäki; a presidente do Conselho Estadual de Educação, Fátima Anise Rodrigues Ehlert; a coordenadora adjunta da Coordenadoria Regional de Educação (2ª CRE de São Leopoldo), Melissa Goulart; além de representantes de escolas, institutos e demais entidades de educação do Vale do Sinos.


Confira as falas das autoridades

Cleber Prodanov, reitor da Universidade Feevale

Para nós, da Universidade Feevale, é uma grande honra o dia desta formatura. Lembro quando, há cerca de 18 anos, elegemos a Finlândia para tentar entender o que acontecia naquele país do norte da Europa, que começava a se diferenciar por vários aspectos. Foi um choque cultural conhecer todos os avanços nas áreas de tecnologia, design, educação e empreendedorismo, mas ficou uma lição que, para nós, embora parecesse simples, foi extremamente verdadeira e propiciou o desenvolvimento dessa parceria que hoje culmina com a formatura de 69 professores desta casa. E a lição foi entender que tudo aquilo que tinha sido realizado na Finlândia passou pela educação.

A partir de 2018, fizemos o seguinte movimento: se queremos transformar o mundo, ter alunos e uma universidade do século XXI, precisamos ter professores do século XXI, e começar um movimento de dentro para fora. Esse trabalho resultou na parceria com a Tampere University para a formação dos professores e, depois, para a replicação e reprodução deste modelo de ensino. Esses 69 educadores estão aptos não apenas a transformar de dentro para fora essa Instituição, mas, também, a fazer um movimento em todo o Rio Grande no Sul e, até mesmo, no Brasil, de colocar a educação cada vez mais alto no foco das ações governamentais. E isso começa com a formação dos professores, porque são esses profissionais que fazem a diferença.
? Päivi Pahta, reitora da Faculdade de Educação e Cultura da Tampere University (em vídeo)

Como formadores de professores, ensinamos docentes que estudam conosco e depois saem para o mundo e, por sua vez, têm a responsabilidade de educar as gerações futuras. É vital, para nós, estarmos conscientes da importância do impacto do nosso trabalho e suas consequências. Mas não é apenas uma responsabilidade, também é um grande privilégio poder moldar o futuro de forma tão significativa. O programa Mentored Teacher Education tem sido uma experiência frutífera para os participantes da Tampere University e acredito que nossos colegas brasileiros compartilham desse sentimento.

Angelita Renck Gerhardt, pró-reitora de Ensino da Universidade Feevale

Hoje, encerramos uma etapa e iniciamos uma grande jornada. Aprendemos, com a parceria e com as experiências finlandesas, que a escassez de recursos não é impeditiva para fazermos algo a respeito dos problemas que impactam o futuro da nossa sociedade, porque a Finlândia faz muito com muito pouco; aprendemos que ensinar crianças e jovens a pensar e propor soluções para problemas e fenômenos reais é a melhor forma de gerar engajamento social e de significar aprendizagem; aprendemos que ensinar a ensinar é uma responsabilidade que ultrapassa os muros da universidade, acontece no mundo real e é uma ação muito mais significativa quando envolve professores e gestores escolares; aprendemos que construir escolas melhores começa em preparar os professores para ler cenários e adaptar suas estratégias à realidade dos seus alunos e do mundo em constante transformação; aprendemos que a educação é um processo que necessita de experimentação, mas jamais pode abrir mão da base científica para evoluir. Na Feevale, compreendemos e assumimos nosso papel, e temos a felicidade de contar com parceiros incríveis, como a Tampere University. Agora nos sentimos mais fortes, amparados e motivados a participar do processo de transformação da educação, e estamos prontos a auxiliar a nossa comunidade a iniciar essa revolução.

Marja Marrïa Sutela, vice-presidente de Educação da Tampere University (em vídeo)

Este programa educacional iniciou em condições muito difíceis. O mundo estava em meio a uma pandemia e isso causou grandes restrições para viajar, conhecer pessoas e colaborar presencialmente. Tenho muito orgulho da atitude inovadora tomada para fazer deste programa um sucesso. Mudar o formato de presencial para online nos exigiu novas habilidades, não apenas técnicas, mas também uma mentalidade totalmente nova para aprender, compartilhar experiências virtualmente, estudar com material digital e criar espaços para discussões e aprendizados. Em nome da Tampere University, gostaria de agradecer à Universidade Feevale pela colaboração que criamos durante esses anos. Nossa parceria continuará no futuro.

Luís Antonio Balduino Carneiro, embaixador do Brasil na Finlândia (em vídeo)

A parceria entre o Brasil e a Finlândia é cada vez mais densa e tem envolvido várias universidades finlandesas e brasileiras. Penso que os dois países têm muito a se oferecer mutuamente. Faço votos para que essa parceria continue de maneira produtiva e coloco nossa embaixada, em Helsinque, à disposição para ajudá-los em tudo que for possível.

Johanna Karanko, embaixadora da Finlândia no Brasil (em vídeo)

A Finlândia é um país que sempre acreditou no poder e nos efeitos da educação. Não temos muitos recursos naturais, então tivemos que aproveitar os talentos de todos os nossos cidadãos. O sistema educacional da classe mundial da Finlândia forma a base do sucesso do país; isso nos ajudou a encontrar soluções para desafios locais e globais. O núcleo desse sistema é formado por nossos professores, que são inovadores e confiáveis, nossos super-heróis que tornam tudo possível. À medida que o mundo muda, os sistemas educacionais devem evoluir para acompanhar e continuar a fornecer aos cidadãos as habilidades necessárias para seu crescimento futuro. Isso requer investimento contínuo em educação, pesquisa e aprendizagem ao longo da vida. As universidades finlandesas estão cada vez mais interessadas em colaborar com seus pares brasileiros em questões educacionais. É um prazer testemunhar a conclusão deste novo programa.

Luciano Orsi, presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Federasul) e prefeito de Campo Bom

O tema que envolve o programa tem inspiração em um país tão distante, mas que, com todas as diferenças, tem algo primordial a nos ensinar – a felicidade. E esta noite é um momento muito feliz e especial. Todos sabem que, para mim, a educação é a base para a formação de seres humanos preparados para o futuro. A educação transforma de muitas formas e esta parceria inédita, concretizada com a formação desta primeira turma da Feevale, mostra que é possível fortalecer laços, integrar culturas e aproveitar novas oportunidades que outros países, como a Finlândia, têm de bom a nos ensinar. A Famurs entende a importância de missões e cooperações internacionais para avançar na educação em nosso Estado. A formação continuada, somada às práticas inovadoras, é parte de uma educação de qualidade.

Outi Stüber, gestora do projeto de certificação docente pela Tampere University (em vídeo)

Ainda me lembro dos dias que passei no Brasil, em fevereiro de 2020. Eu tive o privilégio de visitar o lindo câmpus da Feevale quando finalizamos o planejamento do programa. Estávamos todos muito animados com os planos e a colaboração que criamos. Mal sabíamos o quanto nossos planos mudariam e o quanto aprenderíamos ao longo do processo, juntos. Acredito muito que, quando investimos na formação docente, conseguimos criar escolas melhores, pois uma melhor formação docente resulta em uma melhor prática docente. Desse modo, a formação de professores serve a um público mais amplo, pois, por mais que o foco seja dar suporte ao crescimento profissional dos acadêmicos, estamos trabalhando para as crianças e os adolescentes, para criar um futuro melhor para as próximas gerações. Tem sido uma trajetória maravilhosa até agora e eu gostaria de parabenizar a todos os participantes por concluírem o programa. Vamos continuar construindo um futuro melhor, juntos.


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