Jogo auxilia alunos a entenderem a Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos | Universidade Feevale

Jogo auxilia alunos a entenderem a Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos

26/02/2021 - Atualizado 13h33min

Criado por projeto social da Feevale, jogo pode ser acessado gratuitamente

bacia

O que as pessoas sabem sobre os corpos hídricos próximos a suas residências ou sobre a bacia hidrográfica à qual pertencem? Para o professor Rage Weidner Maluf, participante do projeto social Educação Socioambiental na Bacia do Rio dos Sinos, desenvolvido pela Universidade Feevale, os docentes das escolas podem, além de trabalhar o assunto em sala de aula, promover saídas de campo para esses locais. “A partir disso, o estudante poderá analisar a situação de conservação desses mananciais e pontuar possíveis soluções para os problemas encontrados”, opina.

Enquanto não é possível promover essas saídas de campo em função das restrições provocadas pela pandemia de coronavírus, o projeto social lançou um jogo digital, criado pelo professor Gabriel Simões, sobre a Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos e seus afluentes. No jogo, que pode ser acessado gratuitamente em www.feevale.br/projetossociais, o aluno terá uma ideia do formato da bacia e sua posição frente aos pontos cardeais. Além disso, poderá indicar onde o seu município se encontra e fortalecer alguns conceitos importantes, como por exemplo, de foz, nascente e afluente.

As regras do jogo são simples. Um mapa da bacia mostra os vários cursos d’água, desde pequenos arroios e rios que formam as sub-bacias, até o Rio dos Sinos como formador principal. Junto ao mapa, são mostradas palavras de determinados locais, bem como uma rosa dos ventos. O aluno deverá posicionar a rosa dos ventos de acordo com o mapa e arrastar as palavras (foz, nascente e afluente) para as posições corretas. O jogo aponta se a opção escolhida está correta ou não. “Essa é uma bela maneira de aprender brincando”, afirma o professor Rage Maluf.

Sobre a Bacia
A Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos é formada por 32 municípios. O Rio dos Sinos, seu principal curso, possui cerca de 190 km de extensão, desde Caraá (nascente) até Canoas (foz), junto ao Delta do Jacuí. Entre os seus afluentes estão os rios Rolante, da Ilha e Paranhana, todos pela margem direita e com nascentes nos municípios de São Francisco de Paula e Canela, na região serrana.

Saiba mais
O projeto social Educação Socioambiental na Bacia do Rio dos Sinos é desenvolvido pela Universidade Feevale, por meio da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Proppex). Focado na formação continuada de professores da Educação Básica dos municípios integrantes da Bacia, o projeto busca a promoção e a incorporação de uma atitude socioambiental e a ampliação da consciência ambiental da comunidade.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.