Professores de Esteio e da Feevale viajam à Finlândia em janeiro | Universidade Feevale

Professores de Esteio e da Feevale viajam à Finlândia em janeiro

24/10/2019 - Atualizado 19h02min

Município será o primeiro, entre os que possuem polos da Feevale, a adotar metodologias finlandesas


Convênio com Esteio


Dez professores da rede pública municipal de Esteio viajarão à Finlândia em janeiro do próximo ano para conhecer a Häme University of Applied Sciences (Hamk) e aprender sobre o funcionamento do sistema educacional finlandês, considerado um dos melhores do mundo. Eles estarão acompanhados por dois professores da Universidade Feevale, instituição parceira da Hamk no Brasil há cerca de 15 anos.

O convênio que viabiliza a participação dos docentes no programa de intercâmbio Finland Education Experience foi assinado na noite de quarta-feira, 24, durante jantar de encerramento do Seminário Estratégico Internacional – Beyond: Alliance for Knowledge (BAK), que reuniu representantes da Hamk e da VIA University College, da Dinamarca, parceiros estratégicos em cooperação internacional da Feevale, além de gestores do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), que também estão participando de atividades na Feevale nesta semana.

O termo de cooperação foi assinado pelo reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, e pelo prefeito de Esteio, Leonardo Pascoa. Também participaram do ato, o presidente da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), Roberto Cardoso, e o vice-reitor da Hamk, Janne Salminen. Esteio será a primeira cidade, entre as 11 que possuem polos da Feevale Digital, a trabalhar com metodologias finlandesas, a exemplo do que acontece, de forma pioneira no Brasil, na Universidade Feevale e na Escola de Aplicação Feevale.

Para o reitor Cleber Prodanov, a parceria da Feevale com a Prefeitura Municipal de Esteio está se fortalecendo cada vez mais. “Já trabalhamos, na nossa instituição, com modelos europeus, principalmente os finlandeses, que são referência em educação. É um novo caminho que estamos proporcionando na formação de nossos alunos. Um caminho mais objetivo, seguro e conectado com o século XXI, assim como deverá ocorrer em Esteio”, afirma.

Da mesma forma, o prefeito Leonardo Pascoal diz que a Feevale tem sido uma grande parceira. “Esse convênio vem coroar essa parceria com a Universidade e também com a Hamk, para que possamos possibilitar aos nossos professores uma formação de altíssimo nível, voltada especificamente para a educação básica, onde a Finlândia tem um dos melhores resultados globais”, destaca.

Parceria com a Finlândia

A Universidade Feevale possui parceria com instituições da Finlândia há cerca 15 anos, em especial com a Häme University of Applied Sciences (Hamk) e, mais recentemente, com a Finland University, consórcio que reúne quatro instituições de ensino do país: Universidade do Leste da Finlândia, Universidade de Tampere, Universidade de Turku e Universidade Åbo Akademi. Essas parcerias deram condições à Feevale de compreender a forma como o seu aluno aprende, que é diferente do estudante finlandês, canadense ou coreano, por exemplo, outros países com os quais foi pensada a formação em nível de graduação. Esse repensar, aliado às novas tecnologias, permitiu à Instituição oferecer, recentemente, uma proposta de formação em graduação totalmente inovadora, chamada Feevale Way.

A viagem dos docentes de Esteio e da Feevale para a Finlândia está prevista para ocorrer de 15 a 29 de janeiro. Uma das selecionadas pela Prefeitura para integrar a comitiva é a professora Jaqueline Viegas Pereira, da escola Maria Marques, que ganhou o prêmio Professor Destaque da 28ª Feira Municipal de Ciências e Ideias de Esteio (Femuci). Atualmente, o município possui 18 escolas de Ensino Fundamental e sete de Educação Infantil, totalizando cerca de 12 mil alunos e 800 professores.

A Hamk possui sete unidades na Finlândia e cerca de 7,2 mil estudantes. A comitiva gaúcha passará a maior parte do tempo no câmpus de Hämeenlinna, distante 100 km da capital finlandesa, Helsinque, e de Riihimäki, a 60 km da capital. O programa Finland Education Experience prevê a abordagem de temas como princípios do sistema educacional finlandês, sistema finlandês de formação de professores, habilidades do século XXI que todo aluno precisa, oficina sobre possibilidades de aprendizagem centrada no aluno no Brasil, comparação de culturas de aprendizagem entre a Finlândia e o Brasil, aprendizado ativo, aprendizagem baseada em fenômenos e robótica, entre outros, além de visita a escolas.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.