Feevale premia dispositivo que auxilia na locomoção de crianças com paralisia cerebral | Universidade Feevale

Feevale premia dispositivo que auxilia na locomoção de crianças com paralisia cerebral

14/12/2020 - Atualizado 17h21min

Smart Walk levou o Prêmio Talentos Inovadores Feevale na 35ª Mostratec

legenda Vitor e Davi na apresentação

A Universidade Feevale, por meio da Diretoria de Inovação e do Instituto de Ciências Criativas e Tecnológicas (ICCT), coroou um projeto que visa transformar a vida e dar mais independência a crianças com paralisia cerebral. Idealizado pelos estudantes Davi Schneider e Vitor Daniel Duarte, do curso de Eletrotécnica da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, o dispositivo Smart Walk faturou o Prêmio Talentos Inovadores Feevale na 35ª Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec). Além dos alunos, o professor Luiz Fernando Galbarino foi agraciado na premiação.

Conforme os estudantes, a acessibilidade sempre foi uma das áreas de maior atenção durante o curso. A ideia de utilizar os seus conhecimentos para transformar a vida das pessoas surgiu durante uma visita a uma clínica de fisioterapia, na qual eles acompanharam a sessão com uma jovem com paralisia cerebral, acompanhada de sua responsável e da fisioterapeuta. “Após a conversa com a mãe dessa jovem, tivemos a noção real dos problemas e passamos a pensar no que poderia ser desenvolvido para sanar as dificuldades de locomoção dela”, pontua Davi. Ele destaca que, após a visita, passaram a estudar o mercado e viram que os produtos oferecidos não alcançam toda a população por conta dos seus preços, então criaram uma solução mais barata e eficaz.

Além da melhoria na qualidade de vida e da questão custo-benefício, o Smart Walk foi desenvolvido para dar maior independência para o paciente a longo prazo.

Ele analisa o momento exato da marcha humana, através de um sensor, e corrige a posição do pé por meio da eletroestimulação, possibilitando uma caminhada mais próxima do ideal. O circuito de eletroestimulação, que foi criado por nós, é o responsável por gerar pulsos elétricos aplicados à pele do indivíduo”, explica Vitor, que complementa que o aparelho é “posicionado no músculo da perna responsável por levantar o pé, com ajuste de parâmetros como corrente, largura de pulso e frequência, que são intrínsecos a cada pessoa”.

foto

A cerimônia de premiação da Mostratec foi realizada na noite da última sexta-feira, 11. Pela conquista do Prêmio Talentos Inovadores Feevale, Davi e Vitor vão dividir uma bolsa de estudos integral para um curso de ensino superior na Universidade Feevale, exceto para os cursos da área médica, e ganharam seis meses de incubação no Feevale Techpark, visando ao desenvolvimento de seu projeto durante a graduação. Além deles, o orientador recebeu uma bolsa de 50% em curso de pós-graduação lato sensu ou stricto sensu na Instituição.

Para os alunos, o feito representa a realização de um sonho, pelo fato de a Feevale ser uma das instituições mais inovadoras e o prêmio cedido por ela ser um dos mais desejados da Mostratec. “Quando anunciado, a nossa ficha demorou para cair, ficamos sem acreditar; isso nos mostra que estamos no caminho certo, de fazer nosso propósito mudar a vida das pessoas ao redor. O que me deixa feliz ao receber esse prêmio é, sem dúvidas, a motivação de dar continuidade a esse projeto e seguir agregando valor para essas crianças”, enfatiza Vitor.

É um sentimento é indescritível ganhar esse prêmio. Só temos a agradecer à Feevale por acreditar em nós, em nosso projeto e nos conceder essa oportunidade. Acredito que o grande vencedor é o público-alvo, as crianças, que tanto merecem nossa atenção e visibilidade para, juntos, quebrarmos barreiras”, finaliza Davi.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.