Mostra internacional de arte postal pode ser visitada no Teatro Feevale | Universidade Feevale

Mostra internacional de arte postal pode ser visitada no Teatro Feevale

18/10/2022 - Atualizado 12h52min

exposição cartografias

Com o tema Cartografias da Desilusão Colonial, exposição conta com trabalhos oriundos de sete países

A Universidade Feevale realiza, no Espaço Cultural Feevale, localizado no Teatro Feevale, a II Exposição Internacional de Arte Postal – Cartografias da Desilusão Colonial. Participam da mostra, aberta para visitação até o dia 8 de janeiro de 2023, 171 artistas de sete países: Espanha, Itália, Portugal, Bélgica, Romênia, Estados Unidos e Brasil. A exibição é uma parceria do PPG em Processos e Manifestações Culturais com a Universidade de Múrcia, da Espanha, e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, de Portugal. A organização é do projeto Galerias Feevale em Trânsito.

Esse é um evento que tem o objetivo de fortalecer as parcerias internacionais de nossa Instituição”, explica uma das coordenadoras da exposição, Laura Ribero Rueda.

Sobre a temática

Para a realização da mostra, foi realizado uma convocatória em que artistas de qualquer lugar do mundo deveriam encaminhar uma obra no formato de ate postal. O tema Cartografias da Desilusão Colonial diz respeito à empresa colonial ibérica, que maculou o destino da humanidade, desde o século XV, ao rasgar oceanos e violar territorialidades. Imagens que orientaram o pensamento europeu ao longo de séculos, principalmente entre os anos de 1580 e 1640, quando a união das duas coroas transformou o Pacífico em oceano espanhol, ainda permanecem significando em territórios outrora dominados. O imaginário colonial ainda é materializável nos processos da cultura das ex-colônias das Américas e da África.

Embora com particularidades nos processos colonialistas de Portugal e Espanha, violência, silêncio e perversão foram marcas perpetuadas pelos atores das forças coloniais, os quais impuseram uma dor infinda nas sociedades autóctones. Esse movimento gestou um estar entre a euforia e a disforia, entre o reconhecimento do outro e a negação de si, desvelando sensações de pertença e de (des)pertencimento do imaginário colonial. A chamada reúne materialidades artísticas (arte postal) que colocam em perspectiva as articulações do imaginário ibérico que se apresentam pulverizadas pelo mundo em suas múltiplas nuances desde o século XV até a contemporaneidade.

SERVIÇO

  • Data: até 8 de janeiro de 2023
  • Local: Espaço Cultural Feevale: 4º andar do Teatro Feevale, no Câmpus II da Universidade
  • Horário: de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h
  • Agendamento de visitas mediadas: somosterritorionomade@gmail.com
  • Realização: projeto Galerias Feevale em Trânsito. Coordenação: Alexandra Eckert e Laura Ribero Rueda
  • Produção: Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale; Programa de Pós-graduação em Ciências da Cultura Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; e Grupo de Pesquisa Arte e Políticas de Identidade da Universidade de Múrcia
  • Coordenação: Aurora Alcaide Ramírez, Claudia Schemes, Daniel Conte, Fernando Moreira, Laura Ribero Rueda, Orquídea Maria Ribeiro Moreira
  • Apoio: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs); e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)
  • Bolsistas e estudantes: Ana Clara Dieter, Amanda Noé, Vítor Macedo e Roberto Joaquim da Silva Filho
  • Agradecimentos: Diogo Mascarenhas, Cristiane Lawall, Walter Karwatzki, Thais da Rosa, Paula Goulart da Silva, Glauber Soares, Salete Rodrigues, Eliane Rodrigues, Danieli Robinson, Ariadny Amaral, Rochele Prass, Marcia da Silva e Felipe Lima

Veja mais fotos:


II Exposição Internacional de Arte Postal – Cartografias da Desilusão Colonial

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.