Mostra Entre Terras e Oceanos é inspirada em poemas de autoras africanas, americanas e europeias | Universidade Feevale

Mostra Entre Terras e Oceanos é inspirada em poemas de autoras africanas, americanas e europeias

08/09/2021 - Atualizado 10h01min

Entre terras e oceanos

Atividade, promovida pela Feevale em parceria com universidade espanhola, é gratuita e terá início em 21 de setembro

O Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale promove, em parceria com a Universidad de Murcia, da Espanha, a mostra Entre Terras e Oceanos: múltiplas vozes femininas. A exposição, que acontecerá de 21 de setembro a 15 de outubro, no formato digital, abordará a arte e a poesia em resposta aos processos de migração e de colonização. Os trabalhos poderão ser conferidos na página do projeto de pesquisa Território Nômade no Instagram (@nomade.territorio) e no canal do programa Conexão Cultural Feevale no YouTube.

Elaborada pelos alunos da disciplina de Estética, Ética e Processos Culturais do PPG em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale e do mestrado em Produção e Gestão Artística da Universidad de Murcia, a mostra tem como objetivo promover debates a respeito das produções femininas de poetas pertencentes ao “Triângulo Atlântico”. Para isso, apresentará obras inspiradas por poemas de autoras africanas, americanas e europeias.

Para evidenciar temas como a resistência e a luta pela liberdade, a mostra proporciona reflexões a respeito dos processos de dominação possibilitados pelo sistema capitalista e as dificuldades enfrentadas por aqueles cuja história é constantemente suprimida. A edição conta, também, com dois focos principais: o formato on-line e a acessibilidade para diferentes públicos, incentivando a inclusão social. Durante a montagem da exposição e os processos de criação dos artistas, foram realizados importantes estudos sobre como ampliar, compartilhar e criar alternativas para aproximar a arte e a inclusão.

Doze artistas brasileiros e espanhóis participam da mostra. Destinada à comunidade interessada em artes, a atividade conta com a colaboração do projeto social Centro de Educação em Direitos Humanos (Ceduca DH), do Movimento Teatral Feevale, do Programa de Educação Tutorial (PET) e do grupo de pesquisa Arte y Políticas de Identidad, da Universidad de Murcia.

Além da mostra, estão previstas três lives, que acontecerão em quartas-feiras, sempre às 19h30min. No dia 29 de setembro, Arte e poesia, onde Daniel Conte fala com a poeta Ana dos Santos. No dia 6 de outubro, Criação na exposição Entre Terras e Oceanos, com os artistas Alex Ramirez, Amanda Becker e Karina Koch. E no dia 13 de outubro, Arte e acessibilidade, onde Malu Meinhart conversa com Bianca Moraes, Denise Azeredo e Cristiane Lawall.

Ficha técnica

Mostra: Entre Terras e Oceanos: múltiplas vozes femininas

Data: 21 de setembro a 15 de outubro

Curadores: Laura Ribero Rueda, Aurora Alcaide Ramírez e Daniel Conte

Artistas: Alex Ramirez, Amanda Becker, Cristiane Lawall, Denise Azeredo, Diego Gutérrez Gambín, Fernanda Rodrigues, Karina Koch, María Briones, María Gea, María Milanés Carrillo, Riano Marques e Rocío Nicolás

Inspiração: a mostra é baseada nos poemas de Ana dos Santos, Conceição Evaristo de Brito, Consuelo Hernández, Deusa d'África, María Garal, Peña Monje e Shirley Campbell

Comitê organizador:

Projeto de pesquisa Território Nômade: Camila Bauermann, Camila Vedana, Danieli Robinson, Gabriel de Souza, Gilbele Ughini, Marcia da Silva e Vítor Macedo

Alunos da pós-graduação Feevale: Amanda Fernandes, Ana Raquel Barth Moraes, Andreas Rodrigo Schenkel, Bianca Reis de Moraes, Claiton Borges da Silva, Débora Priscila Marasca, Elen Waschburger, Emanuele Barbosa, Francisco da Silva Pedroso, Giovanna Aparecida Lisboa Dai-Prá, Isaque Gomes Correa, Janaína Vieira da Silva, Joseane Isabel da Silva, Justine Prinstrop, Laura Severo Ribeiro, Lauren Maria Feder da Silva, Marluci Meinhart, Taís Ribeiro Carvalho e Yara Fernanda Chimite

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.