Primeiro Desafio Design Factory aproximará acadêmicos da metodologia de Design Thinking | Universidade Feevale

Primeiro Desafio Design Factory aproximará acadêmicos da metodologia de Design Thinking

03/04/2024 - Atualizado 04/04/2024 13h04min

centro de design

Em parceria com a Hamk, da Finlândia, e a Design Factory Global Network, evento acontece de 8 a 11 de abril, no Câmpus II da Feevale, e focará na resolução de um problema de um cliente real

A partir de uma parceria entre a Universidade Feevale e a Häme University of Applied Sciences (Hamk), da Finlândia, estudantes da Instituição participarão do primeiro Desafio Design Factory, de 8 a 11 de abril. Promovido pelo Centro de Design da Feevale, o evento reunirá acadêmicos dos cursos de Design, Moda e Arquitetura e Urbanismo em uma competição com abordagem multidisciplinar para a resolução de problemas reais. O desafio acontecerá, todos os dias, das 19h30min às 22h, no Centro de Design, localizado na sala 300 do prédio Arenito, no Câmpus II da Universidade.

Nessa primeira edição, mais de 60 estudantes participarão do Desafio Design Factory. No primeiro dia da atividade, eles conhecerão a problemática do desafio, que será apresentada pelo Hospital Conceição, de Porto Alegre. Após o briefing, os alunos serão conduzidos e assessorados por professores para o desenvolvimento de ideias inovadoras que buscarão solucionar o gargalo proposto, através da metodologia de Design Thinking. No último dia, que será no Hub One NH, os grupos apresentarão pitchs para uma banca avaliadora, composta por professores, participantes da Instituição e representantes do hospital.

Conforme o professor Juan Almada, coordenador do Centro de Design da Feevale, o Design Thinking é uma metodologia projetual com uma abordagem centrada no ser humano para inovação, que integra as necessidades das pessoas, as possibilidades da tecnologia e os requisitos para o sucesso dos negócios, necessitando da colaboração multidisciplinar, da experimentação rápida e do pensamento iterativo para desenvolver soluções criativas e centradas no usuário.

Promover desafios como esse nos aproxima de uma realidade de mercado que precisa constantemente resolver problemas reais, fazendo com que nossos alunos consigam exercitar todo conhecimento adquirido em sua trajetória na graduação. Dessa forma, impactamos o aprendizado, gerando experiências e trocas multidisciplinares com outras áreas do ensino, além de possibilitar o entendimento da cultura de desenvolvimento de soluções através do Design”, afirma Almada.

Parceria com instituição finlandesa na área do Design

A Universidade Feevale tem parceria, desde 2006, com a Häme University of Applied Sciences (Hamk), da Finlândia. A instituição nórdica, reconhecida pela qualidade de ensino, possui uma unidade do Design Factory, em que os acadêmicos são imersos em uma cultura de resolução de problemas a partir do design, tendo como processo a problematização, definição, idealização, prototipação e teste de novas ideias. Buscando uma aproximação desta rede e da instituição parceira, o professor Juan Almada, coordenador do Centro de Design, esteve, recentemente, visitando os espaços e acompanhando um evento promovido pela Hamk Design Factory, a fim de entender formas de implementar essa cultura e atividades similares na Feevale.

O propósito é estreitar laços com a Design Factory Global Network (DFGN), rede global de instituições de ensino superior, organizações de pesquisa e empresas que colaboram para promover a inovação e o empreendedorismo por meio do Design Thinking e da prototipagem rápida. Fundada na Finlândia, a DFGN tem como objetivo criar um ambiente interdisciplinar e criativo onde estudantes, pesquisadores e profissionais possam trabalhar juntos em projetos desafiadores e interculturais.

Sobre o Centro de Design da Feevale

O Centro de Design da Feevale é um espaço de experimentação, desenvolvendo soluções criativas, pesquisa e estratégia e gerando um impacto sistêmico com o objetivo de fomentar a inovação e o empreendedorismo nos alunos, comunidade e mercado. O Centro, vinculado diretamente aos cursos de Design, Moda e Design Gráfico da Instituição, desenvolve atividades em parceria com empresas de segmentos específicos, podendo ser contatado para serviços pelo email centrodedesign@feevale.br.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.