Moradores em situação de rua de Campo Bom conhecem a Biblioteca Feevale | Universidade Feevale

Moradores em situação de rua de Campo Bom conhecem a Biblioteca Feevale

27/04/2023 - Atualizado 16h04min

Atividade foi planejada pelo Creas de Campo Bom em parceria com o projeto social Da Rua Para'Noia, da Universidade

Da Rua Para Noia

Um grupo de moradores em situação de rua de Campo Bom que criou uma biblioteca comunitária a partir da coleta de livros descartados visitou a Biblioteca Feevale na última semana, no Câmpus II da Universidade. A atividade, organizada pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Campo Bom em parceria com o projeto social Da Rua Para'Noia, da Instituição, buscou oportunizar que os indivíduos conhecessem os métodos de organização de uma biblioteca para aplicarem em seu próprio acervo.

Foi no dia da visita que Iolando José da Silva e Carlos Eugênio Borges, usuários do Creas em Campo Bom, conheceram pela primeira vez uma universidade. Além das curiosidades a respeito dos processos automatizados do espaço, Silva relatou que já havia passado pela Universidade diversas vezes, mas "não sabia que podia entrar”. O grupo conheceu os métodos de organização dos 200 mil livros do acervo da Biblioteca Feevale e também visitou o Núcleo de Mídias Sonoras.

A visita foi acompanhada pela assistente social Bianca de Souza e pelo educador social Valter Chereta, do Creas de Campo Bom. Ele relata que o serviço atende a aproximadamente 60 pessoas em situação de rua, que “utilizam o tempo de espera antes do banho para lerem os livros da biblioteca comunitária, construída por eles mesmos”.

O projeto social Da Rua Para'Noia desenvolve oficinas com pessoas em situação de rua por meio do Centro de Referência Especializado em População em Situação de Rua (Centro POP) de Novo Hamburgo. “É muito importante que as pessoas em situação de rua também acessem esses espaços, para pensar em outras possibilidades através dos livros”, conta Gabriele Soares, voluntária no projeto.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.