Feevale oferece atendimento odontológico em duas unidades de saúde de Novo Hamburgo | Universidade Feevale

Feevale oferece atendimento odontológico em duas unidades de saúde de Novo Hamburgo

22/07/2021 - Atualizado 16h32min

Entrega oficial das clínicas à comunidade aconteceu na manhã desta quinta-feira, 22

Foto

Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Novo Hamburgo passam a usufruir de um novo serviço em saúde, oferecido pela Universidade Feevale, por meio do curso de Odontologia . A partir de uma parceria firmada entre a Instituição e a Prefeitura, foram instaladas clínicas odontológicas nas Unidades de Saúde da Família (USFs) Operário e Kraemer. Estes novos espaços foram entregues à comunidade, oficialmente, nesta quinta-feira, 22, durante visita do reitor Cleber Prodanov, do presidente da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), Marcelo Clark Alves, e da prefeita Fátima Daudt.

Também estiveram visitando o espaço Naasom Luciano, secretário de Saúde do município; a coordenadora da UFS Elisa Chaves Bettio; Caren Mello Guimarães, diretora do Instituto de Ciências da Saúde da Feevale; Roberto Sarquis Berte, superintendente executivo da Instituição; o professor Cesar Augusto Teixeira; Andressa Terra, gerente de operações da Universidade; e Maicon Vicente Busato, coordenador de Obras e Manutenção da Feevale.

foto

O reitor Cleber Prodanov enfatizou a importância da parceria com o poder público municipal, que já acontece em outras áreas e em cursos da saúde, e agora, também, na Odontologia. Segundo ele, a instalação das clínicas extramuros possibilita a qualificação e a ampliação do trabalho docente e acadêmico já realizado pela Feevale nas clínicas odontológicas localizadas no Câmpus II da Instituição, a partir da vivência que os alunos terão com a sua atuação nos ambientes do SUS e com o seu estágio nas unidades de Saúde.

“Estamos trazendo para essas unidades estrutura física e recursos humanos. É extremamente importante a nossa inserção nas comunidades, proporcionando, ao mesmo tempo, a qualificação da formação profissional dos estudantes e um atendimento completo aos cidadãos, levando a eles o que temos de melhor, que é o conhecimento em prol da saúde bucal e, de modo geral, da saúde da população”, destacou Prodanov, acrescentando que os atendimentos serão realizados pelos acadêmicos com acompanhamento 100% docente durante as consultas e procedimentos. “O foco da nossa administração é o bem-estar da comunidade, por isso, agradecemos a parceria da Feevale, que beneficia justamente quem precisa, que é a população”, disse a prefeita Fátima Daudt durante a visita, destacando o trabalho da Prefeitura em proporcionar um ambiente adequado a profissionais e pacientes nas unidades de saúde, a exemplo da USF Kraemer, inaugurada há pouco mais de dois anos.

Para o presidente da Aspeur, Marcelo Clark Alves, a Universidade Feevale está dando sequência ao seu trabalho, oferecendo, mesmo em um período pandêmico, infraestrutura de alta qualidade, tanto aos alunos quanto à comunidade. “Essa é uma das nossas marcas e a entrega dessas clínicas é mais um passo que estamos dando para oferecer aos alunos, docentes e comunidade em geral um espaço de excelência como este, dentro SUS, que é muito importante”, enfatiza.

Ampliação da oferta de serviços

Ao todo, a Universidade Feevale está entregando à Prefeitura de Novo Hamburgo cinco novos equipos, sendo três na USF da Vila Kraemer e dois na USF Operário, que contam com modernos equipos, que permitem aos acadêmicos a realização de atendimentos de baixa complexidade, como exames clínicos, tratamentos para doença periodontal, restaurações, cirurgias simples e atendimentos odontopediátricos. Para procedimentos clínicos de alta complexidade, os pacientes serão encaminhados para as clínicas de Odontologia na Feevale, para avaliações para a colocação de próteses, endodontia, cirurgias complexas, biópsias, ortodontia e implantodontia.

Os atendimentos à comunidade já vêm acontecendo e beneficiando famílias atendidas por estas unidades. É o caso de Camila Duarte de Oliveira, que levou, há cerca de 20 dias, o filho Artur Felipe Duarte Siqueira, de apenas sete meses, para o seu primeiro atendimento odontológico na unidade da Vila Kremer. Conforme a mãe, o menino realizou o teste da linguinha. “Felizmente, agora contamos com esse atendimento aqui na unidade perto de casa, o que é muito bom. Meu menino precisou fazer um corte na língua e o atendimento dos alunos e professores foi excelente”, conta ela, que a partir de agora marcará novas consultas para a família.

Com as novas clínicas extramuros, a Feevale também aumenta a sua oferta de serviços, com atividades de ensino, pesquisa e extensão. Com suporte docente, os acadêmicos do quinto semestre em diante atenderão a comunidade, tendo como foco a atenção básica da saúde bucal. Isso possibilitará aos estudantes a qualificação da sua formação como cirurgiões dentistas, com habilidades para a atenção integral em saúde, por meio de ações interdisciplinares típicas de unidades de saúde. Nesses novos espaços, também serão executadas práticas interdisciplinares, a partir da concepção integral em saúde e saúde coletiva, levando em consideração os contextos sociais e a transformação das características epidemiológicas da população, com abordagem humanizada.

Além disso, outros serviços serão colocados em prática, como o Programa Saúde nas Escolas (PSE), que prevê a realização de atividades educativas em escolas próximas às unidades de saúde. Os estudantes de Odontologia orientarão os alunos da rede pública sobre cuidados pessoais e higiene bucal e farão o acompanhamento de avaliações de saúde bucal. Os acadêmicos também deverão estudar e explorar a realidade dos territórios em que estão inseridos, junto com os agentes de saúde das USFs, com o objetivo de facilitar a contribuição e o planejamento de ações voltadas às necessidades da população. Além disso, realizarão visitas domiciliares, com o acompanhamento de profissionais da equipe de saúde das unidades, e participarão de grupos, fortalecendo a prática multiprofissional e promovendo atividades focadas em saúde bucal.

foto

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.