Festival on-line da Escola de Aplicação Feevale apresenta curtas inspirados em Machado de Assis | Universidade Feevale

Festival on-line da Escola de Aplicação Feevale apresenta curtas inspirados em Machado de Assis

24/11/2020 - Atualizado 11h

Outros Olhares bastidores

Nas produções, estudantes do Ensino Médio relacionam a obra do autor brasileiro com temas próximos da sua realidade

O resultado de um ano de trabalho dos estudantes da 2ª etapa do 1º ciclo do Ensino Médio da Escola de Aplicação Feevale, que produziram curtas-metragens inspirados na obra de Machado de Assis, poderá ser conferido nesta sexta-feira, 27. O Festival Curta(s) em Casa! – Festival Outros Olhares, que acontecerá a partir das 9h, apresentará seis curtas desenvolvidos pelos estudantes no projeto transdisciplinar Outros Olhares. Os trabalhos participarão de uma premiação realizada a partir de júri técnico e popular em várias categorias relacionadas à arte do cinema. Os ganhadores receberão troféus personalizados em uma cerimônia que será realizada no primeiro semestre de 2021. A comunidade poderá assistir ao Festival pelo Facebook da Escola: www.facebook.com/escolafeevale.

As atividades para o desenvolvimento dos curtas, coordenadas pelos professores Luciano Dirceu dos Santos e Ana Cândida Santos de Carvalho, começaram com o estudo de obras selecionadas de Machado de Assis e prosseguiu em diferentes fases. Entre elas, destacam-se discussões das obras, workshops, escrita de roteiro, produção, edição e pós-produção. A fase de workshops serviu para preparar os estudantes nas linguagens cinematográficas para a consequente produção de seus próprios curtas. Houve oficinas de maquiagem, figurino, história do cinema, atuação, crítica de cinema, cinema internacional, direção, roteiro e produção, por exemplo. Este ano contou com uma particularidade, pois, em função da pandemia de coronavírus, os estudantes precisaram encontrar formas de contornar as limitações do distanciamento social e gravar seus projetos dentro das normas de segurança.

Conforme o professor de Literatura, Luciano Dirceu dos Santos, Machado de Assis ainda é muito acessível para os jovens, pois trata de temas atemporais e, com as devidas adaptações de linguagem, seus textos conseguem trazer discussões sobre a forma como se vive nos dias atuais.

Machado de Assis fazia a análise da sua sociedade, com problemas que não são muito diferentes na nossa época, e podemos encontrar paralelos muito próximos na vida dos adolescentes, que conseguem traduzir essas inquietações em forma de roteiros cinematográficos”, explica o professor.

Para os estudantes, é uma oportunidade de, além de conhecer a obra do autor, exercer a criatividade.

No começo, estava apreensivo em como iria conseguir criar algo diferenciado, sendo que o roteiro tinha que ser baseado em contos de Machado de Assis. Porém, durante a escrita percebi que, na verdade, essa temática não restringia muito sobre o que eu poderia escrever, sendo que os contos do Machado de Assis são bem diversificados e conceituais. Agora, vejo o quão divertido o projeto foi, após ter a chance de escrever uma história que me orgulha”, conta Tomás Bohn, de 17 anos.

Conheça os curtas:

  • Jasmim, de Ana Meireles
  • Espelhos da Alma, de Matheus Pinto de Moraes
  • Opprimentes, de Rebeca Matzenbacher e Henrique Henkes
  • Papillon, de Isis Perez Joner
  • Delírios, de Bárbara Mel Cunha Dias
  • Dissociação, de Bethania Volmer Spiecher

bastidores Outros Olhares

18 anos adaptando o realismo de Machado de Assis para a atualidade

No ano em que Memórias Póstumas de Brás Cubas, um dos principais romances de Machado de Assis, teve sua nova edição em inglês esgotada no primeiro dia de venda nos Estados Unidos, o Outros Olhares chega à maturidade. O projeto começou nas disciplinas de Literatura e Língua Portuguesa, em 2002, com o propósito de possibilitar, aos estudantes, um maior conhecimento da obra literária de Machado de Assis, tendo sido chamado, em algumas edições, de Cine Machado. Ao longo do tempo, foi incorporando, além de Ciências da Linguagem, habilidades de outras áreas (Ciências Sociais e Humanas, Ciências da Natureza e Ciências Exatas), até se constituir como o maior projeto transdisciplinar da segunda etapa do primeiro ciclo do Ensino Médio na Escola de Aplicação Feevale.

Anualmente, os estudantes da segunda etapa são convidados a conhecer parte da obra machadiana, especialmente seus contos, poemas e romances de estilo literário Realismo, que, pela forma objetiva de suas histórias, rompeu com a tradição idealista do Romantismo. Por meio do projeto Outros Olhares, os estudantes podem entrar em contato com temas universais da literatura, exercendo a capacidade crítica de interpretá-los e adaptá-los para a realidade. Nesses 18 anos, mais de 180 curtas já foram produzidos, tendo sempre como inspiração os contos e romances de Machado de Assis.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.