Mesmo em meio à pandemia, acadêmicos de licenciatura realizam atividades qualificadas em seis escolas públicas | Universidade Feevale

Mesmo em meio à pandemia, acadêmicos de licenciatura realizam atividades qualificadas em seis escolas públicas

29/07/2021 - Atualizado 10h54min

pibid

Programa de iniciação à docência da Feevale promove a integração entre o Ensino Superior e a Educação Básica

Na última semana, aconteceu o encerramento das atividades do primeiro semestre do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Feevale (Pibid). O programa, viabilizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Ministério da Educação (MEC), tem o objetivo de apoiar estudantes de licenciatura em sua iniciação no ensino, visando aprimorar a formação docente, valorizar o magistério e contribuir para a elevação do padrão de qualidade da Educação Básica no Brasil.

Na Feevale, o Pibid envolveu, no primeiro semestre de 2021, 48 acadêmicos dos seis cursos de licenciatura da Instituição: Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, História, Letras e Pedagogia. As atividades foram desenvolvidas em seis escolas municipais da região, três das quais com aulas inteiramente a distância e três com sistema híbrido de ensino, beneficiando mais de 200 alunos da rede pública. Em Novo Hamburgo, participaram as seguintes Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) e seus respectivos supervisores: Arnaldo Grin (Cristiane Martins); Francisco Xavier Kunst (Daiane Ferrari); Adolfina J.M. Diefenthäler (Carin Naissinger) e Martha Wartenberg (Said Salomón). Já em Campo Bom, as atividades foram realizadas nas EMEF Genuíno Sampaio, com supervisão de Vera Jacobus, e 25 de Julho, com supervisão de Sandra Brand.

Entre as ações do grupo, houve um momento de formação, bem como uma socialização com a presença de professores supervisores das escolas, pibidianos – como são chamados os alunos participantes do Pibid – e os coordenadores da Universidade. Ao longo do semestre, foram realizadas atividades como o projeto Educando para a sustentabilidade ambiental e cidadania: a escola que queremos no século XXI, que atuou nas áreas de Ciências Biológicas, Pedagogia e História. Outro projeto desenvolvido foi o Múltiplas linguagens na escola: corpo, arte e escrita, cujo foco foram as práticas pedagógicas para promover o letramento, o uso de diferentes códigos, a relação com variadas formas de expressão e com a diversidade cultural, envolvendo acadêmicos dos cursos de Letras, Artes e Educação Física.

De acordo com a coordenadora Institucional do Pibid na Feevale, professora Márcia Blanco Cardoso, neste semestre que se encerrou, foi possível observar que as dificuldades e a distância impostas pela pandemia de Covid-19 não diminuíram a qualidade das ações realizadas. “Ficamos muito felizes com o resultado e consideramos fundamental partilhar com todos que nossos acadêmicos foram sensacionais, até porque estamos em um momento de grande perda de bolsistas, em função de dificuldades econômicas enfrentadas no país”, ressalta. O Pibid na Instituição tem a participação, ainda, das professoras Suelen Nobre e Caroline Bertani, coordenadoras dos subprojetos Áreas Ciências Biológicas, História e Pedagogia e Áreas Artes, Letras e Educação Física, respectivamente.

Saiba mais

O Programa de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Feevale (Pibid) tem o intuito de qualificar a formação dos estudantes dos cursos de licenciatura envolvidos, promovendo a integração entre o Ensino Superior e a Educação Básica. Os acadêmicos participantes têm a possibilidade de desenvolver o senso crítico, o espírito investigativo, a criatividade, bem como a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos construídos ao longo do curso. Nesse processo, a participação das escolas públicas é fundamental, pois contribui para a formação dos futuros professores.

Os acadêmicos dos cursos de licenciatura da Feevale participam do Pibid por meio de bolsas, e são selecionados a partir de editais, publicados no início de cada semestre quando surgem novas vagas. Para o próximo semestre, está aberto o edital com 10 vagas para o subprojeto Artes Visuais, Letras e Educação Física, com inscrições até o dia 10 de agosto. Mais informações, como o edital completo, podem ser obtidas no site www.feevale.br/pibid. Outras dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail pibid@feevale.br.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.