Feevale promove exposição Infâncias, Violências e Mídia no Século XXI | Universidade Feevale

Feevale promove exposição Infâncias, Violências e Mídia no Século XXI

16/10/2019 - Atualizado 17/10/2019 16h15min

Mostra aborda temas como alimentação e medicalização da infância, trabalho infantil e violência sexual contra crianças

Exposição


A exposição Infâncias, Violências & Mídia no Século XXI está disponível para visitação gratuita na Biblioteca Paulo Sérgio Gusmão (foto), Câmpus II da Universidade Feevale. A mostra, que é uma proposição do grupo de pesquisa Criança na Mídia: Núcleo de Estudos em Educação, Comunicação e Cultura, que reúne profissionais, estudantes e pesquisadores de diferentes áreas para pensar a relação entre mídia e infância, pretende dialogar sobre o lugar social das crianças na contemporaneidade. A exposição estará aberta até o final deste mês, no térreo da Biblioteca.

Os visitantes poderão conferir itens relacionados às crianças, como manequins, vídeos e objetos de trabalho, além de fotografias, em que a linha em comum entre todos os temas são notícias que foram veiculadas na mídia sobre o assunto. Entre os tópicos abordados estão o casamento infantil, a situação de crianças imigrantes, aspectos relacionados à alimentação e medicalização da infância, ao trabalho infantil e violência sexual contra crianças.

Exposição

De acordo com a líder do grupo de pesquisa, Saraí Schmidt, a proposta é buscar diferentes públicos por meio da integração com as atividades de pesquisa, ensino e extensão. “A ideia é criar uma aproximação do público com as realidades apresentadas, possibilitando, assim, uma reflexão sobre a importância da discussão de temáticas que envolvem o universo infantil contemporâneo e os diferentes tipos de opressões a que inúmeras crianças são expostas desde cedo, colocando em evidência as narrativas midiáticas construídas sobre essas infâncias”, explica.

As situações observadas para desenvolver a mostra remetem a experiências marcadas por diferentes tipos de violência e são uma iniciativa preparatória para debate na próxima edição do Criança na Mídia. Após tratar de temas como consumo, gênero e discriminação, o seminário de 2020 pretende tratar como assunto principal as violências contra crianças.

A exposição é uma atividade da disciplina Concepção de Infância e Produção Cultural para Crianças e Adolescentes, que faz parte do movimento Manifeste-se e conta com a parceria do projeto social Cidade Viva: Intervenção Urbana como Ato Comunicacional. A mostra conta com apoio de Lord Trajes, Estilista Flávio Soares e Salvatore Ferragens.

Confira as fotos:


Exposição Infâncias, Violências e Mídia no Século XXI

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.