Pesquisa analisará os efeitos psicossociais da pandemia no Brasil | Universidade Feevale

Pesquisa analisará os efeitos psicossociais da pandemia no Brasil

21/10/2021 - Atualizado 15h36min

Médico

Estudo do mestrado em Psicologia da Feevale começa com a disponibilização de questionários que podem ser respondidos por profissionais de saúde e famílias

O mestrado em Psicologia da Universidade Feevale iniciou um estudo que tem o objetivo de conhecer as vivências de profissionais que atendem a famílias e, também, de famílias ao longo da pandemia de Covid-19 no Brasil, a fim de mapear as condições causadoras de sofrimento psíquico. A pesquisa Efeitos psicossociais da pandemia de Covid-19 nas famílias no Brasil, coordenada pelo professor Rogério Lessa Horta, começou por meio de dois questionários que já estão disponíveis on-line. Podem responder aos formulários os profissionais de saúde de qualquer serviço ou atividade, que tenham atendido a famílias durante a pandemia, ou pessoas que tenham estado em atendimento, bem como pessoas em geral, desde que maiores de 18 anos.

Os pesquisadores esperam que os questionários – que contêm áreas para relatos livres sobre vivências na pandemia – sejam respondidos por, no mínimo, 250 profissionais e 2.125 famílias. Após a análise das respostas, o estudo buscará melhor compreender a relação entre as condições em que vivem as famílias e o enfrentamento dos desafios que possam descrever, como o sofrimento psíquico, a ocorrência de transtornos mentais graves ou por uso de substâncias no domicílio, gestações não planejadas, abandono escolar e registros de violência doméstica no período da pandemia, por exemplo.

O estudo tem a colaboração dos professores Marlene Neves Strey e Marcus Levi Lopes Barbosa, além do apoio dos docentes: Patricia Manozzo Colossi, das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat); Ieda Zamel Dorfman, da Associação Gaúcha de Terapia Familiar (Agatef); Olga Garcia Falceto e Eliana Gallo, do Instituto da Família de Porto Alegre (Infapa); Angel Martinez Hernaez, da Universitat Rovira i Virgili, da Espanha; Paul Springer, da University of Nebraska, nos Estados Unidos; e Márcio Mariath Belloc, da Universidade Federal do Pará. A pesquisa também conta com o apoio da Associação Rede Unida e da Associação Brasileira de Terapia Familiar (Abratef).

Confira como responder à pesquisa:

  • Questionário para profissionais de saúde (disponível até março/2022): www.feev.as/1d6a068

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.