Profissional deve buscar aprendizados e habilidades no novo cenário do trabalho | Universidade Feevale

Profissional deve buscar aprendizados e habilidades no novo cenário do trabalho

19/08/2021 - Atualizado 20/08/2021 10h04min

profissional

Transformação do mundo do trabalho, acelerada pela pandemia, exigirá competências como criatividade, controle emocional e busca pelo conhecimento

A pandemia e o pós-pandemia levantam desafios para os profissionais que buscam sua colocação ou recolocação no mercado de trabalho. Uma das consequências deste período é a transformação e a reinvenção do trabalho, desde seus aspectos mais evidentes – como a ascensão do home office – até o âmbito mais pessoal. O relatório The Future of Jobs 2020, do Fórum Econômico Mundial, por exemplo, elenca 15 habilidades esperadas dos profissionais para 2025 (veja mais abaixo).

Para a professora Cristine Kassick, do curso de Gestão de Recursos Humanos da Universidade Feevale, a pandemia acelerou uma transformação que já vinha acontecendo no mundo do trabalho. Entre as principais mudanças, explica ela, estão o fato de se poder trabalhar de qualquer lugar, especialmente de casa, mas também foi necessário ajustar nossas necessidades de autocuidado e relacionamento interpessoal, uma vez que a distinção entre o público e o privado quase desapareceu.

Nesta retomada pós-pandemia, entendo que as competências e habilidades mais apreciadas serão a capacidade de resolver problemas complexos, a criatividade e a capacidade regulação emocional”, diz Cristine.

Para isto, os profissionais necessitam desenvolver adaptabilidade, resiliência, comunicação assertiva e não violenta, autonomia e responsabilidade.

Muito mais do que as competências técnicas, que são importantes, serão cada vez mais valorizadas as competências socioemocionais, avalia Cristine. “A boa notícia é que estas habilidades podem ser desenvolvidas e aprimoradas. Será fundamental para os profissionais que invistam no autoconhecimento e no desenvolvimento destas habilidades”, conclui.

Saúde e busca pelo aprendizado são importantes

Já a professora Maria Cristina Bohnenberger, também do curso de Gestão de Recursos Humanos, acredita que o profissional deve estar atento a todas as dimensões da saúde (física, mental, espiritual, social). “O senso de urgência, estimulado pelo contato permanente com a empresa possibilitado pela tecnologia, exigirá autocontrole e maturidade dos profissionais. Deverá ter a sabedoria para saber se conectar e se desconectar”, pontua. Além disto, acredita a professora, ele deverá estar disposto, e aberto, para o aprendizado constante que pode ser mediado pelos diversos espaços de formação (empresa, universidades, instituições) ou pelo seu interesse em buscar informações disponíveis em vários contextos.

As 15 principais habilidades de 2025

Ainda em 2020, o Fórum Econômico Mundial divulgou o The Future of Jobs Report*, que demonstrou que a pandemia e a recessão global criaram incertezas para o mercado de trabalho e acelerou a chegada do futuro do trabalho. Uma das conclusões a que o relatório chegou foi a necessidade de se investir mais em capital humano e social. Nesse cenário, o documento relacionou as 15 principais habilidades que os profissionais devem buscar para o cenário até 2025. São elas:

  • Pensamento analítico e inovação
  • Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem
  • Resolução de problemas complexos
  • Pensamento crítico e análise
  • Criatividade, originalidade e iniciativa
  • Liderança e influência social
  • Uso, monitoramento e controle de tecnologia
  • Projeto e programação de tecnologia
  • Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade
  • Raciocínio, resolução de problemas e ideação
  • Inteligência emocional
  • Solução de problemas e experiência do usuário
  • Orientação de serviço
  • Análise e avaliação de sistemas
  • Persuasão e negociação

*O relatório completo pode ser acessado pelo link: https://bit.ly/3mi63BE.

Acesso ao mercado de trabalho

A Universidade Feevale realiza ações para facilitar o acesso de seus acadêmicos ao mundo do trabalho. A Instituição mantém um grupo de trabalho responsável por gerir a pauta da empregabilidade, direcionando as ações a fim de aumentar, cada vez mais, o número de seus alunos em destaque no mercado de trabalho, incrementar parcerias com empresas e acompanhar estudantes e egressos em busca de colocação.

No dia 18 de agosto deste ano, por exemplo, estavam cadastradas 353 vagas no total, entre empregos e estágios, no endereço www.feevale.br/oportunidades, site que conecta os acadêmicos da Universidade a empresas em busca de novos profissionais. A cada mês, são cadastradas, em média, 300 novas vagas. Já o número de empresas com cadastro ativo na plataforma, na mesma data, era de 1082.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.