Pesquisa da Feevale levantará indicadores de saúde de trabalhadores do Suas no RS | Universidade Feevale

Pesquisa da Feevale levantará indicadores de saúde de trabalhadores do Suas no RS

01/04/2024 - Atualizado 28/03/2024 16h33min

Dados possibilitarão o desenvolvimento de ações voltadas à saúde mental da categoria

Pesquisa Suas

Um levantamento sobre a precarização do trabalho e a saúde mental de trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas) do Rio Grande do Sul está sendo realizado pela Universidade Feevale. Os dados coletados serão utilizados no estudo Trabalhadores do Suas no Rio Grande do Sul: precarização, vivências e indicadores de saúde e adoecimento no trabalho, que integra o Núcleo de Pesquisa e Intervenção em Saúde, Trabalho e Justiça Social (Nupsitra) da Instituição e é coordenado pela professora Carmem Regina Giongo.

Compreender os indicadores de saúde desses profissionais possibilitará o desenvolvimento de planos e projetos voltados ao cuidado em saúde mental da categoria”, indica a docente.

A pesquisa objetiva analisar os fatores de precarização do trabalho, compreender as vivências de trabalho e descrever os indicadores de saúde e de adoecimento das equipes técnicas que atuam nos serviços do Suas no Estado. Ela está sendo desenvolvida com parceria da rede municipal e estadual de assistência social e de fóruns de trabalhadores, bem como de entidades de financiamento e apoio à pesquisa. “Esse esforço colaborativo reflete o compromisso conjunto com a melhoria das condições de trabalho e saúde dos profissionais do setor”, conclui a pesquisadora. Profissionais do Suas podem contribuir com o estudo, até junho de 2024, respondendo ao questionário disponível em feev.as/pesquisa-suas.

Sobre o Suas

A assistência social é um direito de todos os cidadãos e, no Brasil, é assegurada por meio do Sistema Único de Assistência Social. Seu objetivo é garantir a proteção social aos cidadãos, apoiando a comunidade no enfrentamento de dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos. Com um modelo de gestão participativa, o Suas articula os esforços e os recursos dos municípios, estados e União para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social.

Sobre o Nupsitra

Com o objetivo de desenvolver estudos e intervenções em âmbito nacional e internacional com compromisso ético e político, visando a promoção da saúde no trabalho e a justiça social, o grupo de pesquisa realiza suas atividades junto ao mestrado em Psicologia da Universidade Feevale. Nesse contexto, a equipe desenvolve estudos em rede, envolvendo universidades e organizações públicas e da sociedade civil.

O grupo orienta sua atuação para a criação de pesquisas vinculadas à pós-graduação stricto sensu, mas também para demandas sociais provenientes de sindicatos, movimentos sociais e órgãos públicos e privados. Esses estudos são desenvolvidos a partir de abordagens teóricas críticas, empregando uma variedade de estratégias metodológicas e promovendo a transformação social através de publicações científicas e ações sociais educativas no campo da saúde, do trabalho e da justiça social.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.