Inova RS encerra o ano mais próximo de seu objetivo: tornar a região referência em inovação | Universidade Feevale

Inova RS encerra o ano mais próximo de seu objetivo: tornar a região referência em inovação

02/12/2021 - Atualizado 13h48min

inova rs

Última reunião do ano da Mesa gestora aconteceu no final de novembro

A Região Metropolitana e Litoral Norte do programa Inova RS encerra o ano apresentando relevantes resultados no que diz respeito a tornar a região referência em inovação, sendo esta uma estratégia de desenvolvimento social e econômico. A última reunião do ano da Mesa gestora ocorreu no final de novembro e reuniu representantes de entidades de diversos setores, como universidades, governos, empresas e sociedade civil organizada. Além de apresentar a avaliação da própria Mesa sobre as ações realizadas pela equipe de gestores, foram apresentados os resultados dos projetos específicos que vêm sendo desenvolvidos.

Na área estratégica de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), o projeto RS³ já realizou duas edições do Start Futuro, evento de sensibilização para estudantes de nível médio e superior, e agendou outra atividade para o dia 8 de dezembro, às 19h, em parceria com Instituto Caldeira. O projeto também apresentou avanço no desenvolvimento do Inova ID-RS, a identidade digital que permitirá a integração de informações e compartilhamento de serviços entre os ambientes de inovação do Estado. Além disso, em 2022 será realizado um evento de conexão entre empresas tradicionais e startups.

Na área da saúde, o Inova RS promoveu quatro edições do evento Jornada da Inovação em Saúde, com a sensibilização de diversos públicos, e avança no desenvolvimento de uma trilha de capacitação voltada à saúde digital e no levantamento das iniciativas de inovação em saúde em Porto Alegre, cidade selecionada para ser o piloto desse mapeamento.

Outra área estratégica do Inova RS na região é a educação. Nesse sentido, o projeto Hora de Empreender apresentou o resultado alcançado em 2021, chegando a 177 estudantes, em três escolas de Gravataí, Novo Hamburgo e Santo Antônio da Patrulha, tendo mobilizado 49 multiplicadores voluntários. Para o próximo ano, planeja-se expandir o seu alcance e impactar mais comunidades através desse projeto de fomento à educação empreendedora.

Por fim, o projeto voltado à área da economia criativa já realizou um webinário para sensibilizar sobre o potencial econômico dessa atividade na região, assim como estruturou uma jornada de capacitação para gestores públicos, a ser produzida e disponibilizada nos primeiros meses de 2022. O projeto também avança no desenvolvimento de uma metodologia de levantamento de dados para medir o potencial criativo das cidades. Além disso, trabalha na articulação com os municípios para apresentação da minuta de lei desenvolvida para incentivar a economia criativa, tendo Gravataí e Santo Antônio da Patrulha como os mais engajados. Juntamente ao RS Criativo, da Secretaria da Cultura do Estado (Sedac), o grupo ainda está desenvolvendo uma plataforma unificada com sistema de intranet, para alocação de cursos de capacitação.

Ao fim da reunião, os representantes das instituições que formam a Mesa da Região Metropolitana e Litoral Norte do Inova RS apresentaram o desejo de continuação dos projetos apresentados, tendo em vista o impacto que todos conseguiram gerar no curto espaço de tempo que vêm sendo desenvolvidos e a necessidade de dar prosseguimento ao trabalho realizado. A equipe de gestores do Inova RS na região, Aline Jansen, Luiza Malheiros e Yuri Ribeiro, também tem atuado como fomentadora de inovação através das conexões que têm sido geradas. A equipe já se reuniu com diversos gestores municipais, instituições acadêmicas e empresas da região e vem trabalhando ativamente para tornar a região uma referência em inovação.

O que é o Inova RS?

O Inova RS foi lançado em agosto de 2019 pelo governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia. O objetivo é tornar o Estado referência global em inovação como estratégia de desenvolvimento local.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.