Prepare-se para a entrevista de emprego, seja on-line ou presencial | Universidade Feevale

Prepare-se para a entrevista de emprego, seja on-line ou presencial

17/11/2021 - Atualizado 15h26min

entrevista

Professora da Universidade Feevale, Cristine Kassick, dá dicas para quem está participando de processos de seleção

A entrevista de emprego continua sendo um dos momentos mais importantes no processo de seleção. “É o momento em que o candidato vai conhecer a empresa e a empresa vai conhecer o candidato”, afirma a professora do curso de Gestão de Recursos Humanos e coordenadora do Centro Integrado de Psicologia da Universidade Feevale, Cristine Kassick.

Atualmente, por conta da pandemia, as entrevistas virtuais estão mais frequentes, o que facilita muito a participação em processos seletivos, pois não se faz necessário o deslocamento, ao menos em uma ou duas etapas do processo seletivo. No entanto, mesmo se a entrevista for on-line, alguns cuidados que se tomariam caso fosse presencial devem ser observados.

A professora Cristine dá algumas dicas, confira:

  • Atenção com o horário, não chegue atrasado – caso a entrevista seja virtual, observe o link enviado pelo entrevistador e entre, ao menos, cinco minutos antes da hora marcada.
  • Quando a entrevista for presencial, desligue (ou deixe sem som) o celular; caso esteja com alguma emergência (doença na família, por exemplo), avise o entrevistador que existe uma situação extraordinária e que o celular terá que ficar ativo. De modo geral, entrevistadores preferem ser avisados a serem pegos de surpresa no meio da entrevista.
  • Dispense acessórios (fones de ouvido, tablets, óculos escuros no cabelo ou outras peças chamativas) durante a entrevista, mantenha o foco.
  • Quando a entrevista for virtual, garanta que não será interrompido por alguém. Busque um cômodo tranquilo e que possa fechar a porta, avise seus familiares ou as pessoas que dividem o ambiente sobre a necessidade de silêncio e não interrupção no momento da entrevista.
  • Use roupas discretas e adequadas à temperatura e ao estilo da empresa (algumas empresas são mais formais, outras mais informais); mesmo que a entrevista seja virtual, use uma roupa adequada à situação de entrevista.
  • Antes da entrevista, informe-se sobre a empresa, visite o site, a página nas redes sociais, veja quais são as suas características, valores, serviços, parceiros de negócios, etc. Essas informações podem ajudar na hora da entrevista.
  • Durante a entrevista, fique atento às perguntas, seja sincero, claro e objetivo nas respostas; não tente “impressionar” o entrevistador e seja você mesmo.
  • Evite usar gírias, diminutivos ou expressões que revelem muita intimidade, lembre-se que a entrevista é uma situação mais formal e profissional; contudo, observe o entrevistador: alguns são mais formais, outros mais descontraídos.
  • Caso não tenha compreendido alguma pergunta feita, explique ao entrevistador e peça para que ele a repita. Às vezes a ansiedade que uma entrevista desperta pode fazer com que não compreendamos alguma questão.
  • Prepare-se para responder questões difíceis, fique atento para não falar mal de experiências anteriores ou de pessoas com as quais trabalhou; não revele situações sigilosas ou constrangedoras dos empregos anteriores.
  • Apresente sua experiência profissional de forma a demonstrar seu desenvolvimento profissional; caso seja seu primeiro emprego, mostre entusiasmo com a proposta.
  • Por fim, seja você mesmo. Lembre-se que a entrevista é seu primeiro contato com a empresa, mostre suas reais qualidades, seja autêntico, pois isso pode ajudar. Caso não seja selecionado, pense que outras oportunidades virão e cada processo seletivo é um aprendizado. Prepare-se para a próxima!

Acesso ao mercado de trabalho

Em um cenário como o do Brasil, em que o salário de quem possui curso superior, praticamente, dobra em relação a quem não possui (conforme dados do relatório Education at a Glance, de 2020, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE), a Universidade Feevale realiza ações para facilitar o acesso de seus acadêmicos ao mundo do trabalho. A Instituição mantém um grupo responsável por gerir a pauta da empregabilidade, direcionando as ações a fim de aumentar, cada vez mais, o número de seus alunos em destaque no mercado de trabalho, incrementar parcerias com empresas e acompanhar estudantes e egressos em busca de colocação. Um dos benefícios é o site www.feevale.br/oportunidades, que conecta os acadêmicos da Universidade às empresas que estão em busca de novos profissionais. No momento, há 469 vagas ativas; no segundo semestre deste ano, foram abertas, em média, 350 novas oportunidades por mês. Já o número de empresas com cadastro ativo na plataforma, até o momento, é de 920.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.